Tele-trabalho: as vantagens e desafios da nova realidade

Apesar de não ser recente, ainda muitas empresas e trabalhadores estão a adaptar-se às vantagens e desafios da nova realidade do tele-trabalho.

Atualmente, estamos todos expostos a esta forma de trabalho. Um trabalho feito à distância, podendo ser feito a partir de casa e de qualquer lugar.

Quer trabalhe a partir de casa ou num espaço de trabalho conjunto, o email, live-chat, redes sociais, ou seja, a exposição tecnológica, tudo isto aproxima os trabalhadores a formas de trabalho remoto.

Apesar de ser algo já conhecido, só agora, e por força da atual situação que Portugal enfrenta com a Covid-19, é que se tornou numa das opções mais viáveis para grande parte das empresas.

Inesperadamente, assim que implementado o tele-trabalho, as vantagens e as razões pela qual esta forma de trabalho é valorizada não tardaram a sugir.

Razões pelo qual o tele-trabalho é valorizado:

  1. Liberdade e flexibilidade de horários
  2. O fim das deslocações desnecessárias, o que permite otimizar o seu tempo
  3. Aumenta a produtividade

Enquanto que num escritório está a ser controlado por um horário laboral, quando se trabalha a partir de casa este adquire uma nova compreensão. Uma quase inexistência de limites de quando o trabalho começa e quando termina.

Todavia, esta recente realidade exige mudanças comportamentais, tanto para empregadores como trabalhadores, a fim do trabalho remoto ser bem-sucedido.

Vantagens do tele-trabalho:

  1. Diminuição do stress
  2. Aumento do bem-estar
  3. Maior disponibilidade para a família
  4. Possibilidade de trabalhar sem interrupções
  5. Pode controlar o ritmo do trabalho
  6. Fica com mais tempo livre

Ainda assim, como tudo na vida, o trabalho remoto também tem as suas desvantagens, ou neste caso, desafios, que tanto a organização como o colaborador devem superar para serem bem-sucedidos.

Desafios do tele-trabalho:

  1. Comunicação
  2. Oportunidades sociais
  3. Solidão e isolamento
  4. Imposição de limites
  5. Fusos horários
  6. Motivação
  7. Problemas técnicos

O principal desafio do trabalho remoto assenta na distância

O trabalho à distância tanto pode significar trabalhar de forma independente, todos os dias sozinho, como também estar sentado silenciosamente, entre estranhos em cafés e espaços de coworking (apesar de não ser recomendado neste especial período de quarentena).

Para evitar sentimentos de solidão deve:

Reaprender: tente estar a par sobre o que o rodeia, mas não se deixe expor a notícias que possam afetar a sua ansiedade e preocupação.

Manter o contacto com amigos e família: falar com pessoas de quem gosta e confia é uma das melhores formas de reduzir a sua ansiedade e de combater a solidão ou aborrecimento durante este período de isolamento.

Manter as suas rotinas e atividades habituais: levante-se à hora habitual, vista-se para o dia e faça as suas refeições a horas.

Fazer exercício: aposte em atividades física e numa alimentação equilibrada.

Aliado a estas dicas, conheça e coloque em prática os nossos conselhos para gerir de forma eficiente o seu tempo, para se manter organizado e alcançar um equilíbrio entre o seu ambiente profissional e pessoal.

 

Fonte: Teletrabalhoweb

Saiba Mais

 

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

10 Empresas a Recrutar em Portugal esta semana

Crie um CV profissional online

Siga-nos

Artigo anterior Guia Prático: aprenda a pedir o subsídio de desemprego sem sair de casa
Próximo artigo Governo: apoio aos recibos verdes é proporcional à quebra na faturação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar