Devido ao encerramento das escolas e a necessidade de evitar o contacto social, as empresas tiveram de se adaptar a esta nova realidade e implementar o trabalho remoto, pelo menos aquelas que permitem esta abordagem.

Muito rapidamente, e sem grande preparação, muitos trabalhadores tiveram de se adaptar a novas formas de executar as suas funções, de liderar equipas e manterem uma boa e clara comunicação entre todos.

Conheça neste artigo, alguns conselhos que o podem ajudar a encontro o equilíbrio saudável entre as suas horas de trabalho e as suas horas de mãe/pai.

1. Planeie o seu trabalho de forma holística

Se planeia trabalhar em casa e em simultâneo responder às necessidades da família – como ajudar nos estudos – à medida que forem surgindo, poderá estar a sobrecarregar-se.

É necessário reservar um tempo para poder planear a sua abordagem, como vai executar as suas tarefas para não comprometer o seu desempenho laboral, nem ter de trabalhar “24 horas por dia”, principalmente porque as exigências familiares retiram mais tempo do que se espera.

Quando estava no seu escritório, teve o privilégio de trabalhar sem ser constantemente interrompido. Em casa, deve questionar-se interiormente com estas questões:

  • Precisa de silêncio para se concentrar e consegue?
  • Quantas vezes vai precisar de realizar multi-tarefas enquanto trabalha?
  • Consegue prever os melhores horários para receber chamadas?

Tenha estas e outras questões em consideração para gerir o seu tempo da melhor forma possível e comunicar as suas prioridades de forma eficiente.

2. Determine expetativas com o seu chefe e colegas de equipa

Desde o início, evite colocar a fasquia demasiado elevada e irrealista, porque manter uma performance excelente ao mesmo tempo que cuida dos seus filhos não é uma imagem real.

Certifique-se de partilhar com o seu superior e equipa os obstáculos que vai precisar de gerir, para facilitar a comunicação e a gestão das tarefas diárias. Isto irá ajudar o seu superior a antecipar eventuais imprevistos ou problemas.

3. Prioridades e prazos alargados

O objetivo das próximas semanas é cumprir com sucesso todos os requisitos essenciais do seu trabalho, enquanto cuida da família, física e mentalmente.

Apesar da realização dos mínimos no trabalho não transmitir uma boa imagem, torna-se essencial comunicar com o seu superior para encontrar um equilíbrio sustentável para superar as próximas semanas.

Assegure-se que está a acompanhar a sua equipa e que obtém o feedback dos projetos em que está envolvido. O mesmo se aplica ao apoio dos colegas, seja ponderado sobre as suas prioridades, determine o que realmente precisa e trace prazos.

4. É preciso resistência

Gerir a sua resistência física é uma das coisas mais essenciais, principalmente nesta nova realidade. Não se esforce demasiado o estado físico e mental, porque mesmo que pense que está a adiantar trabalho, acabar por cometer erros e falhas que só se aperceber nos dias seguintes – o que significa que tem de corrigi-los ou pior, recomeçar tudo do zero.

Dormir bem, seguir uma alimentação saudável, manter-se hidratado e gerir o nível de stress tornam-se imperativos para um bom desempenho profissional e pessoal – uma vez que sentir-se bem consigo também é de extrema importância.

Suspenda todas as notificações

As pessoas que trabalham num computador distraem-se, em média, a cada 10,5 minutos com chamadas, notificações push, pausas para navegar nas redes sociais, etc. Em casa, estas distrações são ainda maiores. Deste modo, é importante ter disciplina se, caso seja necessário, desligue as notificações para garantir menos distrações.

5. Comunicar bem, comunicar melhor

Também vai ser necessário ter mais apoio em casa, em especial do seu parceiro(a), por isso não faça suposições sobre como vai equilibrar o cuidado das crianças com as tarefas domésticas.

Comunique com o seu parceiro(a) os seus pensamentos e preocupações com antecedência. Se esperar até ficar realmente stressado, é mais provável que se torne exigente ou culpe tudo e todos ao seu redor por não o ajudarem. É essencial que avalie cada uma das necessidades, desejos e expetativas com frequência.

 

Fonte: Teletrabalhoweb

 

Atualmente, o Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.