Guia Prático: aprenda a pedir o subsídio de desemprego sem sair de casa

Guia Prático: aprenda a pedir o subsídio de desempregoComo pedir o subsídio de desemprego sem sair de casa? Siga este guia prático que partilhamos consigo e aprenda a fazer o seu pedido online.

Com o intuito de evitar os serviços presenciais, é recomendado pelo Instituto do Emprego e Formação (IEFP) requerer o subsídio de desemprego via online.

Dessa forma, o IEFP criou um guia prático com todas as formas de requerer o subsídio de desemprego para quem se encontra sem trabalho, em tempos desta pandemia.

Declaração do Empregador

Em primeiro lugar deve pedir uma declaração ao empregador, disponibilizada pela Segurança Social. Em segundo lugar lugar o modelo RP5044 deve ser preenchido pelo empregador e posteriormente entregue ao trabalhador que fica desempregado.

Registo no IEFP Online

Com a sua declaração e os dados da Segurança Social em mãos, deve fazer o seu registo no IEFP Online, registando-se como candidato a emprego. Além dos dados pessoais, é necessário também preencher o curriculum online.

Pedir o subsídio de desemprego

Após a sua inscrição, deve fazer o requerimento do subsídio de desemprego através do IEFP Online, acedendo a um formulário disponível na gestão dos cidadãos do portal. Há um guia de apoio à submissão online de pedidos de subsídio de desemprego que  pode proporcionar-lhe mais informação.

Este guia prático também demonstra como pode entrar em contacto e pedir o seu subsídio de desemprego através de três formas diferentes:

Por email

Se estiver com dificuldade no site do IEFP, pode realizar o pedido de subsídio de desemprego enviado um email ao centro de emprego da área de residência. Os endereços de email de cada centro de emprego podem ser consultados aqui através de uma busca por região, município e freguesia.

Por telefone

Também tem a possibilidade de contactar o centro de emprego ao ligar para o centro de emprego da área de residência. Os contactos telefónicos de cada centro de emprego podem ser consultados aqui através de uma busca por região, município e freguesia.

Por atendimento presencial

Atualmente, o IEFP desaconselha o atendimento presencial devido à situação atual que se vive com a Covid-19. No entanto garante que todos os centros de emprego se encontram abertos.

Deste modo, quem pretende fazer uma marcação presencial pode dirigir-se ao centro de emprego da zona de residência, contudo o ideal é fazer um agendamento online, efetuado no Portal Siga ou no IEFP Online.

Posteriormente, é informado do dia, hora e local para a comparência no centro de emprego, recebendo ainda um email ou SMS com o comprovativo da marcação e um código que terá de utilizar no dia do atendimento.

 

Fonte: TFS Rádio de Notícias

 

Saiba Mais

A linha do IEFP 300 010 001 permite esclarecer dúvidas sobre o subsídio de desemprego. Está operacional de segunda a sexta-feira entre as 08h às 20h.

Além disso, existem novas regas em relação aos subsídios de desemprego com o propósito de fazer frente à pandemia da Covid-19. Conheça as novas regras sobre os subsídios de desemprego.

Além disso, a forma como os inscritos no IEFP agiam também foi alvo de mudanças da atual situação. Fique a par das obrigações suspensas e outras medidas implementadas.

Está de momento à procura de emprego? Então aproveite o momento para conhecer as diversas oportunidades de carreira no nosso portal.

Atualmente, o Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa, portanto faço uso desta nova funcionalidade e conheça todas as ofertas disponíveis nessa categoria.

Além disso, pode conhecer os diversos recursos disponíveis no Alerta Emprego que têm o intuito de ajudar na escrita do seu currículo através deste modelo, ou até mesmo na sua carta de apresentação. Tenha acesso a todos os recursos disponíveis.

10 empresas a recrutar esta semana em Portugal

Crie um CV profissional online

Siga-nos

Artigo anterior Dicas de Currículo: situações que deve ter em atenção
Próximo artigo Tele-trabalho: as vantagens e desafios da nova realidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar