Dicas de Currículo: situações que deve ter em atenção

Dicas de Currículo: situações que deve ter em atençãoAs situações que deve ter em especial atenção presentes neste artigo são, entre outras, os empregos temporários e lacunas no seu currículo.

Deve colocar os trabalhos temporários no seu currículo? O que deve fazer quando existem longos períodos de tempo entre cargos?

Anteriormente abordámos a sua apresentação, a formatação do seu cv, como deve apresentar a sua experiênciaestruturar a sua educação e formação e como compor as suas competências, conquistas e interesses.

Neste artigo chegámos ao último passo para um guia completo de dicas para o seu currículo: as situações que deve ter em atenção.

1. Deixe de fora os trabalhos temporários

Se exerceu um emprego temporário por apenas alguns meses, considere eliminá-lo do seu currículo. Deixar esta categoria de empregos de fora não deve prejudicá-lo, desde que seja honesto sobre a sua experiência profissional se questionado durante uma entrevista.

2. Lide com as lacunas

Se tem alguns períodos de tempo, de duração de meses, no seu histórico profissional, não liste as datas de início e conclusão para cada cargo. Opte antes por utilizar anos (2018-2020), ou apenas o número de anos ou meses que exerceu em cada cargo.

3. Explique os saltos de emprego para emprego

Se saltou de emprego em emprego frequentemente, inclua a razão pela qual saiu em cada posição listada. Escreva uma frase sucinta como “empresa fechou”“lay-off por diminuição do tamanho da empresa” ou “realocada para nova cidade”.

Dessa forma, ao abordar a situação, está proativamente a demonstrar o motivo por ter saltado de emprego, o que a torna menos problemática.

4. Explique as longas pausas entre cargos

Está a voltar ao ambiente de trabalho após uma longa pausa/longo descanso? Então, esta é a oportunidade ideal para o mencionar no topo do seu currículo, descrevendo as suas melhores competências e realizações.

Depois, não tenha receio de incluir na sua cronologia trabalhos de part-time ou voluntariado. Aprenda também como incluir experiência não profissional no seu currículo.

5. Não tente iludir ou enganar os recrutadores

Não tenha ideias de mascarar as lacunas no seu currículo. Exemplificando, se deixou o emprego para cuidar da sua família, não liste essa experiência de vida no currículo. Apesar de ser um trabalho intenso como muitos por aí fora, muitos recrutadores não vão levar esta secção do seu currículo a sério se o fizer.

 

Fonte: The Muse

 

Saiba Mais

Agora que conhece estas dicas relacionadas com as situações que deve ter em atenção, que tal aplicá-las ao seu currículo? Se está com dificuldades em compor o seu currículo, pode conhecer o nosso modelo de cv – descarregue-o de forma grátis e rápida.

Além disso, o Alerta Emprego possui diversos recursos que têm o intuito de o ajudar a conseguir as melhores oportunidades! Conheça todos os recursos disponíveis aqui.

Está à procura de emprego? Então tenha acesso a todas as oportunidades profissionais disponíveis no Portal Alerta Emprego.

Atualmente, o Alerta Emprego também lhe permite pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

 

8 Dicas para organizar a sua procura de emprego de forma eficiente

Siga-nos

Artigo anterior Lay-off à parte, conhece outras medidas de que pode beneficiar?
Próximo artigo Guia Prático: aprenda a pedir o subsídio de desemprego sem sair de casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar