Colocando o lay-off de parte, enquanto empresa, conhece ou está a recorrer a outras medidas do Governo de que pode beneficiar? Saiba tudo neste artigo.
Inesperadamente, a maioria das empresas recorreu ao lay-off simplificado para enfrentar a pandemia da Covid-19.
No entanto, no que diz respeito às restantes medidas apresentadas pelo Executivo, desde as moratórias dos créditos ao acesso a linhas de crédito, apenas uma percentagem reduzida das empresas é que já beneficiou.
De acordo com um inquérito realizado pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Banco de Portugal:
“Uma percentagem significativa de empresas já recorreu ao layoff simplificado. Relativamente a outras medidas de apoio público recentemente implementadas, apenas uma percentagem muito pequena das empresas já beneficiou destas medidas mas existe uma percentagem mais elevada que pretende beneficiar”
E mais: “uma parcela significativa das empresas não prevê recorrer a cada uma das medidas consideradas individualmente (excluindo o layoff simplificado)”, como mostra o gráfico acima.
Ainda assim, mais de metade das empresas (54%) já beneficia ou pretende beneficiar da suspensão do pagamento de obrigações fiscais e contributivas.
Aproveite e fique a saber como a Segurança Social está a atuar perante a nova realidade através de simuladores de salários em lay-off simplificado, e as medidas aprovadas pelo Governo desde o início da pandemia do CIVD-19.
Fonte: Notícias ao Minuto
Saiba Mais
Está com processos de recrutamento em aberto? Sente dificuldades em determinados processos?
Então conheça todas as nossas soluções para o auxiliar no recrutamento.
Além disso, tem a possibilidade de anunciar gratuitamente no Alerta Emprego e atualmente temos uma opção que permite indicar aos candidatos que a função permite o tele-trabalho.