Dicas de Currículo: competências, conquistas e interessesUm dos pontos mais importantes do seu currículo são as competências, conquistas e interesses que devem ser adaptados aos requisitos pretendidos pela empresa. Deste modo, apresentamos algumas dicas que o vão orientar nesta tarefa.

Como deve listar as suas competências – quais as que ficam dentro e fora do currículo? Serão todos os seus interesses adequados? Como deve estruturar este género de informação.

Anteriormente abordámos a sua apresentação, a formatação do seu cv, como deve apresentar a sua experiência e estruturar a sua educação e formação.

Neste artigo chegámos ao próximo passo: as suas competências, conquistas interesses.

1. Liste as suas competências

Adicione uma secção que apresente todas as suas competências mais relevantes para a posição a que se está a candidatar, incluindo certificados relacionados com a indústria em que se insere. Apenas recorde-se de deixar de parte competências comuns a todos, como a utilização do email, do Word.

2. Divida as suas competências

Se possui diversas competências relacionadas com o cargo – linguísticas, técnicas e/ou de liderança – tente repartir em duas ou mais secções.

Exemplificando: “Competências Linguísticas”“Competências Técnicas”, e depois detalhe a sua experiência em cada secção.

3. Mostre alguma personalidade

Sinta-se à vontade para incluir uma secção de interesses no seu currículo, mas apenas adicione os mais relevantes para a posição. Portanto, se é um guitarrista e está com interesse numa empresa de música? Deve incluir. Mas incluir o seu passatempo de criar pinturas quando se está a candidatar a um cargo de IT numa empresa de Saúde? Nem pense no assunto.

4. Atenção a interesses que possam ser controversos

Talvez tenha ajudado a angariar dinheiro para a igreja da sua região. Ou talvez seja uma pessoa que gosta angariar votos durante campanhas políticas.

Sim, estas experiências mostram a sua ética profissional – mas também podem ser discriminadas por alguém que discorde dessa causa.

5. Estruture a informação

Inclua prémios que possa ter recebido, mesmo que sejam específicos de determinada empresa. Apenas indique de que forma os recebeu: “Ganhou o Prémio de Ouro por aumentar as vendas da empresa por três trimestres consecutivos”.

O importante aqui é demonstrar porque foi merecedor de tal distinção.

 

Fonte: The Muse

 

Que tal aplicar estas dicas ao seu currículo (pode usar o nosso modelo de CV gratuito) e candidatar-se às ofertas de emprego?