Trabalha a partir de casa? Organizar a sua vida pessoal e profissional é difícil para todos, especialmente quando somos forçados a fazê-lo repentinamente, devido à situação que se está a viver com o coronavírus.

Com a maioria dos trabalhadores a exercer as suas funções a partir de casa, novos desafios vão surgindo, principalmente a procura por um equilíbrio entre as obrigações da sua vida pessoal e profissional, que agora partilham o mesmo telhado.

Observação: A forma como todos nós nos organizamos é diferente de indivíduo para indivíduo, por isso criar uma estratégia para todos definitivamente não vai funcionar. Deste modo, abordamos neste artigo a base essencial para suportar a sua abordagem, ou seja, utilize estes conselhos para criar a sua própria organização pessoal-profissional.

1. Organize o seu tempo

O tempo é um bem precioso. Aproveitar ao máximo o seu tempo é uma prioridade, já que não tem de gastar horas nos transportes públicos, certifique-se que realmente está a poupar esse tempo e não a desperdiçá-lo noutras distrações.

É essencial manter o controlo sobre o seu tempo, já que os prazos são para cumprir, quer esteja a trabalhar no escritório ou em casa.

2. Definir expetativas

Uma gestão eficaz do tempo dedicado ao teletrabalho começa com a criação de algumas regras – tanto para si como para a sua família. Uma destas regras deve ser a imposição de um horário laboral com antecedência. Isto vai impedir que trabalhe horas a mais ou a menos, qualquer que seja a sua tendência. Estas regras vão trazer um melhor equilíbrio entre a sua família e o seu trabalho porque todos já sabem o que esperar.

3. Minimizar as distrações

Independentemente do quão bom é a seguir as suas regras, haverão sempre distrações enquanto trabalha a partir de casa. Estas serão diferentes daquelas com que se debate no escritório, no entanto é essencial aprender a controlá-las.

Vai ter de melhorar a forma como lida com estas distrações para não prejudicar o seu foco e desempenho.

4. Crie um calendário para se orientar

Calendarizar as suas funções, projetos e eventos semanalmente vai ajudá-lo não só a priorizar tarefas e a aproveitar o seu tempo de forma mais eficiente, como também vai ajudar a família a orientar-se à volta do seu horário laboral.

Esta sintonia entre a sua vida pessoal e profissional vai diminuir o stress em tentar arranjar tempo para isto e aquilo e vai sentir-se muito mais leve com o apoio da sua família.

5. Espaços de trabalho

Dedicar uma parte da casa apenas para desempenhar as suas funções laborais vai ajudar a delimitar o espaço físico para o ambiente de trabalho e para o ambiente familiar – uma vez que misturar estes dois ambientes não ajuda ninguém.

O essencial é não utilizar esse espaço com qualquer outro objetivo se não para trabalhar apenas – manter a distância entre o ambiente de trabalho e familiar começa por separar os espaços físicos respetivos.

6. Espaços familiares

Ter um espaço apenas dedicado para exercer as tarefas é muito mais fácil quando tem as restantes divisões da sua casa bem organizadas. Crie um espaço onde mantém tudo o que está relacionado com a sua família, sejam papéis da escola, correspondência que tenha recebido, etc num local designado e diferente do seu espaço de trabalho.

O objetivo principal é separar os seus dois ambientes, para poder aproveitar ao máximo o tempo que está com a sua família e alcançar o melhor desempenho profissional quando está a trabalhar.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Atualmente, o Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.