Procura de Emprego comportamentos a evitarA procura de emprego pode ser um grande desafio! Portanto, é essencial conhecer os comportamentos a evitar se pretende ser contratado. Saiba tudo aqui.

Este processo pode ser desafiante até para os profissionais mais bem-qualificados. Por isso, não há necessidade complicar ainda mais por fazer ou falar o que não deve durante a sua procura de emprego ou entrevista.

Conheça esta lista que apresenta determinados comportamentos a evitar na procura de emprego se pretende ser contratado. Estas dicas podem parecer simples, mas ficaria surpreso pela quantidade de candidatos que erram sem nunca pensar muito no assunto. Depois, questionam-se porque não foram chamados para uma entrevista ou porque não ficaram com o cargo.

1. Erros ortográficos e gramaticais

Será que um erro desta categoria deveria tirá-lo da competição? Não, mas a verdade é que em algumas situações pode. Os recrutadores geralmente recebem centenas de currículos para cada posição que listam. A perfeição conta. Dedique uns minutos a mais a certificar-se que leu e releu tudo até ao mais ínfimo pormenor.

2. Limitar a sua procura de emprego

Não restrinja a sua procura de emprego ao candidatar-se apenas a posições que vão diretamente ao encontro dos seus critérios. Em vez disso, tenha a mente a aberta ao analisar os anúncios para aumentar as suas candidaturas e hipóteses em conseguir uma entrevista de emprego. Quanto mais flexível for, mais opções terá ao seu dispor.

3. Expandir a sua procura de emprego

Parece contraditório, não parece? Não deve limitar a sua procura de emprego, mas também não há necessidade em perder tempo a candidatar-se a empregos para os quais não está qualificado.

4. Focar-se apenas na procura online

Não publique o seu currículo no Alerta Emprego ou no LinkedIn e espere que a sua caixa de correio comece a encher com propostas de emprego. Ou que o seu telemóvel comece a tocar sem parar.

Enquanto candidato, deve ser proativo durante o processo e utilizar todos os recursos disponíveis, online e offline.

5. Contradizer-se

Se está a ser entrevistado por diversas pessoas, assegure-se que mantém a mesma história durante todo o processo. Dizer uma coisa a um recrutador e depois outra a outro recrutador é uma boa maneira de não ficar com a vaga.

Além disso, certifique-se que a experiência profissional que discute com os recrutadores vai ao encontro do que está no currículo. Reveja uma, duas, três vezes, ou as necessárias, o conteúdo presente no seu currículo.

6. Insultar o seu antigo patrão

Mesmo que o seu antigo emprego tenha sido horrível e o seu patrão um autêntico idiota, jamais o mencione. Falar mal do seu antigo empregador nunca traz nada de bom. Como é que o seu futuro patrão sabe que não vai acabar por fazer o mesmo com ele?

7. Menosprezar a situação

Não seja preguiçoso. Os candidatos desleixados, despenteados e mal vestidos não vão conseguir impressionar ninguém nem ficar com a vaga. Mesmo que não tenha que vestir-se formalmente para a entrevista, não apareça de qualquer forma. Esteja sempre apresentável a fim de deixar uma boa impressão.

8. Exagerar a situação

Claro que estar apresentável não significa aparecer com um fato de 300€ . Ou com um banho de perfume ou água de colónia em que todos se apercebem da sua chegada ainda antes de chegar à sala de reuniões.

9. Mostrar o seu desespero

Está quase a terminar o seu subsídio de desemprego? Precisa mesmo de conseguir passar à próxima fase e ficar com o cargo? É compreensível, mas não o demonstre. Vai preferir que o recrutador acredite que você é uma boa oportunidade para empresa e não porque tem que pagar a prestação da casa e do carro.

10. Desistir

Independentemente da situação atual do mercado, a procura de emprego não tem nada de simples, e nem sempre é fácil permanecer positivo e focado. Quando já enviou centenas de currículos sem qualquer resposta de volta, pode ser difícil continuar a olhar em frente.

Ainda assim, é importante continuar conectado e utilizar todas as ferramentas de procura de emprego que tem à sua disposição. E especialmente, manter uma perspetiva positiva.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais

Isto pode ser um desafio. Mas agora que tem conhecimento dos comportamentos a evitar na procura de emprego, está preparado para dar o seu todo neste desafio.

Com a atual situação que Portugal está a enfrentar, o desafio tornou-se ainda mais difícil, mas jamais deve desistir. Saiba como lidar e continuar a sua procura de emprego em tempos de pandemia.

No entanto, esta crise influenciou o crescimento do tele-trabalho (trabalho remoto). Se está interessado em trabalhar a partir do conforto da sua casa, saiba como se preparar para ir ao encontro deste género de oportunidades.

Além disso, o Alerta Emprego atualmente permite pesquisar ofertas de emprego em regime de tele-trabalho. Faça uso desta nova ferramenta e procure a sua oportunidade ideal.