Tele-trabalho: as dicas que vão facilitar o seu dia-a-dia

Está a trabalhar a partir de casa? Conheça as nossas dicas que vão facilitar o seu dia-a-dia de tele-trabalho para obter um desempenho mais produtivo.

O tele-trabalho tem crescido a olhos visto com a situação atual que se vive – a pandemia da Covid-19. E com isto também a procura por uma adaptação mais eficaz a esta nova realidade.

tele-trabalho dicas do dia-a-dia

Sabendo que a adaptação a algo novo leva o seu tempo, partilhamos consigo algumas dicas com o propósito de ajudar a facilitar o seu dia-a-dia e em simultâneo manter um desempenho produtivo.

1. Crie um espaço de trabalho

A sua primeira tarefa é designar um espaço onde executará as suas tarefas laborais. Nada de família. Nada de amigos nem de distrações.

Invista verdadeiramente neste espaço de modo a torná-lo confortável. Uma secretária e uma cadeira é muito melhor do que estar no sofá com o portátil ao colo.

Além disso, é essencial ter um espaço com um fundo apropriado para vídeochamadas e vídeoconferências.

2. Organize o seu trabalho

Tenha o seu portátil, o seu caderno, a sua caneta, e qualquer material que precisa para executar as suas funções pronto e organizado.

Se viver numa casa barulhenta, talvez incluir uns fones junto do seu material de trabalho seja uma boa ideia.

Se tiver filhos, tente definir quem fica encarregue das crianças para que não seja interrompido durante o seu horário laboral.

3. Domine a tecnologia

Aprenda a utilizar as melhores ferramentas de tecnologia para trabalhar a partir de casa. Tal como Google Hangouts para vídeochamadas entre colegas, o Slack ou outras plataformas semelhantes.

Também pode utilizar ferramentas de gestão de projetos para alcançar objetivos em equipa e ajudar a organizar as suas tarefas.

4. Fortaleça a comunicação

O sucesso do tele-trabalho assenta na priorização da comunicação. A sua equipa e o seu superior precisam de saber que está disponível e que está a levar o seu trabalho a sério.

Portanto, fale com os seus colegas por vídeochamadas e faça disso rotina em vez de enviar emails, que podem acabar no spam sem ninguém se aperceber.

Participe também em vídeochamadas fora do horário laboral a fim de manter um espírito animado e evitar o sentimento de isolamento.

5. Bloqueie as distrações

O grande desafio numa rotina de tele-trabalho são as pessoas em sua casa e as que estão presentes na sua vida.

Portanto, bloqueie as distrações que essas pessoas podem significar ao acordar algumas regras básicas. Algumas pessoas podem tentar entrar em contacto consigo no seu horário laboral a pensar que tem tempo livre, e não é esse o caso.

Assim sendo, está nas suas mãos o que deve deixar de lado e no que deve focar a sua atenção.

6. Organize um calendário

Não se esqueça que está a receber um salário enquanto está a trabalhar a partir de casa, por isso comprometa-se com as suas funções.

Não tome este tempo como garantido e evite tarefas domésticas e compromissos pessoais durante o seu horário laboral, exceto durante pausas.

Calendarizar as suas funções, projetos e eventos semanalmente vai ajudá-lo não só a priorizar tarefas e a aproveitar o seu tempo de forma mais eficiente, como também vai ajudar a família a orientar-se à volta do seu horário laboral.

7. Melhore a produtividade

Trabalhar em secções de 25 minutos, também conhecido como a Técnica de Pomodoro, e depois tirar uma pausa de 5 minutos onde caminha e apanha ar fresco pode ajudá-lo a sentir-se revigorado e evitar sentimentos de sobrecarga – se vive num apartamento e não pode sair devido à situação atual tente ir à janela. Inspire fundo e expire.

Se ajudar a focar-se mais no trabalho, também pode colocar música de fundo para criar uma zona de concentração.

Quando é produtivo e feliz consegue apreciar os benefícios de trabalhar a partir de casa, portanto coloque as nossas dicas de tele-trabalho em prática no seu dia-a-dia.

 

Fonte: The Economics Times

 

Saiba Mais

Agora que conhece as nossas dicas para facilitar o seu dia-a-dia, aproveite para compreender as leis, direitos e regras do tele-trabalho.

De modo a manter a sua produtividade em alto desempenho, é essencial estabelecer algumas regras. Aprenda a manter o equilíbrio entre o ambiente profissional e pessoal quando é uma mãe ou um pai trabalhador.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

10 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Siga-nos

Artigo anterior Está de regresso ao trabalho? Conheça as recomendações da ACT
Próximo artigo Teleperformance Portugal: uma década a ser um Great Place to Work

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar