A pandemia do COVID-19 veio obrigar as empresas e os trabalhadores a adaptarem-se a uma nova realidade: o teletrabalho.

Apesar de nem todas as empresas e setores poderem implementar esta realidade, não implica que a mesma não traga desafios que o trabalhador deve ultrapassar com sucesso, para manter um bom desempenho e produtividade.

Fique a par destes conselhos e coloque-os em prática para garantir a eficiência e produtividade das suas tarefas.

1. Cuide da sua saúde mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) relembra que, durante épocas de crise – como a que Portugal e o mundo estão a viver – é completamente normal ter sentimentos de tristeza, ansiedade, confusão e ira.

Para evitar ser consumido por estes sentimentos, é aconselhado a partilhar os seus pensamentos e sentimentos com algum amigo, familiar, alguém em quem pode confiar, seja por telemóvel videochamada, ou pessoalmente – mantendo sempre a distância social, caso seja necessário.

2. Determine o seu espaço de trabalho

Quando elege um espaço da sua casa só para o trabalho, e evita os espaços de lazer, recebe uma carga de motivação para trabalhar sempre que está nesse espaço.

Isto permite que o seu pensamento profissional não se intrometa na sua vida pessoal, em particular quando está a descansar e/ou passar tempo em família.

3. Evite distrações com companhia em casa

Em caso de estar mais do que um trabalhador em teletrabalho na mesma casa, torna-se essencial assegurar a concentração e respeito pelo espaço de cada um, definindo expetativas relativamente à disponibilidade durante o período laboral e principalmente no caso de terem filhos em casa que precisem de atenção e cuidado.

É importante definir um “sinal” que indique se pode ou não ser interrompido num determinado momento, por exemplo ter um objeto na maçaneta da porta, estar a utilizar os fones ou quando muda de divisão da casa para atender chamadas ou realizar reuniões virtuais.

4. Defina horários

Em regime de teletrabalho é muito fácil interromper o trabalho por apenas “5 minutos”, reduzindo a produtividade do trabalho. Este comportamento comum torna crucial a imposição de um horário de trabalho restrito, onde não deve recorrer a outras atividades e distrações durante esse período.

5. Crie uma lista de tarefas para se manter motivado

Uma simples lista de tarefas vai ajudá-lo a manter-se muito mais organizado, motivado e produtivo enquanto trabalho em casa.

Quando estiver a escrever a sua lista, pense em grande objetivos de longo prazo – como concluir um projeto – e de curto prazo – como concluir as pequenas tarefas que o levam ao grande objetivo.

6. Estabeleça prazos

O trabalho remoto exige prazos tão rigorosos quanto os estipulados no escritório. Afinal o trabalho com que nos comprometemos tem de aparecer feito.

É importante fazer intervalos para um descanso físico, mental e emocional. No entanto, não se esqueça de incluir na sua agenda atividades que não estão relacionadas com o trabalho.

Depois de definidas as tarefas do dia, pode partilhar o mesmo com os seus colegas de equipa.

7. Aposte no exercício físico

Estabeleça um plano de exercícios em casa, sem sacrificar a maior parte dos benefícios e mantendo o isolamento social. Há diversos vídeos online, aplicações de exercícios gratuitas e personal trainers que usam as redes sociais para promover a atividade física.

 

Fonte: Teletrabalhoweb

 

Atualmente, o Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.