Tele-trabalho: as cinco distrações a evitar no seu dia-a-dia

Em época de tele-trabalho, é essencial evitar as distrações. Mas será que o está a fazer corretamente? Conheça estes exemplos e como os evitar.

Todos nós precisamos de evitar determinadas distrações no local de trabalho. E alguns de nós somos melhores a fazê-lo do que outros. Contudo, os tele-trabalhadores é que ficam com a, injusta, reputação de se distraírem facilmente.

Isto depende muito da capacidade do trabalhador em evitar as distrações, e não necessariamente do ambiente em que trabalha. Dito isto, é ainda mais importante evitar determinas interrupções quando trabalha a partir de casa.

Tele-trabalho evitar distrações

Sendo assim, como pode lidar com essas distrações? Isso vai depender do que realmente está a interromper o seu fluxo de trabalho. Mas conheça neste artigo algumas dicas que o ajudarão a evitar estas típicas distrações.

1. Amigos e Família

Não parece de bom tom apelidar os amigos e família como distrações, mas se eles não compreendem que quando está a trabalhar de casa” significa que está a trabalhar, então isso torna-os numa distração.

É importante estabelecer algumas regras básicas de modo a todos respeitarem o seu ambiente de trabalho, tal como fariam caso estivesse no escritório da empresa.

2. Tarefas domésticas

Esta é particularmente exclusiva a tele-trabalhadores. Num ambiente de escritório, é improvável que tente lavar a roupa entre reuniões, ainda que alguns trabalhadores possam fazer chamadas pessoais ou algo semelhante.

Da mesma forma, até pode conseguir realizar algum trabalho doméstico durante o horário laboral, mas jamais deve deixá-lo dominar o seu tempo. E a melhor forma de controlar estas tarefas e o tempo que dedica às mesmas é através de um plano.

Estabelecer (e cumprir) um horário de trabalho para toda a família, incluindo tarefas para a(s) sua(s) criança(s) significa que as tarefas domésticas não são apenas para quem está a trabalhar de casa.

3. Email e as notificações instantâneas

Nem todas as distrações são de natureza pessoal. Por vezes estas podem fazer parte das suas funções de trabalho. Exemplificando, ainda que estes tipos de comunicações sejam essenciais para o tele-trabalhador, também podem consumir demasiado do seu tempo. Afinal, leva mais tempo escrever um email do que explicar algo pessoalmente.

Às vezes temos de colocar estas ferramentas de parte a fim de nos focarmos na tarefa que temos em mãos. Feche o email ou as notificações instantâneas quando precisar de fazer uma pausa. Ou por sua vez, determine um período exato para verificar os email, como por exemplo na parte da manhã, ou depois de voltar da hora do almoço.

4. Telemóvel e mensagens

Tal como o email, o telemóvel é essencial para o tele-trabalho. Contudo, é uma distração ainda mais imediata para o que estiver a fazer quando este toca. Tanto o telemóvel pessoal como o profissional podem desviá-lo da tarefa que tem em mãos. Faça uso do ID do chamador e deixe as chamadas irem para o correio de voz quando está ocupado. É importante limitar as chamadas pessoais durante o seu horário laboral.

5. Redes sociais e navegar na internet

É óbvio que este género de distrações estão presentes até no escritório, mas o tele-trabalho implica um espaço onde não existe qualquer supervisão – o que pode dificultar o tele-trabalhador quando tenta lidar com as mesmas. Se estas distrações também são problemas para si, pode ser necessário desligar-se totalmente destes meios. No entanto, se apenas são pequenas tentações, utilize as suas pausas para dar um olho no que se está a passar ao seu redor. Independentemente, não deixe as sessões constantemente ativas no seu computador durante o horário laboral.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais

Agora que tem conhecimento das distrações a evitar em tele-trabalho e como lidar com as mesmas, coloque as nossas dicas em prática.

Além disso, manter um bom desempenho durante o período de tele-trabalho é essencial para que não comprometa o seu lugar na empresa. Fique a par destes conselhos para manter a sua produtividade.

Se é um pai ou uma mãe trabalhadora, aprenda a equilibrar a sua vida pessoal e profissional e a lidar com as suas tarefas enquanto está em casa com o(s) seu(s) filho(s).

Aproveite a oportunidade e conheça as nossas dicas para se manter organizado durante as suas atividades de tele-trabalho e a gerir o seu tempo da forma mais eficiente possível.

Está de momento à procura de emprego? Conheça o nosso portal Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais e para várias regiões.

Para além disso, no Alerta Emprego pode pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

8 Empresas a Recrutar em Portugal esta semana

Siga-nos

Artigo anterior Empresas em lay-off estão isentas do pagamento de TSU
Próximo artigo Lay-off simplificado: a suspensão dos contratos de trabalho por Covid-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar