Procura saber como impressionar o seu potencial empregador? Quer ter a certeza de que o seu currículo ou candidatura se destaca da competição? Conheça alguns dos melhores conselhos que lhe podem ser dados nesta área.

Pode deparar-se com alguns conselhos que o pode deixar a pensar, “Mas isto é óbvio, quem é que não sabe uma coisa destas?”, mas acredite que tudo é possível. Por outro lado, também pode encontrar alguns que o possam surpreender, ou até mesmo deixá-lo incrédulo por não concordar.

Nem todos os recrutadores e empresas concordam com estas abordagens, mas é comum no mercado de trabalho.

Como impressionar um potencial empregador?

Conheça 13 formas de deixar uma boa imagem e impressionar o recrutador.

1. Candidate-se apenas a cargos para os quais é qualificado

A pilha de candidaturas a não contactar de um departamento de RH é maioritariamente composta por candidatos que não se qualificam para o cargo em questão. Estas candidaturas são muito frequentemente um currículo dentro de um envelope – em caso de entrega pessoal. Porquê gastar papel e o tempo precioso? O mesmo vale para uma candidatura online. Tornou-se cada vez mais fácil enviar spam a um potencial empregador com candidaturas não qualificáveis.

Se está a candidatar-se porque é uma área que acredita que poderia aprender ou que poderia gostar, nem tente. A não ser que realmente consiga enquadrar-se com os requisitos pedidos e realmente contribuir para a empresa, só estará a desperdiçar o seu tempo.

2. Escreva uma carta de apresentação focada na posição a que se está a candidatar

Dirija a carta de apresentação que introduz as suas qualificações-chave e que destaca as suas competências à pessoa que está a cargo da pesquisa de candidatos, se tiver acesso a essa informação. E não, não presuma qualquer tipo de familiaridade ao escrever, “Cara, Susana…”.

A carta de apresentação deve mencionar especificamente o cargo disponível para o qual se está a candidatar. Erros ortográficos e gramaticais são importantes, evite-os ao máximo.

Candidaturas online, que atualmente são uma norma, devem estar orientadas e formatadas apropriadamente. Dedique o seu tempo a erros gramaticais e ortográficos e à aparência da sua carta. Tenha em atenção que alguns sistemas de candidaturas online não permite a submissão de uma carta de apresentação, tornando a escrita de uma algo opcional.

3. Associe o currículo ao cargo em questão

Atualmente, não há desculpas para a falta de personalização de um currículo. Isto é um fator de peso. Personalização é tudo quando está à procura de diferentes oportunidades.

Destaque-se da competição, leve o seu currículo ao encontro do cargo a que se está a candidatar. Por exemplo, digamos que está a concorrer para um cargo de Marketing e para um Estágio Profissional. Os currículos idênticos não ajudarão a convencer a qualidade e competências das suas capacidades em ambas as áreas.

4. Comece com os seus pontos fortes

O que o diferencia dos outros 40 candidatos? No seu currículo personalizado, comece com a experiência profissional mais relevante para o cargo ao qual se está a candidatar. O estado da sua carreira também é relevante. Se acabou de se licenciar, comece com as informações acerca da sua licenciatura e curso.

Um candidato sénior já deverá começar com um pequeno resumo das suas conquistas, com objetivos-chave e depois uma listagem dos seus cargos, papéis desempenhados, empresas e responsabilidades por ordem cronológica.

O propósito é facilitar a revisão do seu currículo e facilmente demonstrar que está mais do que qualificado para exercer o cargo. O seu objetivo passa pelo seu currículo estar na pilha dos “Sins” à espera de uma entrevista ou de uma chamada.

5. A maioria dos empregadores odeiam chamadas aleatórias

Isto são chamadas ou emails de candidatos que não têm nenhum propósito além de fazer com que a empresa repare na sua candidatura. Já pensou quantas chamadas os departamentos de RH recebem de candidatos a perguntarem se a empresa recebeu os seus currículos?

Imensas! E este comportamento não ajuda em nada em passar uma boa imagem. Isto é um desperdício de tempo para a empresa, uma fonte de stress para quem está encarregue de rever estes currículos e nada de vantajoso sai desta abordagem.

6. Se quer ser contactado, partilhe o seu número pessoal

Apresente o seu número de telemóvel pessoal para que possa ser contactado pela empresa e/ou recrutadores. Imensos currículos apenas citam o número de telefone de casa, apesar de se tornar cada vez menos comum. Ainda assim é um grande erro. Os departamentos deixam de lado os currículos que apenas apresentam como contacto o seu número de telefone residencial.

Deve listar o seu número pessoal, para poder ser contactado pelo departamento de RH. É necessário marcar um dia e hora para uma possível entrevista, por isso torne-se disponível para a empresa.

7. Entrevista por telemóvel

Empresas com um pensamento mais à frente não perdem o seu tempo, e muito menos o deles, com candidatos sem antes uma pequena entrevista telefónica. Esteja preparado para agendar uma data e hora, normalmente entre as 8h da manhã e as 5h da tarde. Esta abordagem elimina grande parte dos currículos que estão na pilha dos “Sins”.

Nestas abordagens é normal ser questionado sobre as suas expetativas salariais, uma forma de analisar a sua reação – candidatos que se acanham quando questionados sobre isto não são chamados para uma entrevista pessoalmente.

Os recrutadores podem acabar com este problema ao aplicar uma escala salarial à oportunidade de emprego que estão a partilhar, mas nem todas as empresas seguem esta recomendação.

8. A preparação é importante para a entrevista via telemóvel e cara-a-cara

Se um membro do departamento de RH agendou uma data para uma entrevista via telemóvel, pesquise a empresa atempadamente. Visite o website e veja o que a empresa faz. Muitas organizações até descrevem a sua cultura empresarial nos seus websites. Se dedicar uns minutos e fazer o seu trabalho de casa, a qualidade desta entrevista subirá exponencialmente.

Pense no tempo que a empresa está a investir em si. Não perca tempo a perguntar as direções ou localização da empresa por telemóvel. Tal como foi dito anteriormente, isto faz parte do seu trabalho de casa e informe-se e apenas contacte a empresa para direções em último caso (por exemplo estradas cortadas que lhe impedem a passagem, ou outras situações semelhantes).

Se for contactado para uma entrevista cara-a-cara, é porque a primeira entrevista via telemóvel foi um sucesso. O pensamento agora é de que forma poderá continuar a construir e a solidificar esta relação com o seu potencial empregador de modo a conseguir o cargo em questão.

9. Tire uns dias de folga do trabalho para a entrevista

Nunca espera que um potencial empregador estenda o seu horário laboral só para se acomodar ao seu dia (por exemplo, ligar-lhe apenas às 20h quando chega a casa). Se estiver atualmente a trabalhar e em simultâneo à procura de um novo emprego e caso o seu atual empregador não possa ter conhecimento de tal, é bom guardar alguns dias das férias para se dedicar à procura de emprego (marcação de entrevistas, visitas à empresa, etc).

10. Deixe uma boa impressão em ambas as entrevistas com o staff da empresa

Lembre-se de tratar todas as pessoas que encontra, até entrar na entrevista com os recrutadores, com respeito e dignidade.

A rececionista irá reportar a sua opinião sobre si ao departamento de RH e aos recrutadores com quem terá a entrevista. Acredite nisso, especialmente quando se tratar de médias e pequenas empresas. Seja inquestionavelmente educado em todas as interações que tiver com os colaboradores da empresa. Cada um deles é um potencial colega de trabalho. Não estrague esta oportunidade devido a um comportamento indevido.

11. Ser-lhe-á pedido para preencher uma candidatura

Deste modo, traga o seu currículo e qualquer outro tipo de informação necessária para completar o documento. E não, “Veja o currículo em anexo” não é opção. É provável que a informação da sua candidatura entre numa base de dados e usado para os registos da empresa, relatórios governamentais, entre outros.

Esta candidatura que irá preencher normalmente prova todos os factos e informação que apresenta no seu currículo como verdadeira. Também permite à empresa obter a sua permissão escrita para analisarem as suas referências, histórico profissional, histórico criminal, entre outras informações – caso seja contratado.

12. A entrevista mostrará ao recrutador se poderá se enquadrar com a cultura da empresa

O propósito da entrevista é determinar se é capaz de se adaptar à cultura da empresa e se é um bom contributo.

O verdadeiro objetivo da entrevista não é ficar com o cargo que pretende. Está confiante que consegue exercer este papel com sucesso e crescer com a empresa? Já transmitiu isto ao potencial empregador? Se sim, existe uma grande probabilidade de ser chamado para uma segunda entrevista.

13. Envie um follow-up com o seu agradecimento após a entrevista, e talvez uma chamada

Boas maneiras são sempre importantes. Nem todos os candidatos o fazem, mas aqueles que realmente dão valor a esta abordagem nunca esquecem um follow-up após uma entrevista.

Fazer o correto irá resultar em mais entrevistas, melhores oportunidades de emprego e numa carreira muito mais bem-sucedida. Dedique um pouco mais do seu tempo a cada passo e a sua candidatura irá destacar-se da competição.

 

Fonte: The Balance Careers