O tão importante evento de networking. Algumas pessoas adoram. Outras nem tanto. Independentemente do que sente em relação a estes eventos, o seu valor é inegável. Em qualquer linha de trabalho, sair e conversar com novas pessoas e criar conexões é valioso. Para muitos, estes eventos podem gerar novas oportunidades de negócios. Outros são capazes de encontrar novos empregos ou oportunidades de colaboração.

Apesar de poderem existir inúmeras razões que levam alguém a participar nestes eventos, uma coisa é certa, todos querem deixar uma boa imagem. É possível ser relembrado pelas piores razões. Deixar uma boa e memorável imagem num evento de networking pode pagar contas, tanto a curto como a longo-prazo.

Seja curioso

Muitas vezes é fácil reconhecer as pessoas num evento de networking que estão a tentar “alcançar algo”. Trabalhar na sua rede de contactos é uma excelente oportunidade para criar conexões que o podem levar a empregos, negócios ou vendas, mas ninguém gosta de sentir que lhe estão a vender.

Em vez de se concentrar no que pode conseguir, pode se tornar mais memorável ao questionar outras pessoas. Seja um bom ouvinte e tente saber sobre as outras pessoas e o que fazem. Curiosidade genuína pode ser rara, portanto esta simples dica pode ser o suficiente para o diferenciar dos restantes participantes.

Conecte outras pessoas

Se tem a sorte de conhecer pessoas nestes eventos, aproveite esta oportunidade para ajudar a conectá-los com outras pessoas. Apresente pessoas que acredite que possam ter coisas em comum. Por vezes, é tão fácil como duas crianças frequentarem a mesma escola, a mesma faculdade ou frequentarem o mesmo ginásio. As pessoas são atraídas por pontos em comum, mas também apreciam alguém que facilite estas ligações, alguém que os ajude a começar uma conversa. Ajude os outros a criarem conexões.

Tenha um breve discurso de apresentação

Na maioria dos casos, será questionado com algo do género “No que trabalha?” ou “Com que empresa colabora?” num evento desta categoria. Prepare atempadamente um breve discurso, um resumo sobre a sua pessoa e o que faz, algo que dure tanto tempo como subir um ou dois andares de elevador. Por exemplo, caso esteja num novo ambiente, pode tentar algo com: “Eu sou o Fernando, recentemente comecei a trabalhar como Account Manager no Alerta Emprego, mas antes disso trabalhava como Administrativo na Empregos Universais, durante quatro anos.”. Nesta breve introdução, a pessoa já sabe um pouco sobre si, o que faz e o que fez anteriormente. Embora não demore muito, todas estas informações podem servir como ponto de partida para uma conversa.

Lembre-se dos nomes

Em qualquer ocasião que conhece alguém, uma das coisas mais importantes é recordar o nome da pessoa. Nem sempre é fácil, e algumas pessoas são melhores que outras a recordar nomes, mas existe sempre a possibilidade de melhorar. Um método é repetir o nome da pessoa várias vezes após a conhecer, de modo a ficar guardado na sua mente. Outra forma, é usar o nome da pessoa várias vezes durante a conversa. Recordar os nomes das pessoas pode parecer simples, mas é uma forma de se tornar memorável para aqueles com quem conversou.

Follow up

Às vezes, ser memorável num evento deste tipo significa algo que deve fazer após o evento. Se realmente criou fortes conexões com alguém ou se lhe foi pedido algo, cumpra com o que prometeu. Pode ser qualquer coisa. Se lhe pediram uma cópia do seu currículo, ou para enviar determinadas informações, ou para enviar um contacto que conhece, faça-o através de um curto email. Outra forma é uma carta escrita à mão, ou uma chamada por telemóvel, ou até mesmo marcar um horário para tomar café nas próximas semanas.

Impressão positiva

Por último, mas não menos importante, é deixar uma impressão positiva. Pode ser do mais simples que existe, como um sorriso, fazer contacto visual durante a conversa. Além disso, ter uma postura positiva. As pessoas são atraídas pela positividade. O oposto também o pode tornar memorável, mas não pelas melhores razões. Traga uma atitude otimista e colaboradora para um evento de networking e sairá deste evento a saber que deixou uma boa e memorável impressão.

 

Fonte: Work It Daily