Os quatro pontos que deve questionar na entrevista de emprego

pontos a questionar na entrevista de emprego

Durante a entrevista é importante expor as suas questões e preocupações. Conheça neste artigo os quatro pontos essenciais que deve questionar no decorrer da sua entrevista de emprego.

Apesar de todos os minutos de uma entrevista de emprego serem cruciais, os últimos momentos que passa com o recrutador podem fazer toda a diferença. Os últimos minutos costumam estar focados em si, ou seja, o recrutador está à espera de possíveis questões que tem em mente.

Em vez de dizer que não tem dúvidas ou que percebeu tudo claramente, partilhamos consigo quatro pontos importantes que deve questionar na sua entrevista de emprego.

Portanto, aproveite a oportunidade para conhecer os quatro pontos abaixo que deve ter em mente antes da sua próxima grande entrevista.

1. Pense na sua disponibilidade

Levar em consideração a sua própria agenda quando está a candidatar-se a uma vaga é importante. E, na maioria das vezes, o anúncio pode ser um pouco vagos em relação a horários. Questionar o recrutador sobre os horários esperados para um turno em particular é importante e prático.

Em primeiro lugar, veja que tipo de informação lhe é apresentada. É lhe dado um número de horas a cumprir semanalmente? Ou os dias da semana em específico que a empresa precisa que execute esta vaga? Mais importante ainda, está esclarecido no anúncio se é uma posição de full-time, part-time, de tele-trabalho ou temporário?

Em segundo lugar, e após analisar a informação, pode questionar o recrutador sobre o que ficou de fora. Por exemplo, dadas as horas semanais, quantos dias é suposto entrar ao serviço, ou se existem outros compromissos além das horas estipuladas.

Se precisa de alguma flexibilidade devido a outros compromissos, pode questionar o recrutador se os turnos permitem alguma margem de manobra. Por outro lado, também pode expor esses compromissos com o recrutador e tentar chegar a um acordo.

Apesar de ser necessário alterar a sua rotina a fim de se adaptar a determinado emprego, a empresa para a qual trabalha deve respeitar o seu tempo.

2. Avalie a cultura do local de trabalho

A forma como a empresa funciona vai afetar o seu desempenho. Todos os ambientes de trabalho e a cultura dos locais de trabalho são diferentes, e essas diferenças colocam determinadas expetativas em cada colaborador. Mesmo que esteja a desempenhar uma função semelhante à anterior, as diferenças na execução da mesma podem influenciar a sua próxima experiência. Dessa forma, observar o seu atual ambiente de trabalho de forma mais generalizada pode ser vantajoso na sua procura de emprego.

Questionar o recrutador sobre o local de trabalho e a cultura da empresa também demonstra que tem uma visão mais ampla e um pensamento flexível. Perguntar sobre a forma como as equipas operam no local de trabalho, ou quais os departamentos que trabalham em conjunto é um bom começo.

Mais especificamente, pode perguntar a quem deve reportar diretamente e com que colegas/departamento(s) vai trabalhar mais. Além disso, não deve ter receio de perguntar os valores da empresa e de que forma o cargo ao qual se está a candidatar contribui para esses valores.

3. Não se fique pela descrição do emprego

Se não questionar o recrutador sobre a vaga em específico, poderá acabar por aceitar um emprego que vai exigir mais do que esperava. Para ter uma noção da quantidade e do género de tarefas que irá realizar constantemente, pergunte ao recrutador como é o dia-a-dia de alguém na sua posição.

Se está com receio de trabalhar sozinho ou com outros colegas, pergunte ao recrutador se irá realizar atividades de forma individual, em grupo ou até mesmo uma combinação entre ambos.

Nunca tenha medo de perguntar como esta vaga o poderá afetar. Questione se o antigo colaborador teve alguns problemas. Caso tenha sido promovido, pode perguntar como pode ser bem-sucedido neste cargo. Se por outro lado o colaborador deixou a empresa, pode perguntar a razão que o levou a tal decisão.

Quando pergunta sobre as vantagens deste cargo, poderá pensar para si próprio se o seu trabalho duro será valorizado e recompensado.

4. Siga em frente

À medida que se vai aproximando do fim da entrevista, não esqueça de frisar que ainda tem interesse em avançar no processo de recrutamento. Pergunte até quando deve esperar uma resposta. Se especificarem uma data e continuar sem resposta, envie um breve email ou faça uma breve chamada. Mesmo que decidam contratar outro candidato, é sempre bom ter uma resposta em concreto a fim de conseguir seguir em frente.

Se está a candidatar-se a empregos semelhantes ao mesmo tempo, e em simultâneo a ir a outras entrevistas, seja honesto sobre o assunto durante a entrevista. Dessa forma, em vez de utilizar a concorrência de forma a pressionar a empresa, pode perguntar quanto tempo tem para poder avaliar as suas opções.

 

Fonte: Work It Daily

 

Saiba Mais:

Durante a entrevista de emprego é importante expor as suas questões e preocupações. Conheça neste artigo os quatro pontos essenciais que deve questionar durante a sua entrevista de emprego.

Está atualmente à procura de emprego? Está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado? Então conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

Conseguiu a primeira entrevista? Isso são ótimas notícias! Se o seu processo passa por duas entrevistas, saiba neste artigo como garantir a segunda entrevista…e quem sabe ficar com o cargo.

Aproveite a oportunidade e estenda a sua pesquisa de emprego ao nosso portal. Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.

10 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Siga-nos

Artigo anterior As melhores empresas para trabalhar em Portugal de 2020
Próximo artigo Os sete pontos-chave para ser bem-sucedido profissionalmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar