Se pretende alcançar uma carreira de sucesso, conheça os sete pontos-chave que partilhamos consigo e coloque-os em prática a fim de ser bem-sucedido profissionalmente.

Neste artigo vai encontrar os tópicos principais para alcançar o sucesso na sua carreira profissional. É com base no trabalho de Judy Zerafa, Autora, Moderadora e Fundadora do Instituto GO FOR IT!.

Este Instituto tem o propósito de ensinar às crianças valores como atitudes positivas, autoconfiança, hábitos positivos, definição de objetivos e persistência.

Os sete pontos-chave para ser bem-sucedido profissionalmente

Foi a pensar na qualidade dos seus ensinamentos que a Autora estabeleceu sete pontos-chave para ser bem-sucedido profissionalmente. Fique a par dos mesmos e coloque-os em prática!

1. Tenha uma atitude positiva

Aprenda o que é uma atitude, que aspetos da sua vida são controlados ou o resultado das suas atitudes. Dessa forma, como pode determinar o seu comportamento? Que estratégias podem tornar uma atitude positiva num hábito permanente na sua vida?

Todos passamos por experiências boas e más, e a forma como as enfrentamos fazem toda a diferença. O crescimento profissional (e até pessoal) provém da forma como processamos essa experiência e o sentimento que associamos a essa experiência.

É importante processar e aprender com as experiências vividas, mas mais importante ainda é crescer com base nessas experiências. Olhar para essas experiências de forma positiva. Porque há algo de positivo que pode retirar dessas experiências e utilizar para chegar mais longe. Para ser bem-sucedido.

2. Confie em si próprio

Compreenda a natureza do potencial humano através de um simples processo onde apenas tem de identificar as suas competências e potencial.

Desenvolva novas competências, interesses pessoais para se sentir realizado e criar novas oportunidades profissionais para o futuro. Faça uma reflexão das suas competências, do seus interesses e como pode obter novos conhecimentos.

Não duvide das suas capacidades atuais, e reforce as mesmas. Coloque-as em prática e aprenda com essas experiências. Porque tal como referimos acima, é essencial refletir nas experiências da nossa vida de forma positiva, porque o que aprendemos com essas experiências pode-nos levar mais longe.

3. Desenvolva hábitos positivos

Os nossos hábitos podem ser uma de duas coisas. Uma boa influência ou uma má influência no nosso desempenho profissional (e pessoal também). Portanto, definir hábitos positivos são uma ótima estratégia para conseguir estabelecer o que precisa de modo a alcançar sucesso na sua carreira profissional.

Reflita sobre a forma que os seus hábitos são criados. Ou seja, que ações ou experiências levam a desenvolver esse hábito. Aprenda a identificá-los e a remover os hábitos prejudiciais. E opte por criar aqueles que vão facilitar alguns aspetos da sua vida. A palavra-chave é: autorreflexão.

4. Tome decisões sábias

Aprenda sobre a relação que existe entre as circunstâncias atuais da sua vida e as decisões que levaram a essas circunstâncias. Desenvolva um plano proativo para alcançar os resultados que pretende através de decisões sábias e conscientes.

Planear a sua carreira profissional tem imensas vantagens. Sem objetivos para alcançar, a maioria das pessoas tem dificuldade em sair da sua zona de conforto e adquirir novas competências.

Ao planear o seu futuro e ao estabelecer os objetivos a atingir, vai aperceber-se que este será uma ótima influência para o ajudar a manter a motivação e a confiança para alcançar o próximo patamar.

5. Estabeleça e alcance os seus objetivos

Através do seu planeamento da sua carreira, torne os seus objetivos num compromisso a longo prazo. Comprometa-se, tome uma ação, reconheça e celebre o seu desempenho sempre que riscar um objetivo da lista.

É necessário refletir sobre o que precisa para atingir as suas metas. Precisa de adquirir uma nova competência? Então, o que é preciso fazer? Tirar um curso especializado? Será que a empresa tem formações que o podem ajudar?

O importante é não desistir dos seus objetivos. Se pretende uma carreira de sucesso, tem de compreender que sem compromisso não vai longe. Portanto, invista nos seus objetivos.

6. Utilize a sua criatividade

Este aspeto da sua personalidade pode ajudá-lo em diversos cenários. A solução de problemas é apenas um. E num ambiente de trabalho debater-se com um ou dois problemas é mais constante do que deveria.

A criatividade traz novas soluções para problemas difíceis, uma vez que as pessoas criativas encontram novas oportunidades para explorar. Ao pensar de forma diferente, estes colaboradores ajudam as empresas a encontrar novas oportunidades para crescer. E é através desta abordagem que criam novas soluções para os problemas que a empresa enfrenta.

Ao estimular a sua criatividade não só está a melhorar a sua carreira profissional como também a influenciar de forma positiva a sua vida pessoal. Está a despertar uma nova perspetiva que se estende a todas as áreas da sua vida.

7. Seja persistente

Acompanhe sempre o seu progresso. Nunca retire o foco do seus objetivos e da determinação necessária para ter sucesso. Tal como foi referido, comprometa-se com os seus objetivos e com o recursos que precisa para os alcançar.

Independentemente do que faça, nunca desista. Seja sempre persistente. Continue a trabalhar e a esforçar-se para alcançar os seus objetivos a fim de realizar os seus sonhos e sentir-se realizado. Não será apenas o aspeto profissional da sua vida que irá sentir esta motivação, mas também o seu lado pessoal e as pessoas que estão à sua volta.

 

Fonte: Work It Daily

 

Saiba Mais:

Se pretende alcançar uma carreira de sucesso, conheça os sete pontos-chave que partilhamos consigo e coloque-os em prática a fim de ser bem-sucedido profissionalmente.

Gerir a sua carreira é essencial para obter sucesso do tempo que investe no seu crescimento profissional. Conheça as nossas dicas com o propósito de complementar estes pontos-chave.

A motivação é um ponto-chave na vida de todos. Porém, mantê-la não é fácil. Aprenda neste artigo como se manter motivado no trabalho.

Tem dúvidas e não sabe como definir os objetivos que melhor vão ao encontro das suas necessidades? Então aprenda neste artigo como definir e cumprir objetivos de crescimento profissional.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.