Como manter a cultura da empresa no novo mundo do tele-trabalho

A nova realidade veio desafiar as empresas a criar novas estratégias, tal como e entre outras, de que forma podem manter a cultura da empresa em regime de tele-trabalho.

Aliado a este objetivo estão não só as formas de manter o contacto com os colegas e entre os mesmos como também a sua motivação num ambiente de trabalho remoto.

Durante períodos de alta pressão, estes valores podem ser ignorados, o que acaba por prejudicar a cultura da empresa e a motivação dos seus colaboradores.

A Google é uma empresa que aposta nos seus colaboradores, e neste artigo vai compreender de que forma a multinacional enfrenta estes tempos de incertezas.

Aproveite a oportunidade para conhecer estas ações e implementá-las na sua cultura empresarial. Verifique quais os princípios que melhor se aplicam à sua situação e que trazem melhores resultados.

Os 3 princípios de orientação que a Google utiliza para se manter conectado

1. Foque-se primeiro nos colaboradores

Esteja sempre presente, mesmo quando não estão a trabalhar no mesmo espaço. As pessoas adaptam-se ao tele-trabalho conforme a sua personalidade ou situação pessoal. Algumas entram logo no espírito enquanto que outras podem sentir-se isoladas ou stressadas por terem a família ao seu redor ou pela falta de separação do ambiente familiar e profissional.

Se for possível, ofereça uma licença adicional para pais e mães que estão a cuidar da sua família e partilhe alguns recursos de aprendizagem para pais que estão a estudar em casa. O essencial é analisar a situação atual dos seus colaboradores e saber se pode ajudar em algumas situações em particular.

É essencial compreender que estamos perante períodos de elevado stress e cada colaborador está perante uma situação diferente do outro. Fornecer aos seus trabalhadores o espaço e flexibilidade que eles precisam para cuidarem de si próprios e da sua família é sempre importante. Principalmente agora, isto é um elemento crítico.

Defina objetivos de desempenho realistas que estejam conscientes do stress que o seus colaboradores estão a enfrentar, ou torne estes objetivos opcionais.

2. Crie um fluxo de comunicação mais regular

As rotinas podem acrescentar uma (necessária) sensação de estabilidade à vida das pessoas, e pode ajudar os seus colaboradores a estarem conectados e informados. Durante o período de transição, a priorização é a chave. Neste momento, a sua prioridade deve ser a aplicação das estruturas que os seus colaboradores necessitam para se adaptarem ao novo ambiente e se manterem focados.

A Google adaptou uma estratégia de total transparência relativa à sua comunicação. Isto através de um website central e regularmente atualizado para todas as empresas. Além disso, a multinacional também partilhou videoconferências, eventos virtuais e guias de boas práticas sobre a interação com o cliente a fim de fortalecer esta nova forma de trabalho.

A empresa também desafia o seus líderes a criar estruturas face à ambiguidade ao manter as rotinas existentes onde é possível. Por outro lado, a Google também muda regularmente os seus eventos semanais, tal como reuniões de equipa e reuniões de vendas, entre outros, para a plataforma Hangouts Meet.

Os líderes de equipa também realizam check-ins no período da manhã para ajudar a estabelecer as prioridades do dia. Verificam o bem-estar de todos e partilham qualquer progresso notável a fim de motivar a equipa logo pela manhã.

3. Concentre-se em construir a moral e a cultura da equipa

Dedique tempo para celebrar até as mais pequenas vitórias com a equipa. Isto é importante para o trabalho não parecer uma fila de tarefas interminável. Está a verificar-se cada vez mais reuniões informais nos calendários dos colaboradores, quer seja para uma “pausa para o café” virtual ou uma sessão de trabalho online com um amigo.

Ao longo dos anos, a equipa analítica da Google tem realizado pesquisas extensivas sobre a dinâmica da equipa e como a mesma pode contribuir para a eficiência da equipa. Descobriram que a forma como a equipa trabalha em conjunto pode ser crítica. Ou seja, confiam no facto de poderem arriscar ou mostrar a sua vulnerabilidade sem receio de serem julgados.

A empresa também investigou especificamente equipas que trabalham em locais distribuídos e descobriram que as equipas mais eficazes eram as que priorizavam a conexão entre colaboradores. Dessa forma, é essencial pensar com mais afinco sobre a forma como a equipa está conectada. Em caso de videochamadas pense nos fatores logísticos como o fuso horário e a funcionalidade da plataforma.

Inicie as reuniões com uma conversa aberta e amigável (quem sabe uma anedota?). Reconheça o progresso de um colaborador num determinado projeto ou agradeça a quem tem dado mais de si para levar o trabalho para a frente. Assegure-se que está sempre presente para o outros.

Pontos-Chave a retirar:

Apesar destas abordagens terem resultado bem até agora, é importante estar consciente que estamos perante uma situação que está em constante mudança. Ou seja, é necessário adaptar e evoluir a nossa estratégia e continuar a experimentar. É também importante que outras empresas adotem o que é certo para a sua atividade, mas de acordo com a sua própria cultura empresarial.

Isto são, sem dúvidas, tempos desafiantes para o mundo do trabalho, mas quando se trata da cultura da equipa, algumas empresas podem ressurgir com práticas de trabalho otimizadas.

Fonte: Google

 

Saiba Mais:

A nova realidade veio desafiar as empresas a criar novas estratégias, entre outras, de que forma podem manter a cultura da empresa no tele-trabalho.

Um dos maiores desafios do tele-trabalho reside na produtividade da equipa. Aprenda estas técnicas para construir um ambiente de trabalho de sucesso.

Ser um gerente ou líder de uma empresa já é um trabalho duro por si só. Agora imagine ser um bom líder em época de tele-trabalho – a atual realidade empresarial.

O novo lay-off pretende, como medida, diferenciar as quebras na faturação a fim de garantir mais apoios a empresas que revelem elevadas quebras.

Está com processos de recrutamento em aberto? Sente dificuldades em determinados processos? Então conheça todas as nossas soluções para o auxiliar no recrutamento.

Além disso, tem a possibilidade de anunciar gratuitamente no Alerta Emprego e atualmente temos uma opção que permite indicar aos candidatos que a função permite o tele-trabalho.

10 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Siga-nos

Artigo anterior Os sete pontos-chave para ser bem-sucedido profissionalmente
Próximo artigo 3 dicas para destacar a sua candidatura online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar