Como alinhar os objetivos a alcançar em equipa em tele-trabalhoNão deixe as últimas mudanças prejudicarem o seu ambiente de trabalho. Por isso, saiba como alinhar os objetivos a alcançar em equipa em regime de tele-trabalho.

Com o crescimento o tele-trabalho nos últimos meses, a adaptação das empresas tem sido essencial para se manterem em atividade. Ou seja, estas súbitas mudanças vieram mostrar o quanto é imperativo para as empresas cultivarem uma equipa remota produtiva e interligada entre si

Um dos fator chave é o alinhamento entre os colaboradores e os objetivos da empresa. Estudos já mostraram anteriormente que quando os profissionais compreendem os objetivos da empresa, a produtividade aumente em 56%.

Dessa forma, conheça as nossas dicas para conseguir alinhar os objetivos a alcançar em equipa de forma eficaz em tempos de tele-trabalho.

1. Comunique regularmente

Equipas remotas não conseguem funcionar sem uma excelente comunicação. É um fator crítico em qualquer dinâmica de grupo, mas num contexto remoto em que as interações estão limitadas a plataformas online, a sua inexistência é ainda mais prejudicial.

Pode optar por estipular reuniões online frequentes a fim de proporcionar oportunidades de partilha de informação. Entrar em contacto diário com colaboradores também é uma boa forma de compreender a situação como um todo, mantendo todos a par do progresso uns dos outros.

2. Semeie relações pessoais

Um dos grandes desafios do tele-trabalho é promover a proximidade entre os membros da equipa que nunca se conheceram pessoalmente. Sem um local de trabalho para partilhar, há menos oportunidades para um interação mais orgânica.

Proporcionar uma interação dinâmica pode aumentar a proximidade entre os colaboradores. Além disso, também ajuda a motivar os profissionais a contribuir para a visão da empresa, em vez de apenas executarem as suas funções em isolamento.

Quantas mais oportunidades proporcionar para os seus colaboradores se aproximarem a um nível pessoal, mais motivados e produtivos se tornam.

3. Faça uma gestão eficaz

Gerir uma equipa já é um desafio por si só, mas lidar com os problemas que surgem pode ser uma tarefa particularmente difícil quando as relações e interações estão limitadas a uma plataforma online.

Semear a interatividade entre colaboradores pode criar um senso de confiança mais forte, que acaba por facilitar a resolução de conflitos. A criação de um ambiente onde as boas intenção são a ordem do dia também pode ajudar a evitar a sensação de isolamento.

Como em qualquer função de gestão, é importante incluir os seus colaboradores nas conversas sobre a definição de metas e providenciar feedback positivo e construtivo frequentemente. Ao estimular um sentimento de confiança, os gestores ajudam a aproximar a equipa e a colocá-la num caminho em que o objetivo é comum a todos.

4. Atribua tarefas com base nos objetivos

Outra das responsabilidade dos líderes e gestor de equipas é asseguraram a visão da empresa. Por exemplo, realizar reuniões e entrar em contacto com os colaboradores regularmente pode ajudar a manter a equipa em sintonia.

Relembrar a todos como as suas tarefas e atividades diárias contribuem para os objetivos da empresa ajuda a aumentar a motivação individual e da equipa.

5. Seja claro na definição de expetativas

A fim de compreender de forma o trabalho de cada um contribui para a visão da empresa, é necessário um sistema que permita acompanhar o progresso de todos. Ao definir expetativas e fornecer instruções claras, a equipa pode reservar as suas energias para serem mais produtivos, em vez de a utilizarem para descobrir o que precisa de ser feito.

Estabelecer diferentes canais de comunicação para diferentes tipos de tarefas e atividades facilita a partilha de informação e ajuda a acompanhar o desempenho de cada um. Pode ajudar a sua equipa ao definir objetivos específicos individuais e em equipa com resultados mensuráveis.

Quando as expetativas esperadas são comunicadas claramente, torna-se mais fácil para os colaboradores alcançarem pequenos objetivos que contribuem para a visão a empresa.

6. Seja transparente

Quando as pessoas compreendem o porquê das suas atividades, tornam-se mais motivados e produtivos. Além disso, conseguem priorizar as suas tarefas mais eficazmente e tomar as  responsabilidades das suas ações.

Pode criar uma cultura mais transparente ao explicar as razões por detrás das suas decisões e de que forma se relacionam com a visão da empresa. Os canais de comunicação partilhados entre todos ajuda a tornar os processos e decisões visíveis a todos. E ao assegurar-se que a informação entre equipas é partilhada, pode ajudar a sua a compreender de que forma o seu trabalho ajuda a alcançar os objetivos pretendidos.

 

Fonte: Entrepreneur

 

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