Tele-trabalho: como assegurar um trabalho de equipa eficaz à distância

tele-trabalho Assegurar um trabalho de equipa eficaz à distânciaEstá em regime de tele-trabalho? Aprenda neste artigo algumas estratégias a fim de assegurar um trabalho de equipa eficaz, mesmo à distância.

Ainda que não seja uma forma de trabalho recente, esta realidade atingiu grandes proporções devido à pandemia da Covid-19. As empresas viram-se obrigadas a recorrer ao tele-trabalho de forma a garantir que continuavam a sua atividade. Mas apenas aquelas que permitem tal adaptação, enquanto que outras se viram obrigadas a entrar em lay-off.

Um dos grandes desafios identificados – depois de problemas técnicos e lidar com as distrações em casa – foi o trabalho de equipa remoto. Mas isto não tem de ser um problema.

Assegurar um trabalho de equipa eficaz em tele-trabalho pode não ser muito difícil, com os toques acertos aqui e ali. E a recompensa pode ser significativa. A colaboração entre todos é vital para o sucesso da empresa. Não basta certificar-se que os colaboradores em tele-trabalho estão a trabalhar em conjunto. Por isso, promova um ambiente remoto que reduza barreiras e aumente a energia de todos. Inspire os elementos da sua equipa a fim de trabalharem em conjunto no caminho para o objetivo comum a todos.

Neste artigo poderá conhecer algumas das melhores ideias/estratégias para assegurar um trabalho de equipa eficaz à distância, em regime de tele-trabalho. Coloque-as em prática de forma a melhorar o desempenho da sua equipa:

1. Implemente ferramentas de colaboração

Inesperadamente, manter uma equipa remota conectada no seu dia-a-dia depende maioritariamente das ferramentas apropriadas. Mas então que ferramentas podem ajudar a manter a comunicação e a produtividade da equipa? É essencial:

  • Uma aplicação de conferências que disponha recursos como videochamada, partilha de ecrã e chat – ou seja, todos os recursos que facilitem a partilha de ideias e trabalho;
  • Uma ferramenta para a gestão do projeto – a fim de acompanhar o progresso da atividade e colocar questões;
  • Um espaço que permite guardar projetos para que todos tenham um fácil acesso ao necessário.

2. Seja claro sobre a estratégia de comunicação

Um bom trabalho de equipa depende de uma comunicação transparente, mas no caso de uma equipa em tele-trabalho, é igualmente importante discutir limites. Em vez de conversar com os elementos da sua equipa por diversas plataformas e aplicações, defina de forma clara as expetativas e o que é esperado de cada um e de todos enquanto equipa.

De acordo com Tim Sanders, Vice-Presidente de Customer Insights da Upwork, é necessário criar um “ambiente pull e não push para distribuir a comunicação”. Ou seja, é importante reconhecer a disponibilidade de cada elemento da equipa (incluindo os fusos horários – se diferentes). É com base nos seus colaboradores que deve implementar a sua estratégia de comunicação.

O ponto-chave aqui é a criação de uma estratégia que possua nuances. “Crie sistemas de informação – como pastas no Google Drive, canais do Slack para determinados tópicos importantes.”

3. Esteja em contacto com a sua equipa

Esta nuance torna-se particularmente essencial quando começa a tornar-se um pouco obsessivo com a comunicação. Ninguém pretende acordar com 100 notificações de Slack e uma dúzia de emails extensos – mas é importante estar em contacto com a sua equipa.

É essencial garantir que a sua equipa sabe que não está sozinha no projeto e que está lá sempre que eles precisarem. Mostre que está disponível.

“Hoje em dia, todos os negócios são postos à prova, de uma forma ou de outra.”

De acordo com Mike Paylor, Vice-Presidente de Produtos e Engenharia da Upwork, “…é preciso relembrar o porquê de estarmos onde estamos, qual é a nossa missão…”.

4. Nem tudo é um simulacro

Como já foi referido anteriormente, uma comunicação transparente – quando está a lidar com uma equipa em tele-trabalho – passa não só pela definição de expetativas como também pela definição da disponibilidade, como horas de trabalho e tempos de resposta.

Estas pequenas decisões impõem um limite para os elementos da sua equipa. O que pode ajudá-lá a evitar o risco de burnout e a delinear uma linha que separa a vida pessoal da profissional.

No entanto, é importante não assumir cada tarefa como um simulacro. Ou seja, estar sempre alerta pode ser desgastante – especialmente num período em que os profissionais em tele-trabalho têm de partilhar o espaço de trabalho com crianças e familiares. Nem todas as tarefas obrigam a uma resposta imediata. Portanto, defina as prioridades de forma consciente.

5. Limite o agendamento de reuniões

Enquanto determina a melhor forma de comunicar com a sua equipa em regime de tele-trabalho, tome em consideração as suas reuniões. Na maioria das vezes, uma reunião formal não é necessária:

  • O assunto pode ser debatido por videochamada ou email?
  • Pode enviar um rascunho da sua ideia por Slack e pedir o respetivo feedback?
  • Pode esclarecer um tópico com uma videochamada de 10 minutos em vez da reunião de 30 minutos no fim da semana?

Com esta pandemia da Covid-19, as nossas vidas pessoais e profissionais são, de diversas formas, iguais. Mesmo aquelas pessoas que já trabalhavam normalmente de forma remota estão a trabalhar sobre determinadas circunstâncias.

É a altura ideal para repensar na forma como interage com a sua equipa, quando e porquê. Considere limitar as reuniões a um determinado período do dia, a sua duração e talvez manter um dia da semana sem reuniões.

6. Agende reuniões com videochamada

Quando agendar reuniões, utilize a videochamada de forma a equipa interagir “cara-a-cara”. Com o distanciamento social imposto, esta abordagem pode aumentar a moral da equipa e até mesmo a cultura da empresa.

7. Integre um período para o bem-estar

Desde plataformas sobre curiosidades online a um happy hour virtual e outras ideias para aliviar a tensão do trabalho, existem diversas formas dos colaboradores se conectarem a fim de fortalecer os laços da equipa. Só precisa de um pouco de criatividade.

Esta pandemia está a redefinir a forma como trabalhamos. As empresas que mais rápido se adaptam ao trabalho de equipa remoto, melhor se posicionam para inovar e enfrentar o próximo desafio que surgir.

 

Fonte: Upwork

 

Saiba Mais:

Aprenda nesta artigo algumas estratégias a fim de assegurar um trabalho de equipa eficaz à distância, em regime de tele-trabalho.

Complementando o que foi referido neste artigo, um dos maiores desafios do tele-trabalho reside na produtividade da equipa. Aprenda estas técnicas para construir um ambiente de trabalho de sucesso.

A nova realidade veio desafiar as empresas a criar novas estratégias, tal como e entre outras, de que forma podem manter a cultura da empresa em regime de tele-trabalho. Aproveite a oportunidade para conhecer estas ações e implementá-las na sua cultura empresarial.

Liderar uma equipa é uma função desafiadora, seja num escritório ou em tele-trabalho. Por isso, se está a exercer funções de liderança aprenda a liderar a sua equipa através do realismo e otimismo.

Além disso, conheça as nossas dicas a fim de manter um trabalho eficiente enquanto líder de uma equipa ou empresa.

Está com processos de recrutamento em aberto? Sente dificuldades em determinados processos?

Então conheça todas as nossas soluções para o auxiliar no recrutamento.

Além disso, tem a possibilidade de anunciar gratuitamente no Alerta Emprego e atualmente temos uma opção que permite indicar aos candidatos que a função permite o tele-trabalho.

Artigo anterior Tele-trabalho: os 10 mitos sobre a nova realidade
Nenhum artigo mais recente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar