A adaptação do Recrutamento à Covid-19A pandemia atual tem afetado quase todas as indústrias e negócios. Assim sendo, é necessária uma adaptação por parte do Recrutamento à nova realidade da Covid-19.

É necessário agilidade para que as recrutadoras e os candidatos prosperem à medida que as tendências do mercado vão mudando. Dessa forma, demonstramos neste artigo uma visão geral dos ajustes que devem ocorrer no mercado de trabalho e no processo de candidaturas. O que torna necessária uma adaptação do Recrutamento à realidade da Covid-19.

As tendências globais da Indústria do Recrutamento

De acordo com o relatório da Research and Markets, existem alguns pontos-chave essenciais a retirar sobre a atual situação. Algumas das principais conclusões do relatório apresentam previsões sobre a Indústria Global do Recrutamento para o período entre 2020 e 2024:

  • o aumento de fusões e aquisições
  • as taxas de desemprego (após a Covid-19) vão diminuir
  • plataformas online e portais de emprego vão tornar-se nos principais métodos de recrutamento
  • a diminuição da participação da força de trabalho e o envelhecimento da mesma vão enfraquecer a amostra de candidatos disponível
  • os Estados Unidos são o mercado regional com um crescimento mais rápido devido à presença de grandes investidores no próprio mercado
  •  Europa e APAC (Ásia-Pacífico) também são considerados grandes investidores devido às fusões e aquisições entre recrutadores e empresas de diferentes setores

Os efeitos da Covid-19

O Recruitics, um blog do setor, demonstra como a pandemia pode afetar o Recrutamento. Estamos a falar de/o:

  • evitar as viagens de negócios sempre que possível
  • aumento do número de trabalhadores que cumprem as suas tarefas em regime de tele-trabalho
  • crescimento do número de trabalhadores que pensam em mudar de carreira, devido à evolução dos cargos e à incerteza sobre o emprego em que se encontram
  • algumas empresas pararem as contratações para reduzir custos, enquanto que outras vão ter mais sucesso devido às necessidades do cliente e às suas mudanças comportamentais
  • entrevistas, contratações e conferências que se vão tornar virtuais, sempre que for possível

 Como é que os Recrutadores se estão a adaptar?

Os recrutadores vão observar mudanças drásticas nos próximos anos. O recrutamento vai tornar-se ainda mais importante, mas o papel dos recrutadores e as suas técnicas vão sofrer alterações.

Atualmente, já se observa os recrutadores a utilizar os seus smartphones, computadores e outros aparelhos semelhantes. Ferramentas mais avançadas e o conhecimento para utilizar estas opções online vão ganhar uma nova importância no futuro.

Os recrutadores vão estar mais envolvidos na estratégia a implementar, a fim de ajudar cada empresa a alcançar os seus objetivos específicos. O foco vai estar no uso da criatividade para atrair os candidatos ideais, de qualquer parte do mundo.

 Como é que está a evoluir o processo de avaliação do candidato?

De acordo com a publicação da Forbes, existem recomendações para a procura de emprego atual que vão beneficiar tanto os recrutadores como os candidatos. Estas recomendações (na ótica do candidato) incluem encontrar novas formas de se destacar, como:

  • solicitar uma entrevista online ou enviar um vídeo de apresentação, previamente gravado
  • não enviar candidaturas para todo o lado. Deve-se optar antes por escolher empresas para as quais as suas habilidades e interesses o tornam no candidato ideal
  •  não ter expetativas salariais irrealistas, e optar antes pode demonstrar empatia pela forma com que a empresa possa ter sido afetada pela pandemia
  • ser flexível e compreender que as empresas estão a mudar procedimentos para acompanhar outras mudanças a nível global.
  • manter-se otimista e focado, de modo a futuramente um emprego para o qual é qualificado

Estas recomendações dirigidas aos candidatos ajudam os recrutadores a entrar na perspetiva de quem procura emprego. Ao prever o seu comportamento, o Recrutamento pode continuar a implementar mudanças sem perder o contacto com a realidade. Dessa forma,

 

Fonte: The Network

 

Saiba Mais:

A pandemia atual tem afetado quase todas as indústrias e negócios. Assim sendo, é necessária uma adaptação por parte do Recrutamento à nova realidade da Covid-19.

Um dos maiores desafios do tele-trabalho reside na produtividade da equipa. Por isso, aprenda estas técnicas para construir um ambiente de trabalho de sucesso.

A nova realidade veio desafiar as empresas a criar novas estratégias, tal como e entre outras, de que forma podem manter a cultura da empresa em regime de tele-trabalho.

Aprenda e coloque em prática as nossas dicas para manter o espírito de equipa num ambiente de tele-trabalho a fim de fortalecer os seus colaboradores.

Além disso, conheça neste artigo algumas estratégias a fim de assegurar um trabalho de equipa eficaz, mesmo à distância.

Qualquer local de trabalho passa por boas e más fases, no entanto existem estratégias que podem prevenir a negatividade no ambiente de trabalho. Conheças-aqui.

Está com processos de recrutamento em aberto? Sente dificuldades em determinados processos?

Então conheça todas as nossas soluções para o auxiliar no recrutamento.

Além disso, tem a possibilidade de anunciar gratuitamente no Alerta Emprego e atualmente temos uma opção que permite indicar aos candidatos que a função permite o tele-trabalho.