dicas de cartas de apresentação para profissionais da economia

Fique a par das nossas dicas de cartas de apresentação para profissionais da economia. Não deixe escapar a sua oportunidade ideal.

Se procura um emprego na área da Economia, uma carta de apresentação dinâmica poderá impulsionar a sua candidatura. Conheça aqui as nossas dicas de sucesso.

Se está atualmente à procura da oportunidade ideal no setor económico, ou simplesmente quer estar sempre dois passos à frente, vai precisar de uma carta de apresentação dinâmica. Principalmente, se pretende agarrar a atenção dos recrutadores.

Siga à risca as próximas dicas partilhadas por especialistas de carreiras a fim de elevar a sua candidatura em relação à competição.

1. Apresente brevemente a sua situação

Deve começar a sua carta de apresentação com um resumo breve da sua experiência e conhecimento. De acordo com Judy Friedler, Diretora da CareerPro International:

“O resumo deve incluir as suas competências base e o seu nível de experiência no setor económico”

Judy Friedler partilha o seguinte exemplo: “Eu sou um Analista Financeiro com 12 anos de experiência e a capacidade comprovada de aumentar lucros, minimizar os riscos financeiros e fortalecer a posição no mercado através de análises financeiras.”

O conselho é evitar começar a carta com “Estou a responder ao seu anúncio”. Ou seja, o objetivo é captar a atenção do recrutador imediatamente nas primeiras linhas.

Siga o referido acima com tópicos que demonstrem conquistas relacionadas com a posição a que se está a candidatar. A Diretoa da CareerPro International refere que, ainda que seja difícil generalizar, as principais áreas de preocupação são relevantes na área dos serviços financeiros, tal como a contenção de custos, entrega de produtos e a mitigação de riscos.

2. Refira as necessidades do recrutador

Segundo as palavras de Don Goodman, Presidente da Financial Resume Pros, deve abordar os problemas específicos do recrutador:

“Se sabe que o empregador abriu uma nova fábrica e que precisa de um gestor, é nisso que se deve focar”.

Realce a forma como as suas competências e experiência podem ser um grande benefícios para a empresa e o que conseguirá alcançar se for contratado.

Além disso, deve apresentar exemplos quantificáveis das suas realizações, por exemplo, em vez de dizer “Economizei tempo e dinheiro à empresa ao simplificar os procedimentos de fecho do fim do mês”, deverá antes optar por “Reduzi o fecho do fim do mês da empresa de 10 dias para 6, o que permitiu poupar até 160 horas no nosso departamento e ainda 50.000 euros/mês”.

Dessa forma, ao apresentar exemplos concretos e quantificáveis do seu impacto na empresa anterior, este potencial empregador pode compreender melhor o seu valor e despertar o seu interesse para uma entrevista.

3. Utilize palavras-chave da área profissional

Quando uma empresa utilizar um software de recrutamento, o seu currículo e carta de apresentação são classificados tendo em conta determinados critérios. Ou seja, este software classifica os candidatos com base na quantidade de palavras-chaves utilizadas.

“Quantas mais palavras-chave relevantes incluir, melhor…no entanto, as frases devem fazer sentido e não apenas colocadas para aumentar a sua classificação”

De acordo com Goodman, as palavras-chave são importantes para um recrutador enquanto está a analisar a sua candidatura. Principalmente porque demonstra o quão versátil é com a terminologia do setor em questão.

Para o ajudar, pode analisar atentamente as palavras utilizadas no anúncio de emprego. Reveja a descrição do anúncio e procure pela competências, certificações, formação e outros tópicos relevantes que são procurados.

4. Evite a rejeição

Neste tópico existem situações que pode controlar e outras que não. Por isso, o que está ao seu alcance e que deve tentar ao máximo cumprir?

Nunca é demais realçar a importância da revisão do seu currículo ou carta de apresentação, principalmente quando se está a candidatar a um emprego.

“Peça a alguém para rever a sua carta de apresentação, porque erros ortográficos ou gramaticais podem tirá-lo da competição num instante”

Além disso, a carta de apresentação deve ser profissional, por isso não escreva nada negativo sobre antigos empregadores e evite revelar informação pessoal que não tem qualquer interesse para o cargo a que se está a candidatar.

E não se esqueça de ser breve, os dias das longas cartas de apresentação já vão longe. Tente manter tudo numa página…mais que isso não será lido.

 

Fonte: Monster

 

Saiba Mais:

Fique a par das nossas dicas de cartas de apresentação para profissionais da economia. Não deixe escapar a sua oportunidade ideal e escreva uma carta de sucesso.

Tem de escrever uma carta de apresentação para submeter uma candidatura? Então, conheça e siga estas cinco dicas para escrever uma carta de apresentação de sucesso.

Os recrutadores apenas precisam de segundos para decidir se é um bom investimento para a empresa. Por isso, aprenda a adaptar as suas qualificações à oportunidade de emprego.

Ter um fecho de carta apropriado é apenas um dos muitos passos necessários para redigir uma carta de apresentação de sucesso. Portanto, fique a par destas dicas para terminar a sua carta de apresentação de forma profissional.

Está de momento à procura de emprego? Fique a par das oportunidades disponíveis no nosso portal.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.