Tele-trabalho dicas para manter o espírito de equipaAprenda e coloque em prática as nossas dicas para manter o espírito de equipa num ambiente de tele-trabalho a fim de fortalecer os seus colaboradores.

Depois de construir o ambiente de trabalho remoto, manter a cultura da empresa e assegurar um trabalho eficaz, está na altura de aprender a manter o espírito de equipa em regime de tele-trabalho.

A realidade é que a maioria do nosso tempo é passado no emprego, e a socialização é um aspeto fundamental na nossa vida profissional. O que acaba por tornar a rotina mais agradável e produtiva.

Agora a questão que se coloca é: como podemos manter o espírito de equipa num ambiente de tele-trabalho?

O que não faltam são recursos e práticas com o propósito de manter a equipa conectada e produtiva, mas neste artigo vamos exemplificar as práticas da Google que mostra o outro lado desta realidade.

Conheça estas quatro dicas partilhadas pela Google e implemente-as na sua estratégia para conseguir manter o espírito da sua equipa elevado.

1. Conheçam-se uns aos outros

Apresente o seu espaço de trabalho aos seus colegas. Quer seja um canto do sofá ou um banco na cozinha ou até mesmo um home office completo. Dar ao seus colaboradores uma ideia daquilo que vai mais além da visão nas videoconferências é uma ótima forma de criar uma conexão. E quem sabe, criar alguma empatia.

Além disso, pode organizar um almoço ou happy hour virtual, algo que não esteja programado e que ajude na socialização entre todos. Esta também pode ser uma oportunidade para apresentar os seus filhos e/ou animais de estimação à sua equipa. No entanto, se considerar que é algo forçado, pode apenas partilhas fotografias da sua família.

O importante é conhecerem-se e interagirem entre si. A socialização deve ser um fator que todos devem trabalhar para manter.

2. Utilize interesses em comum para interagirem

Cozinhar, ler, ver filmes ou séries: existem diversas formar de utilizar os interesses em comum para socializar com a sua equipa. Pode criar um clube de leitura, ou de cinematografia ou então sugerir que os cozinheiros da equipa tentem criar a mesma receita. Isto pode ajudar os happy hour e almoços virtuais a não serem aborrecidos.

As equipas da Google até estão a aprender a fazer bebidas – com e sem álcool – para as reuniões. Aliás, um dos membros da equipa chegou a dar uma aula de culinária. Isto permite uma maior aproximação entre os colegas durante estes tempos incertos.

3. Não deixe os jogos de parte

Os jogos também podem ser uma boa alternativa para socializar com a sua equipa. Gostava de entrar numa competição de karaoke online? Com a plataforma Freddie Meter pode cantar músicas dos Queen e desafiar os seus colegas.

A sua equipa também pode divertir-se ao realizar um quiz, ou então até mesmo usar os bons e velhos jogos de tabuleiro. Atualmente, muitos deles estão disponíveis em formato digital. Por outro lado, se prefere algo mais ativo, alguns desafios podem envolver exercício físico, como corridas de bicicleta virtuais.

“Se priorizarmos as pessoas, mantivermos um senso de estrutura e encontrarmos tempo para melhorar o espírito uns dos outros, alcançamos uma força de trabalho mais resiliente”

4. Demonstre a sua gratidão

Concluindo, não se esqueça de ser amigável com todos. Este é um período de grande stress para todos, por isso até mesmo uma ação simples pode fazer toda a diferença. Por exemplo, reconhecer o trabalho e as realizações dos seus colegas.

A Google chegou a criar um quadro virtual de agradecimentos, no qual as pessoas podem saudar o trabalho uns dos outros.

É o foco e a priorização nas pessoas que torna uma força de trabalho mais resiliente. Uma equipa de trabalho mais motivada e mais feliz. Por mais ocupado que esteja, manter o contacto com a sua equipa reforça o facto de estarem todos juntos a remar para o mesmo objetivos. E isto ajuda a confortar a mente, o corpo e o espírito.

 

Fonte: Think with Google

 

Saiba Mais:

Aprenda e coloque em prática as nossas dicas para manter o espírito de equipa num ambiente de tele-trabalho a fim de fortalecer os seus colaboradores.

Um dos maiores desafios do tele-trabalho reside na produtividade da equipa. Aprenda estas técnicas para construir um ambiente de trabalho de sucesso.

A nova realidade veio desafiar as empresas a criar novas estratégias, tal como e entre outras, de que forma podem manter a cultura da empresa em regime de tele-trabalho.

Ainda que não seja uma forma de trabalho recente, esta realidade atingiu grandes proporções devido à pandemia da Covid-19. Aprenda neste artigo algumas estratégias a fim de assegurar um trabalho de equipa eficaz, mesmo à distância.

Está com processos de recrutamento em aberto? Sente dificuldades em determinados processos?

Então conheça todas as nossas soluções para o auxiliar no recrutamento.

Além disso, tem a possibilidade de anunciar gratuitamente no Alerta Emprego e atualmente temos uma opção que permite indicar aos candidatos que a função permite o tele-trabalho.