Saiba como a sua presença online pode comprometer o seu emprego

A sua presença online pode comprometer o seu empregoAinda que a sua presença online possa impulsionar a sua carreira, também pode comprometer o seu emprego e prejudicar a sua reputação.

Publicar os negócios da empresas (bons ou maus) ou o que detesta sobre os seus colegas de trabalho são coisas a evitar. Além disso, também é uma má ideia partilhar nas redes sociais que tem uma nova oferta de emprego em cima da mesa antes de falar com o seu superior e colegas. No entanto, publicar as suas opiniões também o pode prejudicar, dependendo do código de conduta da sua empresa.

Violar a política da empresa

Muitas empresas têm estabelecidas políticas sobre o género de conteúdo que não pode ser publicado. Mesmo que a sua empresa não tenha nenhuma, aconselhamos que não partilhe nada que seja considerado impróprio, tanto para o seu superior como para os seus colegas.

Conheça alguns exemplos de publicações que o podem prejudicar:

  • Partilhar informações privadas sobre a empresa – a publicação de conteúdos sobre decisões privadas, novos produtos ou qualquer outra informação do género é considerada inaceitável
  • Fornecer referências/recomendações no LinkedIn – se a sua empresa estabeleceu a proibição de referências nesta rede social, então é para cumprir
  • Comentários negativos sobre o seu emprego ou clientes – se for amigo com um ou mais colegas de trabalho, o que publica nas suas redes sociais pode espalhar-se pelo escritório. Pense sempre duas vezes antes de publicar algo sobre o seu emprego, mesmo com as definições de privacidade implementadas no seu perfil
  • Publicações enganadoras – pediu o dia por doença para ir à praia? Então, provavelmente é melhor não publicar essas fotografias nas suas redes sociais
  • Comentários racistas, sexistas ou inapropriados – isto é particularmente problemático se forem sobre os seus colegas, clientes e/ou superiores. Porém, qualquer publicação deste género é inaceitável e ofensivo, independentemente da pessoa a quem se dirige

Como lidar com as redes sociais da melhor forma

Em vez de colocar o seu emprego em risco, seja consciente sobre o que conteúdo que publica nas redes sociais e na forma como o partilha. Saiba o que deve ter em consideração antes de clicar no botão Publicar.

  • Seja consciente – pense antes de publicar e não coloque o seu emprego em risco. Se está com dúvidas ou hesitação, não publique.
  • Mantenha a confidencialidade – não exponha informação confidencial sobre o seu empregador nas redes sociais. Sejam boas ou más notícias. Se forem boas notícias, peça primeiro permissão antes de publicar.
  • Seja inteligente – não publique ou envie o seu currículo por aí. Utilize o seu email pessoal, os seus próprios materiais (computador e afins) e procure emprego cuidadosamente se está atualmente empregado.
  • Esteja preparado – prepare-se para as consequências se publicar conteúdo inapropriado. É muito provável que alguém veja o que publicou, o que significa problemas para si. É mais fácil não partilhar nada, assim pelo menos não tem que se preocupar em ser apanhado.

Pense antes de publicar

Pensar antes de publicar é o melhor conselho que lhe podemos dar. Principalmente porque uma vez publicado, dificilmente consegue voltar atrás (até mesmo uma publicação apagada pode ser salva através de screenshots).

Se está com dúvidas sobre o que pode e não pode publicar, mais vale guardar para si. Além disso, pergunte a si próprio se realmente precisa de partilhar o que tem a dizer e o que ganha em fazê-lo.

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais:

Ainda que a sua presença online possa impulsionar a sua carreira, também pode comprometer o seu emprego e prejudicar a sua reputação.

A motivação é um ponto-chave na vida de todos. Porém, mantê-la não é fácil. Aprenda neste artigo como se manter motivado no trabalho.

Há uma linha de pensamento que diz que as distrações podem ser boas. Mas será sempre assim? Conheça as razões para não estar a trabalhar tanto quanto pensa.

Pretende apostar na sua carreira este ano? Então, fique a par das nossas dicas para alcançar sucesso na sua vida profissional.

Se por outro lado está à procura de emprego, fique a par das oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

Artigo anterior Dicas para se adaptar ao local de trabalho com sucesso
Nenhum artigo mais recente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar