O sucesso profissional é a ambição de muitos trabalhadores. Conheça as nossas dicas de carreira para desenvolver o seu caminho profissional.

Enquanto que para determinados trabalhadores o reconhecimento no mercado ou conforto financeiro são as principais medidas de sucesso profissional, para outros o mesmo é mais tempo para a família ou trabalhar menos.

Dicas de carreira sucesso profissional

Independentemente do que considere sucesso profissional, a verdade que é o mesmo requer tempo e trabalho.

Além disso, existem comportamento que o podem ajudar a traçar o caminho certo para atingir os seus objetivos de carreira. A persistência é apenas um deles.

Conheça neste artigo algumas dicas de carreira e coloque-as em prática para obter sucesso profissional.

1. Autoconhecimento

É necessário conhecer os seus pontos fortes e os aspetos que precisa de melhor, tanto de âmbito profissional como de âmbito pessoal.

Dessa forma, vai poder tirar partido das suas qualidade e ter uma visão mais clara do que precisa de desenvolver ao longo da sua carreira.

2. Definição de objetivos

Saber onde pretende chegar é fundamental para alcançar o sucesso profissional. Defina metas de curto, médio e longo prazo e trabalhe para as alcançar. Avalie o progressos dos seus objetivos e metas, e adapte-os e mude o seu rumo se necessário.

3. Aprendizagem contínua

Um profissional de sucesso está em constante aprendizagem. Não pare de estudar, aposte em formação e workshops relacionados com a sua área ou do seu interesse. Além disso, mantenha a abertura e a humildade para aprender com os mais experientes.

4. Motivação

Este é um ingrediente essencial para o sucesso profissional. Gostar do que faz vai gerar uma vontade natural de fazer cada vez melhor e isso vai, inesperadamente, refletir-se num índice de produtividade muito mais elevado.

5. Confiança

A autoconfiança não é sinónimo de arrogância, apesar de a linha entre estas duas características ser bastante ténue.

A confiança trata-se de ter a certeza das suas capacidades, estar comprometido com os seus objetivos e ter convicção dos seus valores e portanto, segurança na exposição das suas ideias e na realização de atividades.

6. Networking

Ter uma boa rede de contacto e nutrir esses relacionamentos contribui para a troca de conhecimentos, experiências e até indicações. Deste modo, torna-se importante frequentar eventos da sua área de interesses, assim como almoçar com os seus colegas.

Ainda assim, também é essencial nutrir os relacionamentos noutras esferas. Exemplificando, a prática de desportos coletivos, viagens, conhecer novas pessoas, fazer voluntariado, também ajudam a formar a sua rede.

7. Marketing pessoal

Saber promover-se é tão importante como mostrar que sabe fazer, até porque o alcance do sucesso profissional depende dessa capacidade.

Deve começar por querer ser o melhor, mas mantendo sempre uma postura adequada sem cair na arrogância, cativar aqueles que o rodeiam, transmitindo-lhes confiança.

Todos estes elementos constituem uma estratégias de marketing pessoal de modo a compor a sua imagem profissional – e será através dessa imagem que vai conseguir afirmar-se.

8. Persistência

O segredo para o sucesso assenta na resiliência, inteligência e audácia para continuar em frente mesmo quando o mundo parece dizer-lhe o contrário. Quanto mais relevante for o seu trabalho, quantos mais contactos estabelecer, melhor. Mas sem nunca descurar o pensamento positivo.

9. Proatividade

Sem trabalho nada acontece, portanto não fique parado à espera das oportunidades. Prefira criá-las e tome a iniciativa.

A proatividade é uma das capacidades mais apreciadas no mundo do trabalho e uma das principais características de um profissional de sucesso.

Sugira, apresente ideias, projetos e soluções. Mostre o seu valor.

10. Inteligência emocional

Tem-se tornado uma característica bastante valorizada pelas empresas nos últimos anos. Ser capaz de compreender e gerir emoções e de saber lidar com diversas situações e pessoas revela um profissional equilibrado, com competências para alcançar qualquer meta.

11. Descanso

Relaxar é tão importante quanto trabalhar, para conseguir alcançar sucesso profissional.

Não leve o trabalho demasiado a sério, nem deixe que o mesmo o domine. Portanto, cuide de si, identifique o que o deixa nervoso e inseguro. Desligue-se desses pensamentos.

Leia, faça exercício físico, viaje, ocupe o seu tempo a fazer outras coisas de que gosta. Se se sentir bem, com energia, vai ter um melhor desempenho no trabalho.

 

Fonte: Ekonomista

 

Saiba Mais

Agora que conhece as nossas dicas de carreira para obter sucesso profissional, saiba como definir e cumprir os objetivos que o vão ajudar a crescer profissionalmente.

Além disso, a liderança neste caminho individual é necessária para não perder o rumo nem estabelecer objetivos inalcançáveis, por isso saiba aprenda a tomar o controlo do crescimento da sua carreira profissional.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.