Já é permitido às empresas pedir a renovação do lay-off simplificado. O formulário para o fazer já está disponível na Segurança Social.

Pode consultar o formulário através deste link.

Esta foi uma das medidas implementadas pelo Governo com o propósito de ajudar as empresas a enfrentar a pandemia da Covid-19.

É de recordar que o lay-off caracteriza-se pela suspensão dos contratos de trabalho ou redução do horário laboral dos funcionários. Além disso, estes passem a ter direito a dois terços do seu salário, pagos em 70% pela Segurança Social e em 30% pelo empregador.

Atualmente, Portugal conta com mais de um milhão de trabalhadores em lay-off. É com base nos dados mais recentes fornecidos pelo Governo que as empresas pretendem saber quando é que vão receber a comparticipação da Segurança Social.

Foi adiantado pelo Primeiro-Ministro António Costa que o pagamento irá ter início nesta sexta-feira, 24 de abril, existindo já um calendário com mais detalhes.

Segundo uma publicação no Twitter, o Ministério do Trabalho e da Segurança Social confirma que:

As datas de pagamento da comparticipação da Seg. Social às empresas que recorreram ao layoff simplificado e instruíram bem o processo:

24, 28 e 30 de abril para empresas que se candidataram até final da primeira semana de abril;

primeira quinzena de maio para as restantes.

Em primeiro lugar, o pagamento será processado nos dias “24, 28 e 30 de abril para empresas que se candidataram até final da primeira semana de abril. Em segundo lugar,  serão devidos os pagamentos às restantes empresas na primeira quinzena de maio.

 

Fonte: Notícias ao Minuto

Saiba Mais:

Agora que já tem conhecimento da possibilidade de renovação da sua situação de lay-off simplificado, fique também a par de outras medidas que pode ter acesso enquanto empregador.

Conheça também a alteração no apoio do Governo aos recibos verdes e saiba – caso esteja nesta situação – como compreender a sua posição.

Está com processos de recrutamento em aberto? Sente dificuldades em determinados processos?

Então conheça todas as nossas soluções para o auxiliar no recrutamento.

Além disso, tem a possibilidade de anunciar gratuitamente no Alerta Emprego e atualmente temos uma opção que permite indicar aos candidatos que a função permite o tele-trabalho.