Razões para não estar a trabalhar tanto quanto pensaHá uma linha de pensamento que diz que as distrações podem ser boas. Mas será sempre assim? Conheça as razões para não estar a trabalhar tanto quanto pensa.

Tinha conhecimento que um colaborador trabalha apenas 15 minutos antes de se distrair? Isto mostra que está a gastar mais de uma hora diariamente devido às constantes distrações e interrupções. E nem falemos do aumento dos níveis de stress e a perda de produtividade.

Está à procura de um equilíbrio saudável entre a sua vida pessoal e profissional? Então está a ler o artigo certo.

Vamos confirmar a veracidade desta afirmação e como as distrações funcionam, ou neste caso, como não funcionam.

1. Multitarefas (multitasking)

Se o computador consegue realizar várias tarefas ao mesmo tempo, então nós também podemos, certo? Errado! Na realidade, um computador não está realmente a fazer multitasking, mas sim a trocar rapidamente a prioridade entre tarefas.

Sempre que realiza várias tarefas em simultâneo, está a quebrar a concentração da tarefa que está à sua frente. Demora entre 20-25 minutos a regressar ao mesmo nível de foco antes da interrupção. Na verdade multitasking é contraprodutivo e abranda o seu ritmo de trabalho.

2. Redes sociais

Está frequentemente a ver o seu email, o Facebook ou até mesmo o Instagram e outras redes sociais? Este comportamento compulsivo (verificar, responde e reagir) está a “comer” os minutos preciosos do seu dia, chegando a várias horas até ao fim da semana.

Acreditaria se lhe disséssemos que 30 horas da sua semana de trabalho são desperdiçada as verificar o seu email?

3. Espaços de trabalho abertos

Há quem defenda que um ambiente de trabalho aberto encoraja a colaboração e o trabalho de equipa. Por outro lado, a falta de paredes e limites dificultam o bloqueio dos sons e a concentração.

Os seus colegas podem aparecer a qualquer momento para conversar um pouco e será aí que será quebrada a sua concentração e, por consequência, a sua produtividade.

4. Reuniões

Nem todas as reuniões são más. Se agendadas anteriormente podem esclarecer os detalhes das tarefas a desempenhar e ajudar o trabalho a ir para a frente. São as reuniões sem aviso prévio que todos os colaboradores temem.

O desperdício de tempo é o que acaba com a produtividade e pode levar a grandes perdas de fundos monetários.

5. Comida, água e pausas para fumar

Se trabalha numa empresa que possui uma cafetaria ou um espaço designado para as refeições, pode tornar-se difícil encontrar um lugar para tomar a sua refeição. Ou até mesmo para tomar um café ou beber um chá.

Por falar de chá e café. Tem conhecimento das vezes que faz esta pausa? Multiplique isso por 20 e será surpreendido pelo tempo que passou só por beber um café ou um chá.

Pausas para beber água podem acabar em minutos de conversas entre colegas. E as pausas para fumar vão pelo mesmo caminho.

Apesar de não ser possível eliminar ou mudar completamente a forma como trabalha, pode trazer mudanças através de pequenas modificações. Pelo que viu até agora, até pequenos detalhes podem ter grandes efeitos a longo-prazo. Por isso, não subestime as pequenas modificações.

 

Fonte: LinkedIn

 

Saiba Mais:

Esta análise dar-lhe-à uma noção mais clara sobre o impacto que estas pequenas distrações podem realmente ter na sua produtividade e desempenho diário.

Agora que conhece as razões para não estar a trabalhar tanto quanto pensa, pode começar a implementar pequenas mudanças no seu comportamento. Sempre a fim de manter ou elevar a sua produtividade.

Pretende apostar na sua carreira este ano? Então conheça as nossas dicas para alcançar sucesso na sua vida profissional.

Se a sua vida sofreu uma reviravolta de 180º graus, aprenda a lidar com esta realidade e manter um bom desempenho enquanto trabalha a partir de casa.

Se por outro lado está à procura de emprego, fique a par das oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.