Como se manter motivado no seu trabalho

A motivação é um ponto-chave na vida de todos. Porém, mantê-la não é fácil. Aprenda neste artigo como se manter motivado no trabalho.

O primeiro ponto que devemos ter em consideração é o seguinte: ninguém consegue estar motivado 24 horas por dia. Por isso, quando depende deste sentimento para tomar iniciativa, está a deixar os resultados que pretende alcançar ao acaso. E isso não é uma boa estratégia.

Sendo assim, o que deve fazer?

“É chegar e fazer”

A fim de compreender melhor este conceito, será exemplificado o método do Pintor Chuck Close que demonstra a sua estratégia em relação a este tópico.

Segundo o Pintor a “inspiração é para os amadores – o restante apenas chega e faz o que lhe compete”.

A afirmação, que provém originalmente de “just show up and get to work”, é um lema que se pode estender a todas as áreas da sua vida. Não importa os objetivos que tem em mente porque não os vai conseguir alcançar só pela motivação, mas sim quando começar a trabalhar todos os dias nos seus objetivos.

A lição que deve retirar desta expressão é que não deve esperar pela motivação para investir no seu trabalho ou nos seus objetivos. O essencial é começar aos poucos, tentar criar algo, escrever algo, o que seja. O importante é começar.

Apenas tem de criar e estabelecer um sistema que lhe permita não depender da motivação para começar a trabalhar.

Como criar o seu próprio sistema

Existem diversas estratégias que pode implementar no seu sistema. Conheça aqui algumas das mais eficazes:

  • Desenvolva um alarme ou algo que estimule o seu comportamento para começar a trabalhar. Exemplificando, pode calendarizar as suas tarefas, a fim de não parecer que está cheio de tarefas e poder concentrar-se apenas numa atividade de cada vez;
  • Comece aos poucos. Não tente avançar metade do seu trabalho logo no início;
  • Acompanhe o seu progresso. Meça tudo o que faz e desafie-se para conseguir fazer melhor e aumentar o seu desempenho;
  • Recompense o seu desempenho. Celebre até as pequenas vitórias para reforçar os seus esforços;
  • Implemente consequências para quando não faz qualquer progresso (por exemplo, não ir jantar fora ou não ir ao cinema). Isto ajudará a manter-se fiel à sua calendarização. Além disso, estará mais consciente das consequências quando pensar em não fazer determinada atividade.
  • Adapte o seu ambiente a fim de facilitar a realização das suas tarefas e de dificultar quaisquer comportamentos que impedem o seu progresso;
  • Interaja com as pessoas certas. Elas vão adotar os seus objetivos, emoções e atitudes com o propósito de o ajudar a alcançar o que deseja. Escolha atentamente os círculos sociais em que se insere;
  • Obtenha responsabilidades. Crie um grupo de pessoas com os mesmos objetivos, integre uma equipa ou um clube. Sentir que tem responsabilidades não só para consigo, mas também para com outras pessoas irá ajudá-lo a manter-se produtivo;
  • Tenha em conta que as coisas podem não correr bem. Faça uma avaliação semanal para analisar os seus esforços e reajustar o necessário. Considere também que os contratempos são dados valiosos e não falhanços.

Todas estas estratégias são eficazes numa perspetiva geral. Porém, terá de experimentar e descobrir qual ou quais são as mais eficazes para si.

Mude a sua identidade, mude a sua vida

A razão pela qual isto funciona é porque o sistema ajuda-o a tomar a iniciativa. Ajuda-o a começar a trabalhar. E à medida que avança, vai começar a ganhar impulso, que o vai ajudar a progredir eficazmente no seu trabalho. No fim, tudo isto vai influenciar a perceção que tem de si próprio e das suas capacidades.

Vai deixar de ser a pessoa que precisa de motivação para conseguir fazer alguma coisa. Em vez disso, torna-se na pessoa que, independentemente do que aconteça, simplesmente “chega trabalha o que lhe compete” todos os dias. E quando chegar a esse estado, não há nada que não consiga fazer.

 

Fonte: The Muse

 

Saiba Mais:

A motivação é um ponto-chave na vida de todos. Porém, mantê-la não é fácil. Aprenda neste artigo como se manter motivado no trabalho.

Está atualmente a trabalhar em regime de tele-trabalho? Então fique a par das distrações a evitar durante o dia-a-dia a fim de manter um bom nível de produtividade. Aproveite e considere uma avaliação ao seu desempenho.

Se por um lado está de volta ao escritório, assegure-se que de o fazer de forma segura para si e para os outros. Partilhamos consigo o guia para um regresso seguro ao trabalho.

Se por outro lado está à procura de emprego, o nosso portal pode ajudá-lo a conseguir a vaga ideal para si. Conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal Alerta Emprego.