O local de trabalho nunca foi tão competitivo como o dos dias de hoje, por isso é necessário dominar determinas competências para ser bem-sucedido.

Neste artigo terá a oportunidade de conhecer as seis competências essenciais para ser bem-sucedido no local de trabalho. Hoje em dia ser o melhor do que faz já não é suficiente. É necessário dominar as competências competitivas que as empresas valorizam.

As competências para ser bem-sucedido no local de trabalho

1. Comece a ouvir

Há pessoas que acreditam que conseguem chegar ao topo com os seus argumentos. Partilhar o seu conhecimento com os outros é importante, mas ouvir o que está à sua volta pode beneficiá-lo de inúmeras formas.

Pode aprender muito quando se esforça para compreender o que os outros lhe estão a dizer. Como um ouvinte ativo, consegue compreender verdadeiramente o significado das palavras dos seus superiores e colegas.

Vai compreender as expetativas do seu patrão, o que motiva os seus colegas e descobrir o que os seus clientes desejam de si. Esta competência vai ter um grande impacto positivo no seu desempenho na construção de uma relação com quem está à sua volta. Por isso, esforce-se para ouvir os outros.

2. Resolva os problemas, em vez de se queixar

Todos os locais de trabalho têm os seus problemas, e é difícil não deixá-los aborrecê-lo. No entanto, queixar-se deles não vai ajudar em nada. Muito pelo contrário, este seu comportamento vai se tornar detrimental, uma vez que a negatividade deita abaixo o espírito de todos.

Não tem nada a ganhar com um ambiente de trabalho tóxico, a não ser uma má reputação. Se encontrar forma de resolver os problemas em vez de apenas se queixar deles, será reconhecido como um excelente profissional, daqueles que prosperam nas más alturas.

3. Pense de forma crítica

Quando está a tomar uma decisão, pode sentir-se tentado a fazê-la o mais rápido possível. Afinal, ainda tem muito para fazer num curto período de tempo. Quanto mais rápido resolver o problema ou alcançar o objetivo, mais rápido pode riscá-lo da sua lista e seguir em frente.

Ainda que pareça uma perda do seu tempo (limitado) ao considerar todas as opções à sua disposição, será muito mais bem-sucedido se o fizer. O seu pensamento crítico vai ajudá-lo. Utilize-o para avaliar cada opção antes de decidir a mais eficaz e eficiente.

4. Faça uma gestão eficaz do seu tempo

Enquanto um profissional ocupado, a sua vida é agitada. Se se esforçar para progredir o seu projeto, ficará ainda mais stressado à medida que o seu superior lhe passar mais responsabilidades.

Como é que vai conseguir fazer tudo? Se ao menos pudesse estender as horas que um dia tem, mas não pode. No entanto, pode usar as horas de forma mais eficiente. A capacidade de gerir o seu tempo é uma das competências mais essenciais que qualquer profissional deve dominar.

O único perigo é que quanto mais trabalhar fizer num dia, mais responsabilidades o seu superior delegará. Contudo, é um risco que terá de enfrentar a fim de ser bem-sucedido.

5. Seja amigável com todos

Considerando todas as diferentes personalidades que enchem um local de trabalho, as expetativas do seu superior de que todos se deem bem é algo difícil.

Quando perceber que dar-se bem com os seus colegas não significa gostar deles, o trabalho de equipa torna-se muito mais tolerável. Excelente competências de interpessoais vão ajudá-lo a alcançar os objetivos do seu superior por um ambiente de trabalho harmonioso.

Se consegue simpatizar com os seus colegas, poderá evitar conflitos e promover um trabalho de equipa eficiente para todos.

6. Mostre quem é o líder

Finalmente, se pretende chegar ao topo, vai ter de demonstrar as suas competências de liderança. Jamais poderá ser um líder se não tiver seguidores, por isso, a primeira coisa que deve fazer é conquistar o respeito e confiança das pessoas.

Mostra ao seu chefe que tem o necessário para ser um bom líder ao demonstrar que consegue delegar tarefas aos seus colegas, e que está disposto a acumular mais responsabilidade.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais:

O local de trabalho nunca foi tão competitivo como o dos dias de hoje, por isso é necessário dominar determinas competências para ser bem-sucedido.

Adaptar-se ao ambiente de trabalho pode ser um desafio, mas não é impossível. Conheça as nossas dicas para se ajustar ao seu local de trabalho com sucesso.

Fique também a par das melhores dicas para lidar com o stress do trabalho a fim de manter um desempenho profissional excecional e evitar sentimentos de burnout.

Conheça estas dicas e aprenda a melhorar a sua ética profissional através destas competências, a fim de melhorar o seu desempenho e relações profissionais.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.