Dicas para melhorar a sua ética profissional

Conheça estas dicas e aprenda a melhorar a sua ética profissional através destas competências, a fim de melhorar o seu desempenho e relações profissionais.

É um facto! As empresas estão sempre atentas à ética profissional dos seus colaboradores – dedicação, confiança e integridade. E na maioria dos casos, estas qualidades são recompensadas com um maior nível de confiança e até uma relação mais sólida.

Mas, e se não nasceu com esta virtude? Não se preocupe, porque a ética profissional é algo que pode ser desenvolvida e trabalhada.

Dicas para melhorar a sua ética profissional

Como se define a ética profissional?

Uma pessoa com uma elevada ética profissional é:

  • cooperativa
  • dedicada
  • produtiva
  • profissional
  • confiável

Estes são os colaboradores que chegam a horas – ou mais cedo – ao trabalho. Dedicam-se às suas tarefas, e se algum problema aparece, são os primeiros a assumir as responsabilidades. Além disso, cumprem prazos e nunca negam que existe espaço para melhorarem.

Vai-se aperceber que estes colaboradores trabalham bem em equipa e sempre de forma profissional. Eles seguem os padrões da empresas à risca e respeitam os seus colegas, mas também serão os primeiros a chamar a atenção se necessário.

Como pode melhorar a usa ética profissional?

Alguma vez teve um mau desempenho ou foi-lhe aconselhado a rever a sua ética profissional Então as próximas dicas são perfeitas para melhorar o seu lado profissional:

1. Pratique o seu profissionalismo

Esta dica aborda uma variedade de boas-práticas: chegar ao trabalho a horas, deixar as chamadas pessoais para as pausas, vestir-se de forma adequada ao seu contexto laboral, entre outras.

Ou seja, essencialmente o seu comportamento deve refletir aquilo que é do melhor interesse dos seus clientes.

2. Torne-se num porta-voz

Não tem de pertencer ao departamento de vendas ou ser um representante da sua empresa. Apenas mantenha uma atitude positiva acerca da sua organização. Aproveite quando tem a oportunidade de recomendar a sua empresa e empregador.

3. Priorize a aprendizagem

Procura formas de expandir e ganhar novos conhecimentos. Considere ações de voluntariado, mentoria, aulas pós-laboral ou seminários ao fim-de-semana. Integre associações profissionais do seu setor, se achar interessante.

Portanto, se pretende melhorar a sua ética profissional, a aprendizagem deve estar sempre na sua lista de prioridades.

4. Seja organizado

Organize o seu dia-a-dia de forma a garantir que lida com as atividades de máxima prioridade. Mantenha o foco na tarefa que tem em mãos, e certifique-se que a revê antes de a entregar ou submeter.

Utilize aplicações com calendários onde posso colocar as suas tarefas para o dia ou se preferir utilize uma agenda. Mas prepare sempre com antecedência as tarefas para o dia e depois pode ir riscando as que já foram realizadas.

A organização de um horário e das tarefas a concluir pode ajudá-lo a ter uma sensação de realização, além de que pode ajudá-lo a sentir-se mais calmo, sem se deixar levar pelo stress.

5. Trabalhe em equipa

Pode parecer cliché, mas trabalhar bem em equipa é um aspeto essencial do trabalho de qualquer um. Respeite os seus colegas e superiores. E esteja sempre recetivo a qualquer tipo de feedback, positivo ou negativo, o importante é utilizá-lo para melhorar o seu desempenho.

Por isso, procure oportunidades para trabalhar em equipa. Não é apenas uma relação profissional que se está a construir, mas também uma relação pessoal.

6. Procure um equilíbrio

Uma forte ética profissional é uma característica inestimável na sua carreira, mas também o compromisso de viver uma vida saudável. Siga as suas paixões e não negligencie a sua saúde para que possa estar no seu melhor.

Uma noite bem dormida, o exercício regular e uma alimentação saudável são um ótimo impulso para aumentar a sua produtividade e foco.

 

Fonte: Monster

 

Saiba Mais:

Conheça estas dicas e aprenda a melhorar a sua ética profissional através destas competências, a fim de melhorar o seu desempenho e relações profissionais.

Conheça as melhores dicas para lidar com o stress do trabalho a fim de manter um desempenho profissional excecional e evitar sentimentos de burnout.

Está em regime de tele-trabalho? Então, aprenda a manter-se organizado enquanto trabalha de casa. Aproveite a oportunidade e conheça as dicas que vão facilitar o seu dia-a-dia para obter um desempenho mais produtivo.

De modo a manter a sua produtividade em alto desempenho, é essencial estabelecer algumas regras. Aprenda a manter o equilíbrio entre o ambiente profissional e pessoal quando é uma mãe ou um pai trabalhador.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

9 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Crie um CV profissional online

Siga-nos

Artigo anterior Conheça as licenciaturas e mestrados com emprego garantido
Próximo artigo Pretende pedir a demissão? Saiba o que deve ter em consideração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar