string(6) "#29446"

Conheça as licenciaturas e mestrados com emprego garantido

De acordo com o Infocursos 2020, existem universidades públicas e privadas que oferecem licenciaturas e mestrados integrados com emprego garantido.

O portal, gerido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, tem o propósito de ajudar os candidatos ao ensino superior nas suas escolhas.

Dessa forma, apresentamos neste artigo as licenciaturas e mestrados com emprego garantido. Atuamente, existe no ensino superior português um total 68 cursos com desemprego nulo.

A área dominate (que garante emprego a 100%) é a Saúde, com destaque para a licenciatura em Enfermagem e os mestrados integrados em Medicina, no entanto existem também diversos cursos de Engenharia, principalmente nas áreas de Informática e dos Computadores.

Por outro lado, também se destacam os cursos de:

  • Música – Universidade de Aveiro
  • Arquitetura – Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
  • Psicologia – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica

Inesperadamente, a Universidade Católica conta com oito cursos com empregabilidade total e a Universidade Lusófona com dois.

Os dados apresentados são retirados do portal do Infocursos, que disponibiliza dados estatísticos sobre cursos superiores a fim de apoiar os estudantes nas escolhas de cursos no ensino superior. A edição de 2020 foi tornada pública no passado dia 18 de julho.

O número de recém-licenciados inscritos nos centros de emprego do IEFP tem vindo a diminuir nos últimos cinco anos. Segundo o Infocursos 2020, há:

  • 3,3% de diplomados por universidades e politécnicos públicos desempregados. Em 2016 a taxa estava nos 8,1%, caindo para 7,2% em 2017 e para 3,4 em 2019. A taxa é ligeiramente superior no setor privado: 3,9%.

Para o cálculo foram considerados os diplomados entre os anos letivos de 2014/15 e 2017/18 que se encontravam desempregados em junho 2019 ou em dezembro de 2019, utilizando como base a percentagem média de desemprego registado nestes dois meses de referência.

Conheça todos os cursos superiores com uma taxa de desemprego nula aqui!

 

Fonte: Jornal Económico

 

Saiba Mais:

De acordo com o Infocursos 2020, existem universidades públicas e privadas que oferecem licenciaturas e mestrados integrados com emprego garantido.

Além disso, aproveite para ficar a conhecer os empregos mais bem pagos da próxima década.

Fique também a par do calendário do próximo ano letivo partilhado pelo Ministério da Educação. Conheça as novas regras que vão moldar o regresso às aulas.

Está de regresso ao emprego? Então conheça este guia e siga os conselhos e recomendações à risca para um regresso seguro ao trabalho.

Encontra-se de momento à procurar de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

Artigo anterior Como avaliar a primeira proposta de trabalho após a faculdade
Próximo artigo Dicas para melhorar a sua ética profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar