Como avaliar a primeira proposta de trabalho após a faculdade

a primeira proposta de trabalho após a faculdadeConseguiu a primeira proposta de trabalho após a faculdade? Saiba que aspetos deve ter em consideração e como os avaliar para tomar uma decisão ponderada.

Inesperadamente, os licenciados geralmente gastam uma enorme quantidade de energia na procura por um emprego após a conclusão da sua licenciatura. E quando as propostas começam a chegar, pode ser desafiante escolher a mais vantajosa.

Assim sendo, este artigo pretende ajudá-lo a avaliar primeira oferta de trabalho após a faculdade, de forma ponderada. Fique a par destas 10 dicas e utilize-as para selecionar a melhor proposta.

Nota: neste artigo temos em consideração tanto os recém-licenciados que seguiram do secundário como os profissionais que pausaram a sua carreira para tirar uma licenciatura específica.

1. Determine os critérios que a tornam numa boa proposta

Desenvolva critérios pessoais que na sua ideia tornam o trabalho num “bom emprego” para que possa filtrar e analisar as ofertas que correspondem a esses critérios. Pode utilizar fatores comuns como a forma com que o emprego se enquadra com os seus/as suas:

  • interesses
  • competências
  • nível inicial de responsabilidade
  • perspetivas de carreira
  • oportunidades de formação
  • salário e benefícios
  • localização
  • cultura, ética e responsabilidada, entre outros

Razões para aceitar ou recusar uma proposta de emprego é o que não falta. Basta ponderar o que atualmente procura e que objetivos pretende alcançar e, principalmente, que cargo poderá ajudá-lo a conquistar o que pretende.

2. Tenha uma noção clara sobre o cargo

Certifique-se que compreende as tarefas que irá desempenhar no seu primeiro emprego. Vá mais além das descrições do anúncio. Por isso, peça ao recrutador a oportunidade de interagir com recentes contratações em posição semelhantes e coloque questões como:

  • Explique-me como foi o seu dia de ontem?
  • Quais são as competências mais críticas para desempenhar o seu cargo?
  • Quais são os aspetos mais stressantes do seu cargo?
  • Qual é a atividade/tarefa que implica mais responsabilidade no seu cargo?
  • Quando é que começou a assumir mais responsabilidades?
  • Qual é a percentagem do seu tempo que dedica às tarefas de rotina que mencionou?

No entanto, se continuar inseguro sobre o cargo ou o ambiente de trabalho, pergunte se pode acompanhar um profissional recentemente contratado durante um dia ou dois.

3. Tenha em consideração o seu caminho profissional

Avalie as perpetivas de crescimento com o recrutador. Descubra se a empresa possui planos de formação para evoluir a sua carreira. Peça para falar com colaboradores que foram subindo na empresa e determine o que foi necessário fazer para alcançarem a próxima etapa.

Além disso, peça aos recrutadores a percentagem de novos colaboradores que são promovidos e analise o prazo normal para alcançar essa promoção.

4. Estude os programas de formação e oportunidades de crescimento

Investigue as oportunidades de formação e desenvolvimento profissional a fim de realizar uma decisão ponderada. Analise e questione aspetos como:

  • A formação é realizada no local de trabalho ou fora do ambiente profissional?
  • Pode receber reembolsos por participar em cursos ou seminários exteriores à empresa?
  • Os novos colaboradores são financiados para se deslocarem a conferências?

5. O salário é compatível com o seu valor?

Estude o salário proposto e se o mesmo está dentro do contexto do cargo e do setor em que se enquadra. Pesquise o montante apropriado para alguém do seu cargo, tendo em conta que é um recém-licenciado e também se possui ou não experiência na área e se possui as competências que a empresa procura.

Não deixe as empresas aproveitarem-se de ser um recém-licenciado. Por isso, faça as pesquisas necessárias para conseguir determinar as melhores propostas.

6. O que vai aprender?

Considere atentamente o quanto vai aprender no seu primeiro emprego, principalmente porque as novas contratações estão sempre a mudar de empregos nos primeiros 10 anos da sua carreira.

As competências e conhecimentos que vai adquirir vão ajudá-lo a conseguir empregos melhores e com uma melhor remuneração. Por isso, aproveite e questione os colaboradores mais recentes sobre as competências que desenvolveram e o conhecimento que adquiriram.

7. Não se esqueça da localização

Pense de forma cuidada a localização do seu potencial emprego. Se o trabalho parecer ótimo e local não for o ideal, considere se tem a oportunidade de mudar dentro da empresa para um local mais desejável, após alguns anos.

Além disso, tenha em conta se as viagens se podem tornar um inconveniente? Tem de apanhar diversos transportes públicos? As paragens ficam distantes do local de trabalho? Se levar o seu carro, perde muito tempo no tráfego? Consegue estacionar o carro perto do local de trabalho?

8. Pense no seu futuro

Avalie as perspetivas do seu potencial empregador. Será que a empresa está a crescer, está estagnada ou está a entrar em prejuízos? O setor onde pretende ingressar está a crescer ou por outro lado está a perder importância?

Estas são questões importantes se pretende uma carreira estável desde o início. Por isso, uma empresa com perpetivas de crescimento é muito mais apelativa que uma que está atualmente a passar por uma má fase.

9. Como é a gestão da empresa?

Cuidadosamente, avalie o estilo de liderança e a personalidade do seu potencial superior (se tiver conhecimento de quem é). Coloque a quem tem de responder aos seus pedidos questões como:

  • Como descreve a abordagem do seu superior em relação à gestão e liderança?
  • Do que mais gosta em trabalhar para o seu superior?
  • Que mecanismos estão implementados de forma a recebermos o feedback do nosso desempenho?

O importante a retirar:

É essencial avaliar diversos aspetos numa proposta de emprego. Por isso, determine aqueles que são mais importantes para si e destaque as ofertas que vão ao encontro desses aspetos.

É normal deparar-se com várias propostas que parecem adequadas, por isso como pode selecionar a melhor? Não se esqueça de avaliar os prós e contras. Agora que filtrou estas ofertas, vejam quais são as que possuem mais vantagens.

Conheça estas dicas e veja quais se adaptam ao seu estilo. Não pense que é obrigado a seguir todos estes passos. Estude e implemente apenas aqueles que melhor se adequam às suas necessidades atuais.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais:

Conseguiu a primeira proposta de trabalho após a faculdade? Então conheça os aspetos deve ter em consideração e como os avaliar para tomar uma decisão ponderada.

Agora que conhece as estratégias que pode implementar, fique a par das questões que deve refletir e compreender antes de aceitar o novo emprego.

Receber mais do que uma proposta de emprego em simultâneo é uma prospeção interessante quando está à procura de emprego. Contudo, este cenário também pode ser desafiante e stressante para os candidatos. Por isso, aprenda a certificar-se que está a tomar a decisão certa!

Está atualmente à procura de emprego? Então, conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

10 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Siga-nos

Artigo anterior 10 Empresas a Recrutar em Portugal esta semana
Próximo artigo Conheça as licenciaturas e mestrados com emprego garantido

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar