As 20 questões que deve refletir antes de aceitar um novo emprego

As questões que deve refletir antes de aceitar um novo empregoAntes de aceitar uma proposta de emprego há aspetos a ponderar. Conheça as questões que deve refletir e compreender antes de aceitar o novo emprego.

Quando lhe é apresentada uma proposta de emprego, é sempre recomendado tirar algum tempo para ponderar e refletir sobre a mesma. Ou seja, o objetivo é realizar uma decisão informada e não de impulso.

A procura de emprego é um fator de grande ansiedade na maioria dos candidatos, e com boas razões. Surpreendentemente, ou não, o processo de recrutamento é lento e bastante stressante. E no calor do momento alguns candidatos tendem a aceitar a primeira oferta que lhes aparece à frente.

Esta é uma das razões pelas quais muitos profissionais saltam de emprego em emprego, de um cargo para o outro. Se não dedica algum tempo para compreender o que pretende do novo emprego e descobrir se este contribui para a realização dos seus objetivos, vai acabar por cometer um erro. Algo que lhe pode sair caro a longo prazo.

Portanto, recomendamos que tire alguns minutos para se questionar e realizar um momento de autoreflexão antes de dizer “sim”. E se não gostar das suas respostas, então continue a sua procura de emprego. Existem diversas oportunidades ao seus dispor. Por isso, não deixe o receio e ansiedade forçá-lo a tomar decisões inconscientes.

Questões a refletir antes de aceitar a proposta de emprego

Questão #1

Isto é uma mudança de carreira a longo prazo? Caso contrário, o que este novo cargo oferece em termos de experiência para alcançar os meus objetivos de carreira? Por quanto tempo preciso de permanecer neste novo emprego para obter essas vantagens?

Questão #2

Se esta é uma mudança de carreira a curto prazo, qual o seu objetivo? Estou a sair de algo que não quero ou a ir atrás de algo que eu quero praticar?

Questão #3

Este novo cargo é um desafio para as minhas capacidades mentais?

Questão #4

Tenho capacidades para realizar as minhas tarefas diárias neste cargo? E sinto-me confortável ao realizá-las?

Questão #5

Compreendo na totalidade o que a empresa espera de mim neste papel?

Questão #6

Será que a empresa tem a capacidade de me fornecer os recursos necessários a fim de ser bem-sucedido neste cargo?

Questão #7

Será que as minhas competências e talentos vão ser uma mais-valia para este cargo?

Questão #8

Terei a capacidade de contribuir positivamente para a empresa e para os seus objetivos?

Questão #9

Será que terei orgulho em ser associado a esta empresa, à sua marca, serviços e/ou produtos?

Questão #10

Será que os meus valores estão alinhados com a cultura da empresa?

Questão #11

Poderá a localização do escritório ser uma desvantagem para mim? Será que vou ter problemas com os transportes públicos, e se sim, conseguirei ultrapassá-los?

Questão #12

Será que até agora as minhas interações com outros colaboradores têm sido amigáveis e amáveis?

Questão #13

Conseguirei sentir-me confortável ao interagir socialmente com os outros colaboradores do trabalho?

Questão #14

Poderá o meu superior ser uma fonte de apoio com quem posso aprender?

Questão #15

Será que o ambiente de trabalho se assemelha ao meu estilo de trabalho?

Questão #16

Sentir-me-ei profissionalmente realizado neste emprego?

Questão #17

Financeiramente, poderá este emprego proporcionar-me um estilo de vida desejável? Se não, poderá a longo-prazo?

Questão #18

Será que os benefícios que a empresa oferece são suficientes para me sentir satisfeito?

Questão #19

Terei oportunidades para crescer profissionalmente?

Questão #20

Prevejo algum tipo de problema em aceitar este emprego? Se sim, como posso evitá-lo ou superá-lo?

Receber uma proposta de emprego é sempre uma grande satisfação. Mas não pense que tem a obrigação de a aceitar, especialmente se a sua procura de emprego tem sido longo e problemática.

É importante não perder o foco e compreender os seus objetivos profissionais, não só a curto prazo como também a longo prazo. Lembre-se de refletir sobre estas 20 questões antes de aceitar o novo emprego. E com base nas suas respostas, vai ter uma melhor compreensão do caminho a seguir.

 

Fonte: Work It Daily

 

Saiba Mais:

Antes de aceitar uma proposta de emprego há aspetos a ponderar. Portanto, conheça as questões que deve refletir e compreender antes de aceitar o novo emprego.

Receber mais do que uma proposta de emprego em simultâneo é uma prospeção interessante quando está à procura de emprego. Contudo, este cenário também pode ser desafiante e stressante. Por isso, saiba como deve atuar nestas circunstâncias.

Conheça neste artigo as nossas dicas para organizar a sua procura de emprego a fim de a tornar mais eficiente e de conseguir a sua oportunidade ideal.

Está atualmente à procura de emprego? Está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado? Então conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

Tal como referimos anteriormente, é importante deixar uma boa impressão na mente do recrutador. Fique a par deste truque para ser agradável durante a entrevista de emprego. Além disso, conheça os comportamentos que podem passar uma má imagem.

Estenda a sua pesquisa de emprego ao nosso portal. Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.

10 Empresas a Recrutar em Portugal esta semana

Siga-nos

Artigo anterior 8 Empresas a Recrutar em Portugal esta semana
Próximo artigo Dicas para se adaptar ao local de trabalho com sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar