Conheça neste artigo as nossas dicas para organizar a sua procura de emprego a fim de a tornar mais eficiente e de conseguir a sua oportunidade ideal.

No atual mercado de trabalho, é normal submeter o currículo para diversas vagas. É algo que envolve algum tempo, e pode tornar-se difícil acompanhar as diversas candidaturas que enviou. É importante não se perder e não deixar passar prazos de entrega, confundir empresas e cargos ou trocar os horários das entrevistas.

Portanto, torna-se essencial organizar e gerir adequadamente a sua procura de emprego. Este planeamento é tão importante quanto identificar oportunidades de trabalho e submeter a sua candidatura.

dicas para organizar a procura de emprego

Fique a par com estas dicas para organizar a sua procura de emprego e acompanhar o progresso das suas candidaturas:

1. Crie uma folha no Excel com a informação organizada

Se está familiarizado com o Microsoft Excel, o Google Sheets ou programas semelhantes, a organização das informações mais importantes é uma forma simples e eficiente de acompanhar o processo da sua candidatura.

Pode utilizar este documento para acompanhar as empresas para as quais se candidatou, a data em que submeteu a sua candidatura, que documentos enviou (apenas currículo; currículo e carta de apresentação) e outros detalhes importantes no processo de recrutamento.

Os detalhes do documento são à sua escolha, mas conheça os pontos-chave que deve incluir:

  • Nome da empresa – o nome da organização a que se está a candidatar;
  • Contacto da empresa – o ponto de contacto da empresa, talvez a quem se dirigiu na carta de apresentação (exemplificando: Diretor do Recursos Humanos);
  • Email – o email de quem está a cargo do processo de recrutamento;
  • Data em que submeteu a sua candidata – quando enviou a sua candidatura;
  • Documentos enviados – apenas o currículo? O currículo e carta de apresentação?;
  • Data da entrevista – para quando ficou agendada a sua entrevista?;
  • Email de agradecimento – enviou um follow-up? Então indique aqui;
  • Estado da candidatura – se foi rejeitado, se lhe fizeram uma proposta, se foi chamado para uma segunda entrevista, etc.

2. Crie uma tabela de submissões no Word

Se por outro lado o Excel não é o seu forte, não se preocupe. Pode simplesmente criar uma tabela com as mesmas informações e organização no Microsoft Word. Ou até mesmo no Google Docs, ou plataformas semelhantes.

Utilize a tabela do Word para acompanhar informações relevantes como datas, prazos e outro tipo de dados importantes para a sua procura de emprego.

Apenas insira uma table e escolha o número de colunas baseado na quantidade de categorias que pretende acompanhar (nome da empresa, informação de contacto, datas de submissão e por aí fora) e o número de linhas dependendo da quantidade de cargos a que se está a candidatar.

Adicionalmente, pode incluir outros pontos-chave como estes (se preferir):

  • Prazo de candidatura;
  • Data de começo potencial;
  • Onde encontrou a oferta de emprego;
  • Informação da empresa, como: morada, número de colaboradores, tamanho (pequena, média ou grande empresa);
  • A sua preferência em relação ao cargo em comparação com outros cargos

3. Utilize a Cloud

Se gostar de estar organizado a nível online, guardar os seus documentos na Cloud é uma boa forma de o garantir. Plataformas como o Google Drive, o Dropbox e outras semelhante são ferramentas ótimas para criar e/ou salvar documentos. Tal como a carta de apresentação e o seu currículo.

Além disso, também pode sincronizar com o Calendário no Google Drive de modo a assegurar que não deixa passar dias e prazos importantes.

4. O Alerta Emprego pode ser a sua grande ajuda

Os portais de emprego são uma das melhores ferramentas ao seu dispor que o podem ajudar a encontrar a oportunidade ideal. E é esse o objetivo do Alerta Emprego!

Enquanto portal de emprego, nós disponibilizamos ferramentas que o vão ajudar a encontrar as oportunidades que melhor respondem às suas necessidades e competências. No Alerta Emprego tem a possibilidade de filtrar as suas pesquisas por:

  • Tipo – Full-Time, Part-Time, Temporário, Estágio IEFP, Trainee/Estágio, Tele-Trabalho;
  • Função – Técnicos Especializados, Apoio ao Cliente, Developer IT e muito mais;
  • Tipo de Empresa – Recrutadora, Multinacional, PME, Grande Empresa;
  • Setor – Contact Centers, Retalho, Tecnologias da Informação e muito mais;
  • Região (incluindo por continente e país).

Portanto, utilize esta grande ferramenta na sua procura de emprego e tenha acesso às melhores oportunidades de carreira.

5. Crie Emails de Alerta

O Alerta Emprego, enquanto portal e emprego, permite criar alertas de emprego sempre que são publicadas novas ofertas para as áreas, funções ou regiões do seu interesse.

Em primeiro lugar, deverá registar-se no Alerta Emprego. Em segundo lugar, deve dirigir-se ao seu perfil, e no menu acima clicar na opção Pesquisas. Nessa página, tem a opção de criar alertas específicos para as funções ou outros fatores que lhe são relevantes. Para tal, deve clicar na opção Adicionar Pesquisa.

Posteriormente, basta pesquisar os termos que pretende, selecionar os filtros da sua preferência e por fim clicar na opção à sua direita Subscrever esta Pesquisa. Tem também a opção de receber estes alertas no seu email. Assim, tem a oportunidade de estar sempre a par das mais recentes ofertas de emprego da sua área ou região.

6. Utilize o seu smartphone

Para um método de organização mais flexível, considerar utilizar o seu smartphone. Por exemplo, utilize a sua aplicação do Bloco de Notas ou faça o download de uma aplicação semelhante ao Excel para acompanhar os seus processos de candidatura. Este método ajuda-o na vertente em que não está dependente de andar com o seu portátil de um lado para outro.

Também pode colocar alarmes, alertas e o calendário para andar em cima do acontecimento, não perder prazos nem trocar datas de entrevistas, e outras informações importantes.

7. Utilize um caderno pessoal

Se não é tão ligado às tecnologias e prefere um caderno e caneta, que não seja por isso. Tenha sempre perto de si um caderno de apontamentos para escrever as informações importante acercas das suas candidaturas. Pode seguir os exemplos do primeiro ponto do artigo e guiar-se pelos mesmos pontos-chave, mas a partir do seu caderno pessoal.

Por vezes, a tecnologia pode ser complicada, por isso se prefere um método mais tangível e controlável, organize a sua procura de emprego no seu caderno. Além disso, pode também utilizar o seu caderno para escrever rascunhos para a sua carta de apresentação, tirar notas durante a entrevista entre outras coisas.

8. Simplifique a sua procura

Claramente, existem diversas formas de acompanhar o progresso da sua procura, mas também há formas de reduzir a sobrecarga psicológica e emocional. Esforce-se para simplificar a sua procura de emprego e será recompensado.

Foque-se na qualidade e não na quantidade: apenas candidate-se quando está realmente qualificado para cargo, e personalize cada carta de apresentação, além de ver e rever o seu currículo antes de o submeter.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais:

Conheça neste artigo as nossas dicas para organizar a sua procura de emprego a fim de a tornar mais eficiente e de conseguir a sua oportunidade ideal.

Além de saber os passos a tomar, também é importante compreender os comportamentos a evitar se o seu objetivo é conseguir aquele emprego.

Se está com urgência em conseguir emprego, saiba neste artigo o que está ao seu alcance para ser contratado mais rapidamente. Conheça estas dicas e coloque-as em prática.

Visite também o nosso portal Alerta Emprego e tenha acesso a diversas oportunidades de carreira para diferente funções e regiões.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.