Receber mais do que uma proposta de emprego em simultâneo é uma prospeção interessante quando está à procura de emprego. Contudo, este cenário também pode ser desafiante e stressante para os candidatos. O que fazer? Qual das ofertas deverá aceitar? Como ter a certeza que está a tomar a decisão certa?

Antes de tudo, esteja calmo e interiorize que isto é algo bom. Tem uma decisão a tomar, e será capaz de comprar todas as ofertas para determinar qual delas se adequa mais às suas necessidades e perfil.

Saiba os factos de cada cargo

Idealmente, vai querer saber tudo o que há para saber sobre cada oportunidade de modo a realizar uma comparação analítica entre as ofertas. Também é essencial não passar uma imagem de desinteresse aos recrutadores, nem demonstrar que não associa grande valor à propostas destes.

Opções para lidar com diversas propostas

As próximas estratégias irão ajudá-lo a dar o seu melhor nesta desafiante e interessante situação:

  1. Expresse o seu entusiasmo sem dizer «Sim»

Sempre que receber uma proposta atrativa, expresse o seu alto nível de entusiasmo e apreciação pela oferta. Seja o mais claro possível quando o recrutador precisar de saber a sua decisão. Resista ao impulso de aceitar a proposta na hora se tiver outras em mão para considerar.

Recolha toda a informação

Se receber múltiplas ofertas com o mesmo prazo de aceitação, a sua tarefa será simplesmente decidir qual a melhor opção. Certifique-se que tem toda a informação necessária sobre ambas as opções para tomar uma decisão racional. Caso não tenha, questione o recrutador e peça algum esclarecimento sobre as suas incertezas relacionadas com os benefícios, condições de trabalho, ou outras questões que possam surgir.

Estruture as suas decisões

Criar uma base estruturada para tomar uma decisão relevante como esta poderá fazer toda a diferença.

  • Liste 7 a 10 fatores que mais valoriza num emprego, como o salário, os benefícios, o nível de stress, o potencial de aprendizagem, a progressão de carreira, flexibilidade, entre outros
  • Depois agrupe-os numa escala de 1 a 10 de modo a refletir a importância que cada fator tem para si
  • Por fim, designe um valor de 1 a 10 indicando o quanto desses fatores cada proposta lhe oferece

Utilize esta informação em conjunto com o seu instinto para tomar uma decisão responsável. Lembre-se que o seu instinto pode ser, em determinada alturas, o melhor indicador sobre se deve ou não aceitar determinada oferta.

  1. Quando está à espera de outra proposta

Um cenário mais desafiante é quando tem uma proposta de uma empresa, e acredita que outra proposta tão ou mais atrativa poderá ser apresentada por outra empresa. Nestes casos, se não se sente confortável em aceitar a proposta do recrutador, deverá tentar optar por pedir mais tempo para tomar uma decisão final.

Se pretende mais tempo até a outra proposta ser oficializada – aquela que tem quase a certeza que lhe será oferecida – uma forma de alinhar os prazos é atrasar, razoavelmente, o tempo da tomada de decisão da primeira empresa. Por exemplo, poderá sugerir a oportunidade de se reunir com a equipa do cargo ao qual se está a candidatar, caso não tenha tido a oportunidade de o fazer durante o processo de triagem de candidatos.

Contudo, tenha atenção como formaliza esse pedido de tempo extra – convém evitar passar uma imagem de dúvida sobre o seu interesse na proposta.

Mencione a outra oferta

Outra abordagem é confrontar o recrutador, que lhe apresentou a proposta, e mencionar que tem outra proposta pendente. Existe algum risco com esta estratégia, mas se lidar com delicadeza, grande parte dos recrutadores poderão olhar para si como um candidato mais favorável, devido ao desejo das outras empresas em recrutá-lo.

Esteja pronto para responder se recusarem o seu pedido. Caso o façam, demonstre apreço pela consideração da empresa na sua pessoa e que dará uma resposta definitiva dentro do prazo definido.

Tente conseguir uma segunda oferta

Outra forma de conseguir alargar o prazo para entregar a resposta definitiva passa por abordar a empresa que ainda não lhe oficializou uma proposta. Neste caso, pode questioná-los se estão numa posição de poder acelerar o processo, tendo em conta que já tem uma proposta na mesa. Uma vez mais, devido ao risco envolvido, é necessário cautela e delicadeza neste tipo de abordagem.

  1. Como decidir qual a melhor proposta

Independentemente da decisão que tomar, é importante atuar de forma rápida. Tente formalizar a sua resposta ao recrutador o mais rápido possível e agradeça a oportunidade que lhe foi dada – mesmo que tenha de recusar. Depois, conheça estas dicas:

Se aceitar a proposta: Envie uma carta de aceitação, que deve incluir a sua aceitação por escrito, o seu agradecimento e informações sobre o emprego, tal como a data de começo

Se recusar a proposta: Envie uma carta de rejeição, expressando a sua apreciação e uma breve razão que explique o porquê da recusa

Se receber uma proposta condicional: Responda o mais rápido possível. Agradeça a proposta apresentada e inclua a sua aceitação (ou um pedido para avaliar outras ofertas)

 

Fonte: The Balance Careers