o que deve responder antes de aceitar uma propostaSão boas notícias ter conseguido uma proposta de emprego, mas agora está na altura de saber o que deve ponderar antes de a aceitar. Neste caso, as questões a que deve responder de forma a determinar se deve aceitar ou não a proposta.

Em primeiro lugar, agradeça à empresa pela confiança em si e por lhe apresentar uma proposta, e em segundo lugar dedique algum tempo para a avaliar antes de a aceitar. Recorde-se que este lugar será (se tudo correr bem) onde vai passar a maioria do seu tempo. Por isso, é necessário certificar-se que esta empresa e a oferta em si são adequadas ao seu perfil e ao que deseja.

Assim sendo, no que deve pensar? O que deve considerar antes de aceitar a proposta? Quais são os fatores de relevância que devem ditar a sua resposta?

Conheça abaixo uma lista com as questões a que deve responder antes de aceitar uma proposta de emprego.

1. O básico

Para começar, certifique-se que tanto você como a empresa estão em sintonia sobre os aspetos básicos do cargo e de que forma o sucesso se materializa nessa posição (promoção, bónus ou prémios monetários, etc.)

Pergunte a si próprio:

  • Compreende claramente as suas funções diárias?
  • Concordou com a empresa num título que descreve o trabalho que vai realizar, que se enquadra na estrutura interna da empresa e que vai ao encontro dos seus objetivos?
  • De que forma será medido o seu sucesso? Quais são os objetivos e os resultados esperados, e de que forma será avaliado?
  • Qual é o horário a desempenhar?
  • Qual é a data de começo, e quando é que a empresa precisa que dê uma resposta?

Se não tiver as respostas:

Peça uma cópia da descrição do cargo (caso não tenha) e reveja todas as expetativas e responsabilidades. Se existem diferenças entre o que foi debatido na entrevista e no que consta na descrição do cargo, contacte o recrutador para que esclareça as suas dúvidas.

2. O salário e benefícios

O seu salário e pacote de benefícios é um fator crucial quando estiver a considerar uma proposta de emprego. É muito mais fácil negociar estes fatores antes de começar a trabalhar do que no futuro. Além disso, os benefícios variam de empresa para empresa, pelo que aconselhamos a não tomar nada como garantido.

Pergunte a si próprio:

  • O seu salário está em linha com outros cargos semelhantes na sua área? Está dentro do que precisa na sua vida pessoal? Se não estiver, há a possibilidade de negociar?
  • O que é que o pacote de benefícios incluí, e quais são aqueles para o qual está qualificado? E a partir de quando é que fica elegível para os receber?
  • Existem outros benefícios que a empresa oferece – algo como flexibilidade horária, etc?
  • Existem outras considerações financeiras que deve ter em conta – como viagens mais longas e mais caras?

Se não tiver as respostas:

Peça um documento formal da proposta, caso não tenha um. E certifique-se que o salário está incluído nesse documento. Se tiver questões sobre como se posiciona a sua remuneração comparando com outros cargos na mesma área, faça uma pesquisa ou peça ajuda a amigos/colegas.

No entanto, em relação aos benefícios, as empresas costumam ter uma página que detalha o pacote de benefícios, incluindo as deduções e períodos de elegibilidade. Por isso, não tenha receio de pedir que lhe expliquem melhor estes aspetos.

3. O seu supervisor

Um supervisor não só pode apreciar o seu trabalho como também pode mostrar-se insatisfeito quando não cumpre um objetivo. Portanto, é essencial sentir-se confortável com este colaborador que se encontra acima de si.

Pergunte a si próprio:

  • O que pensa sobre as pessoas a quem tem de responder? O seu supervisor é alguém com quem pode aprender e que o poderá ajudar a crescer?
  • Ser-lhe-ão facultadas as ferramentas e o apoio que precisa de forma a ser bem-sucedido?

Se não tiver as respostas:

Se não tiver a oportunidade de passar algum tempo com o seu supervisor durante o processo de entrevista, tente marcar uma reunião informal antes de aceitar a proposta, a fim de o conhecer melhor.

Caso não consiga, tente falar com outro colega que também tenha o mesmo supervisor. Mantenha um diálogo informal, mas coloque questões que o ajudem a compreender o perfil do seu superior.

4. A empresa e os seus colegas

Todos nós passamos demasiado tempo no trabalho para se aceitar algo de que não gostamos. E tendo em conta a frequência com que irá trabalhar com os seus colegas, é importante que a nova empresa e equipa sejam compatíveis com a sua personalidade.

Pergunte a si próprio:

  • Está confortável com a cultura da empresa e o ambiente de trabalho?
  • Já conheceu os seus potenciais colegas? Revê-se a trabalhar bem com eles num ambiente profissional?
  • Consegue olhar para esta empresa e sentir-se orgulhoso e entusiasmado? Acredita no potencial desta empresa?

Se não tiver as respostas:

Fale sobre a empresa com alguém que esteja atualmente a trabalhar (ou já trabalhou) nesse espaço. Não tem contactos dentro da empresa? Veja atentamente no website da empresa, na página do Facebook ou LinkedIn para tentar criar uma ideia do seu ambiente.

5. Os seus objetivos

Independentemente do quão entusiasmado esteja sobre conseguir uma proposta de emprego, é importante não perder a visão dos seus objetivos profissionais de curto e longo-prazo.

Pergunte a si próprio:

  • Está realmente entusiasmado sobre este cargo – e não apenas por conseguir uma proposta?
  • Este cargo utiliza os seus talentos e competências de forma apropriada?
  • Este cargo pode ajudá-lo a alcançar os seus objetivos? Se não, o que pode retirar desta oportunidade de emprego?

Se não tiver as respostas:

Infelizmente, não há nada que o recrutador lhe possa dizer que responda a estas questões. Por isso, é essencial dedicar o seu tempo a ponderar seriamente sobre os seus objetivos e de que forma esta oportunidade se encaixa neles. Não tenha medo de pedir alguns dias para pensar sobre a proposta, e certifique-se que quando a altura chegar, está determinado sobre a sua decisão.

 

Fonte: The Muse

 

Saiba Mais:

Agora que neste artigo conheceu as questões a que deve responder antes de aceitar uma proposta de emprego, aproveite para fortalecer os seus conhecimentos nesta área com os próximos artigos que lhe apresentamos.

Receber mais do que uma proposta de emprego em simultâneo é uma prospeção interessante quando está à procura de emprego. Contudo, este cenário também pode ser desafiante e stressante. Por isso, saiba como deve atuar nestas circunstâncias.

Está atualmente à procura de emprego? Está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado? Então conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

Estenda a sua pesquisa de emprego ao nosso portal. Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Além disso, a nossa nova ferramenta permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.