Ambiciona um novo projeto? Conheça as estratégias que o vão ajudar a preparar o seu currículo para uma mudança de carreira bem-sucedida.

Uma carreira de sucesso é um objetivo de vida para muitos profissionais, independentemente do setor em que estão inseridos.

Ainda que uma mudança de carreira nem sempre seja motivada por más razões, existem ocasiões em que é necessária uma mudança para conseguir realizar esse objetivo.

Seja qual for a sua motivação, se está a considerar uma mudança a nível de carreira, é necessário fazer algumas alterações aos seus materiais profissionais –  a fim de refletirem o seu novo caminho. Conheça aqui algumas estratégias que o vão ajudar a preparar o seu currículo para uma mudança de carreira:

Preparar currículo para mudar de carreira

1. Crie um currículo em forma de website

Muito provavelmente o seu currículo não passará de uma página, como já temos aconselhado várias vezes. No entanto, numa vertente online não existe um limite para o que pode incluir. Um currículo em forma de website dá-lhe a oportunidade para expandir a sua experiência e qualificações e pode ajudá-lo a diferenciar-se dos restantes candidatos.

Agora, o que deve considerar quando criar o seu website:

Comece com um template:

Se optar por este caminho, um dos seus objetivos vai passar por criar um design simples e profissional. Facilite a procura ao permitir termos de pesquisa como “currículo profissional”“portefólio”, por exemplo.

Escreva sobre o que pretende fazer:

Não utilize o seu website apenas para expor a sua experiência profissional. Em vez disso, utilize-o para mostrar onde pretende chegar no futuro. Crie uma página “Sobre Mim” ou coloque esta informação logo na página inicial.

Dedique uma página para cada secção do seu currículo:

Um dos maiores benefícios de um website é o espaço que possui para expandir o seu conteúdo além dos elementos pessoais e profissionais do seu currículo.

Tire vantagem e acrescente detalhes que possam estar em falta no currículo devido à falta de espaço – principalmente tudo aquilo que mostre as razões pelas quais está qualificado para fazer esta mudança de carreira.

2. Destaque as transferable skills

Primeiro que tudo: o que são transferable skills? Nós explicamos!

As transferable skills (competências transferíveis se traduzirmos à letra) são as competências que podem ser utilizadas em áreas e setores diferentes. Competências que aprendeu numa função ou cargo e que “transfere” para outra função – trabalho em equipa, liderança, organização, etc.

Um dos aspetos mais difíceis sobre a mudança de carreira é mostrar ao recrutador ou empresa a razão pela qual é o candidato certo – especialmente quando tem pouca (ou nenhuma) experiência profissional dentro do ramo em questão.

E é aqui que entram as transferable skills. Estas são geralmente competências intrínsecas como por exemplo, comunicação escrita e gestão de projetos, e com estas consegue adaptar o seu perfil ao cargo a que se está a candidatar.

Reveja atentamente a descrição do cargo para que saiba as melhores competências a destacar e utilize esta técnica para alcançar o seu objetivo.

3. Escolha o formato certo

Quando atualizar o seu currículo, o primeiro passo é decidir o formato mais adequado. Por muito utilizada que seja, organizar o seu histórico profissional numa ordem cronológica inversa não é a única opção que tem ao seu dispor.

No entanto, os recrutadores recomendam que componha um currículo que apresente de forma equilibrada a sua experiência e competências.

“Estes currículos mostram o histórico profissional, mas também destacam as competências que traz consigo”.

Aproveite a oportunidade e crie um currículo profissional e à sua medida de forma intuitiva e rápida. Crie o seu CV profissional!

4. Escreva um resumo do seu currículo

Independentemente do formato de currículo que optar, considere incluir no início um resumo do seu conteúdo. É exatamente o que parece: um pequeno parágrafo ou um pequeno conjunto de tópicos que resumem a sua experiência e competências.

Neste caso, para profissionais que estão a mudar de carreira pode ser uma estratégia eficiente que explica ao recrutador porque está qualificado para desempenhar o cargo a que se está a candidatar.

“Quem é, o que o trouxe até aqui e que competências e pontos fortes traz para o papel a que se está a candidatar?”.

5. Acrescente palavras-chave relevantes

Quando pesquisa o seu cargo preferido, tome especial atenção à linguagem utilizada nos anúncios de emprego. Muitos dos requisitos também são palavras-chave que os softwares de recrutamento utilizam para filtrar currículos.

Quanto mais detalhar o seu currículo com essas palavras-chave, maior será a probabilidade do software ler o seu documento e passar às mãos do recrutador.

Além disso, é aqui que determinadas certificações e cursos online vão ser úteis – porque se um anúncio de emprego pede profissionais com determinadas competências técnicas ou credenciais num programa ou ferramenta em específico, também terá a oportunidade de incluir essas palavras-chave no seu currículo.

Conselho: não inclua palavras-chave ou experiência profissional que não possui; acredite que futuramente vai arrepender-se de o ter feito.

6. Seja consistente

Com tantas formas diferentes de se apresentar, é importante manter-se consistente em todas as plataformas.

Isso significa que a secção “Sobre Mim” no seu website deve espelhar o seu perfil de LinkedIn e o resumo do seu currículo, e as mesmas palavras-chave devem aparecer nas três plataformas.

 

Mudar de carreira pode ser assustador, mas não é impossível – desde que o seu currículo e/ou website tenham sido criados com um objetivo em mente. Destaque as suas transferable skills, formação adicional e as palavras-chave adequadas, e assim estará no caminho certo para uma mudança de carreira bem-sucedida.

 

Fonte: The Muse

Saiba Mais:

Ambiciona um novo projeto? Conheça as estratégias que o vão ajudar a preparar o seu currículo para uma mudança de carreira bem-sucedida.

Num mercado de trabalho tão competitivo como o de agora é importante ter um cv atualizado. Por isso, conheça os tópicos que deve atualizar com frequência no seu currículo.

Se um dos seus objetivos é uma carreira profissional de sucesso, aprenda neste artigo a progredir e a construir o seu caminho na direção certa.

Está atualmente à procura de emprego? Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.