string(6) "#30475"

Currículos: os tópicos que deve atualizar com frequência

Num mercado de trabalho tão competitivo como o de agora é importante ter um cv atualizado. Por isso, conheça os tópicos que deve atualizar com frequência no seu currículo.

Uma das melhores formas de começar a sua procura de emprego é ao atualizar o seu currículo – especialmente se não o faz há algum tempo.

Dessa forma, conheça os tópicos que deve considerar quando for atualizar o seu currículo. A fim de se manter na competição e destacar-se dos outros candidatos.

1. Inclua palavras-chave

Pense nos requisitos necessários para o seu emprego ideal. Se não tiver a certeza, procure nos portais de emprego, como o Alerta Emprego,  ou fale com profissionais do seu setor.

Com base nesta informação, inclua palavras-chave no seu currículo que refira os requisitos para o cargo, incluindo as suas competências, formações e empregos antigos.

Muitas empresas utilizam um software de recrutamento que analisa as candidaturas e contabiliza as palavras-chave utilizadas. Por isso, incluí-las pode ajudá-lo a passar nesta primeira fase.

2. Diga adeus ao antigo

No geral, não precisa de incluir mais do que os 10 ou 15 anos de experiência profissional mais recentes. Reveja o seu currículo e remova qualquer informação que seja superior a esse período de tempo.

Da mesma forma, se já concluiu a sua licenciatura há alguns anos, não precisa de expor os anos em que frequentou a faculdade. Além disso, a idade não é um fator obrigatório no seu currículo.

3. Adote o novo

Este passo é especialmente importante se não atualiza o seu currículo há algum tempo. Certifique-se de incluir as mais recentes informações profissionais:

  • novo emprego
  • nova educação (se foi tirar uma nova licenciatura/mestrado ou curso)
  • novas competências

Pense de forma diferente e com o propósito de se destacar. De mostrar que pode trazer algo novo. Pense no que pode adicionar que traga ainda mais valor ao seu currículo. Já realizou ações de voluntariado?, por exemplo.

Mesmo que não tenha conseguido um emprego recentemente, talvez tenha sido promovido ou adquirido novas responsabilidade. Também pode acrescentar atividades profissionais como conferências, programas certificados, etc.

4. Remova o objetivo no seu currículo

Se tem o seu objetivo profissional e/ou pessoal no currículo (ou mesmo que não tenha), considere trocá-lo por uma apresentação do seu perfil.

Esta apresentação é um breve resumo das suas competências, experiências e realizações e de que forma se relacionam com o emprego a que se está a candidatar. Este resumo é uma boa forma de mostrar ao recrutador o que pode fazer por ele.

5. Destaque as suas realizações

Em vez de listar as suas responsabilidades em cada emprego, liste as suas conquistas. Por exemplo, em vez de dizer:

“Responsável pela instalação do anti-vírus em todos os computadores da empresa”

Pode antes optar por colocar desta forma:

“Aumento substancial da segurança em todos os sistemas da empresa e da produtividade ao implementar atualizações críticas de software e tecnologia anti-vírus”

Sempre que possível, inclua números para demonstrar o verdadeiro impacto e valor das suas realizações. Isto vai demonstrar não só que consegue concluir uma determinada tarefas, mas também que a consegue executar de forma excecional.

6. Reveja o currículo

Assegure-se que relê todos os cantos do seu currículo a fim de não deixar passar qualquer erro gramático ou ortográfico, e que o formato do documento é consistente.

Nesta fase ajuda ter um amigo ou familiar para estudar o documento. Ao lê-lo pela primeira vez tem uma maior perceção dos erros em relação a si que o escreveu.

7. Atualize os currículos online

Caso tenha publicado o seu currículo antigo em portais de emprego, ou criado um numa versão online, certifique-se que os atualiza da mesma forma.

É especialmente importante que atualize a secção da sua experiência profissional no LinkedIn de forma a estar de acordo com o seu novo currículo.

Potenciais recrutadores vão ficar desconfiados pelas visíveis discrepâncias entre o seu currículo e o seu perfil online.

8. Atualize de forma recorrente

Acredite que vale sempre a pena ir atualizando o seu currículo regularmente. Sempre que conseguir um novo emprego, alcançar uma nova conquista ou começar/continuar um curso de ensino, certifique-se de o adicionar ao seu currículo.

É muito mais fácil atualizar o seu currículo continuamente do que começar do zero de tempos em tempos.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais:

Num mercado de trabalho tão competitivo como o de agora é importante ter um cv atualizado. Por isso, conheça os tópicos que deve atualizar com frequência no seu currículo.

A época em que se enviar o mesmo currículo como resposta a todos os anúncios de emprego já acabou. Destaque-se pela positiva e aprenda a adaptar o seu currículo ao anúncio de emprego.

Quando não atualiza o seu currículo à algum tempo, pode ser difícil saber por onde começar. Aproveite esta oportunidade e conheça o nosso guia integral que o ajudará a construir o seu cv em todos os aspetos importantes.

Saiba de que forma se deve apresentar no seu currículo e a melhor abordagem em termos de formatação, a fim de evitar que o seu currículo seja logo colocado de parte.

Conheça também as nossas dicas para aprender a apresentar a sua experiência profissional e como estruturar a sua educação e formação.

Para concluir, não menospreze a forma como expõe as suas competências, conquistas e interesses, uma vez que estes aspetos podem ser decisivos numa contratação.

Está atualmente à procura de emprego? Está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado? Então conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

Estenda a sua pesquisa de emprego ao nosso portal. Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.

Artigo anterior Entrevistas de Emprego: aspetos essenciais a conhecer sobre a empresa
Próximo artigo Aprenda a gerir a crise e a confiança em tempos de mudança

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar