Carreira Profissional: como progredir na direção certa

Progredir a carreira na direção certaSe ambiciona uma carreira profissional de sucesso, aprenda neste artigo a progredir e a construir o seu caminho na direção certa.

Os motivos que levam os profissionais a decidirem-se por uma mudança de carreira podem ser vastos e diferentes. Talvez estejam insatisfeitos com o seu ambiente de trabalho. Ou sentem-se pouco valorizados a nível profissional.

Em alguns casos, são os próprios profissionais que pretendem mudar de direção, enquanto que para outros é a própria vida que assim o exige.

Independentemente das razões que motivam uma mudança, é essencial saber o caminho certo a percorrer, ainda que possa ser um risco. Desse modo, conheça neste artigo como progredir a sua carreira profissional na direção certa.

1. Está pronto para a mudança?

A primeira coisa a fazer é determinar se está realmente preparado para uma mudança. Questione-se sobre o seu atual emprego e o que ambiciona dele:

  • Sinto-me subestimado no trabalho?
  • Sinto-me frequentemente aborrecido com as minhas responsabilidades?
  • Há alguma possibilidade de progredir nesta empresa?
  • Estou preocupado com a segurança do meu emprego?
  • O meu salário é indicativo da quantidade de trabalho que tenho?
  • A minha pessoal tem sofrido por causa do emprego?

As respostas a estas questões devem facilitá-lo a compreender se realmente necessita de procurar um novo projeto.

2. Identifique o tipo de mudança que precisa

Se chegou à conclusão que precisa de dar um novo passo na sua carreira, é preciso considerar as opções disponíveis. Por isso, fale com um superior no seu emprego atual sobre uma possível mudança de responsabilidades ou uma transferência para um departamento diferente.

Muitas empresas disponibilizam cursos e formações especializadas a fim de o ajudar a qualificar-se para funções diferentes. Contudo, no caso de sentir que precisa de procurar oportunidades noutra empresa, tem de se questionar sobre outro aspeto:

Pretendo uma função semelhante, trabalhar no mesmo setor ou tentar algo completamente novo?

Compreender o que é melhor para si e decidir o caminho a seguir vai facilitar a sua procura de emprego.

3. Comece a caminhar

Encontrar um novo emprego pode revelar-se um processo longo e difícil, mas se estiver determinado em dar esse passo, há coisas que pode fazer para o tornar mais fácil.

Informe colegas de confiança e contactos profissionais de que está à procura de uma mudança na carreira. Em certos casos, estes contactos podem ser a chave para um novo projeto. Além disso, consulte anúncios de emprego online e impressos.

Não se esqueça dos seus perfis online, é importante atualizá-los, assim como as redes sociais, como o LinkedIn. É igualmente útil recorrer à ajuda de consultores de recrutamento, uma vez que estes possuem informações sobre oportunidades de emprego ainda antes de as mesmas serem anunciadas. Para não falar que conhecem os gestores de RH pessoalmente.

 

Fonte: Michael Page

 

Saiba Mais:

Se ambiciona uma carreira profissional de sucesso, aprenda neste artigo a progredir e a construir o seu caminho na direção certa.

Está atualmente à procura de emprego? Está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado? Então conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

Antes de aceitar uma proposta de emprego há aspetos a ponderar. Conheça as questões que deve refletir e compreender antes de aceitar o novo emprego.

Se pretende alcançar uma carreira de sucesso, conheça os sete pontos-chave que partilhamos consigo e coloque-os em prática a fim de ser bem-sucedido profissionalmente.

Estenda a sua procura de emprego ao nosso portal. Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.

5ª Edição do Job Summit acontece nos dias 14 e 15 de Outubro

Siga-nos

Artigo anterior 9 Dicas que o vão ajudar a encontrar emprego em Portugal
Nenhum artigo mais recente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar