Está atualmente desempregado? Conheça aqui as dicas que o vão ajudar a encontrar emprego em Portugal e coloque-as em prática.

Procurar emprego consegue parecer um trabalho a tempo inteiro. Uma situação indesejável, mas presente na vida de muitas pessoas. E quem está a viver uma situação destas passa por um remoinho de emoções – tanto por não ter emprego como por desejar um novo desafio.

E certamente a atual pandemia não veio, de todo, ajudar.

Mas neste artigo vai encontrar a ajuda que precisa! Hoje partilhamos 10 conselhos que o vão ajudar a encontrar emprego em Portugal.

Portanto, toca a colocá-los em prática!

Emprego em Portugal

1. Seja positivo

Se não encontrou o cargo ou o desafio que tanto procura num dia ou dois, não desanime. O processo de procura de emprego pode ser longo, o que implica ter uma visão realista e positiva.

As coisas podem mudar de um dia para o outro, de uma semana para a outra ou de um mês para o outro.

Ter um pensamento positivo vai ajudá-lo a encarar melhor as situações menos agradáveis e a lidar melhor quando as coisas não correm como desejaria.

Além disso, manter um atitude positiva é essencial, uma vez que afeta o contacto com os recrutadores, a forma como se mostra nas entrevistas e até mesmo na linguagem que utiliza no currículo ou na carta de motivação.

2. Trabalhe e melhore a sua imagem online

Se tiver de escolher, opte pelo LinkedIn. Esta é uma plataforma digital direcionada para o mercado de trabalho e utilizada por diversos profissionais.

Crie um perfil que mostre as suas melhores competências e como os cargos que desempenhou anteriormente serviram para melhorar a sua aprendizagem.

A criação de uma presença online é muito mais do que a simplicidade que aparenta, portanto aprenda a melhor forma de destacar o seu perfil de LinkedIn neste artigo.

3. Esteja a par das novidades da sua área

Inesperadamente, a procura de emprego consume uma grande porção do seu dia, e no fim pode sobrar pouca paciência para explorar as novidades.

No entanto, esforce-se para contrariar esta tendência. Mantenha-se atualizado em relação aos avanços na sua área de desenvolvimento profissional.

4. Procure grupos de apoio online

Deixar a rotina laborar para trás e ter mais tempo para si pode parecer fantástico no início. Mas rapidamente a solidão e um certo afastamento da sociedade podem tomar por completo a totalidade do seu dia.

É imperativo combater estes sentimentos e encarar isto como apenas uma fase.

Os grupos online oferecem ajuda psicológica e são um espaço de partilha.

Existem grupos específicos para cada caso. Por exemplo, há fóruns que abordam o desemprego depois dos 40, o desemprego jovem ou o efeito psicológico do desemprego.

5. Invista num currículo vencedor e prepare-se para a entrevista de amanhã

O seu currículo deve focar-se nas suas vitórias, sem parecer demasiado egocêntrico. É importante incluir números que provem o seu valor.

O mercado de trabalho nunca foi tão competitivo como o atual, e com candidatos ferozes a entrar todos os dias, saber vender-se é uma habilidade que apenas se ganha com o tempo e a prática.

Dessa forma, prepare-se também para a possibilidade de agendarem uma entrevista. Estude a empresa, saiba a sua evolução e as áreas a que se dedica.

Aproveite a oportunidade, e conheça os aspetos essenciais a conhecer sobre a empresa antes sua entrevista de emprego.

6. Saiba exatamente o emprego que deseja

Enviar o mesmo currículo para dezenas de empresas cada vez tem menos efeito (se é que alguma fez foi uma abordagem eficiente). Por isso, foque-se em investir o seu tempo na escrita de um currículo personalizado e dirigido especialmente às necessidades de determinada empresa.

Defina os seus objetivos com clareza. Liste algumas empresas com as quais gostaria de colaborador. Personalize o seu currículo e a carta de motivação, direcionado a comunicação para a empresa em questão.

7. Utilize portais de emprego

Os portais de emprego são uma das melhores ferramentas ao seu dispor que o podem ajudar a encontrar a oportunidade ideal. E é esse o objetivo do Alerta Emprego!

Enquanto portal de emprego, nós disponibilizamos ferramentas que o vão ajudar a encontrar as oportunidades que melhor respondem às suas necessidades e competências. No Alerta Emprego tem a possibilidade de filtrar as suas pesquisas por:

  • Tipo – Full-Time, Part-Time, Temporário, Estágio IEFP, Trainee/Estágio, Tele-Trabalho;
  • Função – Técnicos Especializados, Apoio ao Cliente, Developer IT e muito mais;
  • Tipo de Empresa – Recrutadora, Multinacional, PME, Grande Empresa;
  • Setor – Contact Centers, Retalho, Tecnologias da Informação e muito mais;
  • Região (incluindo por continente e país).

Portanto, utilize esta grande ferramenta na sua procura de emprego e tenha acesso às melhores oportunidades de carreira.

8. Trabalhe a sua rede de contactos

Saiba que 85% das propostas de emprego são preenchidas através de networking?

Em determinados casos, as ofertas de emprego divulgadas ao público são apenas uma formalidade. A verdade é que o candidato já foi escolhido ou sugerido pela rede de contactos.

Dessa forma, coloque-se na linha da frente. Por norma, as pessoas gostam de ajudar, mas tem de nutrir essas relações profissionais de forma genuína e não apenas mandar mensagem quando precisa de um emprego.

9. Aposte na melhoria das suas competências

Se sente que lhe falta alguma competência, faça os possíveis para a aprender.

Se nas ofertas de emprego encontra sempre a mesma indicação de uma ferramenta ou software, aprenda sobre ele. Melhore as suas competências, aprenda algo novo.

Hoje em dia, tem imensos cursos online ao seu dispor que o vão ajudar a alcançar este objetivo. Além disso, é um investimento em si próprio que será bastante valorizado pelos recrutadores.

 

Fonte: Grupo Galileu

 

Saiba Mais:

Está atualmente desempregado? Conheça aqui as dicas que o vão ajudar a encontrar emprego em Portugal e coloque-as em prática.

Não deixe a situação atual impedi-lo de encontrar as melhores ofertas! Conheça as nossas dicas para procurar emprego durante a pandemia da Covid-19.

Está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado? Não prejudique a sua procura de emprego e conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

Além disso, saiba neste artigo quanto tempo deve dedicar à sua procura de emprego a fim de obter os melhores resultados possíveis.

Conheça as técnicas que o vão ajudar a enfrentar o estigma do desemprego de forma a conseguir agarrar a oportunidade ideal.

Aproveite a oportunidade e estenda a sua pesquisa de emprego ao nosso portal. Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Faça uso da nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.