A criação de uma presença online é muito mais do que a simplicidade que aparenta, não é simplesmente criar um perfil e deixar as coisas acontecerem. Certificar-se que criou um perfil completo que consiga demonstrar as suas capacidades da melhor forma pode realmente fazer a diferença.

Quer esteja à procura de um novo emprego, de um novo modelo de negócio ou apenas a tentar manter uma forte rede de contactos profissional, é um bom investimento cuidar da sua marca pessoal no Linkedin.

Conheça e siga estas dicas para conseguir construir ou manter um perfil que consiga chamar a atenção das pessoas e que se destaque dos restantes.

Escreva um resumo entusiástico

O resumo do seu perfil é a chave para atrair a atenção de quem visita o seu perfil. Mantenha-o curto e simples, destacando as suas melhores qualidades, competências e experiência.

Escolha uma boa fotografia

É uma rede profissional, por isso adeque a sua fotografia a esse contexto. Nada de fotos das férias, de noitadas com os amigos ou com bebidas nas suas mãos – guarde essas para o Facebook. Carregue uma fotografia de boa qualidade que o represente profissionalmente.

Destaque os seus melhores pontos

Demonstre aos leitores o que consegue conquistar e por que razão estes devem querer trabalhar consigo, mensurável e especificamente.

Faça-se ouvir

Adicione ficheiros de media ao seu perfil. O vídeo é uma ótima ferramenta para se destacar e pode ajudar a conectá-lo com os outros.

Utilize as suas recomendações

Use exemplos específicos de como e porque é que auxiliou outras pessoas. Peça-lhes recomendações no seu perfil para acrescentarem credibilidade ao mesmo.

Seja humano

As pessoas não querem trabalhar com robôs, querem trabalhar com pessoas reais, com paixões e interesses reais. Não tenha medo de mostrar a sua personalidade.

Seja misterioso

Surpreenda as pessoas com alguma capacidade ou interesse fora do comum, algo que lhe faça destacar dos outros perfis.

Contacte

Entre em contacto com as conexões da sua rede e com os outros profissionais no Linkedin. Peça para reverem o seu perfil e ofereça-se para fazer o mesmo.

Destaque-se através do seu cabeçalho

O seu cabeçalho é a primeira coisa que as pessoas vêm, por isso é essencial este agarrar a atenção das pessoas. O cabeçalho deve ser a sua pessoa em poucas palavras. Por exemplo, o seu cargo e empresa podem resultar, ou alternativamente algo mais excêntrico pode ter o mesmo efeito.

Saiba o seu objetivo

O que pretende alcançar com a sua presença no Linkedin? Pode utilizar este objetivo para traçar o seu perfil e criar um plano de ação para saber como utilizar a rede Linkedin, desde aumentar a sua rede de contactos ou encontrar um novo emprego até chamar a atenção de um recrutador.

 

Fonte: The Undercover Recruiter