As técnicas para enfrentar o estigma do desempregoConheça as técnicas que o vão ajudar a enfrentar o estigma do desemprego de forma a conseguir agarrar a oportunidade ideal.

O estigma do desemprego não é nada de novo, mas continua a afetar a capacidade dos candidatos conseguirem um emprego. Infelizmente, esta situação provém das próprias empresas.

Quando recebem um currículo de um candidato com um longo período de desemprego, existe um certo estigma que se torna em receio. Ou seja, o facto deste candidato estar fora do mercado de trabalho durante determinado período de tempo torna-o num risco.

Ainda que possa ter boas competências, a empresa vai continuar a vê-lo como um risco que preferem não correr.

Se se encontra na mesma situação, ou semelhante, partilhamos consigo as técnicas para enfrentar o estigma do desemprego.

1. Pare de procurar um emprego

Quando estamos à procura de um emprego, muitas vezes forçar-nos a adaptar a um anúncio de emprego. Tal como se calçássemos o número 40 e tentássemos calçar o número 37. Não é o ideal, e muito menos o correto.

Aconselha-mos a dar um passo atrás e a focar-se no problema que precisa de ser resolvido. Quais são os desafios com que as empresas estão a lidar no seu setor? Como é que o seu conjunto de competências pode resolver esse problema? E, principalmente, como é que as empresas justificam a sua contratação.

O ideal é tentar perceber como pode contribuir para essa empresa, em termos de problemas que estão a enfrentar, objetivos que querem alcançar.

2. Não deixe de viver a sua vida

As pessoas que procuram emprego por algum tempo costumam tornar-se solitárias. Deixam de interagir em atividades socais porque estão fartas de ouvir: “O que é que faz?”.

Como consequência, deixam de sair de casa. Além disso, estas pessoas tornam-se mais duras consigo próprias, e deixam de se divertir como se sentem culpados por não terem um emprego. Inesperadamente, estas pessoas tornam-se reféns da sua solidão e angústia.

Mas, a verdade é que a infelicidade em nada o vai ajudar a conseguir um emprego. É necessário sentir-se bem consigo próprio de forma a ter mais confiança e motivação para procurar emprego.

Mantenha um pensamento positivo. E não deixe de viver a sua vida. Nunca se sabe quando um simples evento pode levar a uma oportunidade profissional.

3. Obtenha um feedback sobre a sua postura

Nestas situações, os candidatos também começam a perder a capacidade de se avaliar se forma objetiva. O que é que isto quer dizer?

Que estão à procura de emprego há tanto tempo que já não conseguem compreender o que resulta e o que não resulta. Não ajudando, também já alteraram o seu currículo que não percebem o quão longe da realidade o seu cv se tornou. E para quem conseguiu passar à entrevista, o problema mantém-se, neste caso na forma como se vestem e na forma como respondem às questões.

Estar desemprego por um longo período de tempo pode resultar num de dois cenários:

  • estão desatualizados com a realidade atual
  • não conseguem esconder o seu desespero

Simplificando, a sua marca pessoal (a forma como se apresentam ao recrutador enquanto profissional) está completamente errada – e conseguem perceber esse detalhe.

Assim sendo, sugerimos que obtenha a avaliação objetiva de especialistas nestas áreas, como Profissionais e/ou Especialistas de Carreira. O propósito é avaliar os seus esforços na procura de emprego, é essencial compreender se os mesmos estão atualizados e a passar a mensagem correta.

Procurar este tipo de ajuda pode ser exatamente aquilo que precisa para conseguir dar a volta por cima e agarrar uma excelente oportunidade profissional.

 

Fonte: Work It Daily

 

Saiba Mais:

Conheça as técnicas que o vão ajudar a enfrentar o estigma do desemprego de forma a conseguir agarrar a oportunidade ideal.

Está atualmente desempregado? Saiba neste artigo quanto tempo deve dedicar à sua procura de emprego a fim de obter os melhores resultados possíveis.

Se está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado na sua procura de emprego, é essencial saber como lidar com a situação. Por isso, conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

Existem diversas razões pelas quais não recebe uma resposta das empresas após enviar a sua candidatura. Aprenda a lidar da melhor forma com esta situação.

Estenda a sua pesquisa de emprego ao nosso portal. Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.