Os hábitos que vão ajudá-lo a aumentar a sua energiaNão deixe o seu desgaste afetar a qualidade do seu trabalho. Aprenda neste artigo os nove hábitos que vão ajudá-lo a aumentar a sua energia.

A energia, e não o tempo, é a base para a produtividade. Ter todas as horas do dia não o vai ajudar se estiver demasiado exausto.

Os hábitos definem o seu nível de energia. Se tiver bons hábitos, sentir-se-à com revitalizado e menos propenso ao burnout. Tanto fisicamente como psicologicamente. Por outro lado, se os seus hábitos estiverem desalinhados, poderá entrar num ciclo vicioso onde apenas se sentirá pior a cada dia que passa.

Neste artigo vai conhecer os nove hábitos que vão ajudá-lo a aumentar a sua energia para enfrentar o dia-a-dia sem receios. Coloque-os em prática.

1. Deite-se cedo

O sono é a base da sua energia. Se não descansar o suficiente, vai começar a prejudicar o seu desempenho no emprego.

É necessário dar o descanso necessário ao seu cérebro de forma a continuar a prestar um bom desempenho. E não nos referimos apenas à sua vida profissional, mas também à sua vida pessoal.

A falta de descanso apenas gera mais problemas, que podem ir piorando enquanto desvalorizar o impacto que pode ter na sua vida a longo prazo.

Dica: tente deitar-se às 22h todas as noites, incluindo fins-de-semana, durante os próximos trinta dias.

2. Faça exercício todos os dias

Energia é um compromisso a longo prazo com os seus níveis de energia. Pode ser fácil deixar passar um dia ou dois sem exercitar o seu corpo, mas a longo prazo apenas estará a prejudicar a sua saúde.

Se tem dificuldade em encontrar tempo para fazer exercício físico, não torne a ida a um ginásio um pré-requisito. Faça-o em casa. Crie o hábito de fazer algumas flexões todos os dias. Isto vai ajudar o seu coração a sentir-se vivo.

Dica: faça pelo menos 10 flexões todos os dias a partir de casa.

3. Sestas de 20 minutos

A sesta pode parecer preguiçoso, mas há estudos que provam que estas sestas têm diversos benefícios cognitivos. Isto é particularmente verdade de estiver numa fase de aprendizagem, uma vez que uma breve sesta pode ajudá-lo com a memória.

O essencial é saber como fazer estas sestas de 20 minutos. Muitas pessoas prolongam as suas sestas, o que as leva a um estado de sono mais profundo e acordam pior do que quando se deitaram.

O ponto-chave é acordar e levantar-se assim que o despertador tocar. Não comece a adiar o alarme, se não uma sesta de 20 minutos pode-se tornar numa de 60 minutos.

Dica: tente dormir 20 minutos todos os dias depois do almoço para recuperar a sua energia para a parte da tarde.

4. Faça o trabalho duro na período da manhã

Tente finalizar o mais importante na parte da manhã, começando o mais cedo possível. Os benefícios da sua energia são maioritariamente psicológicos.

Os seus níveis de energia dependem muito do seu estado de humor. Desse modo, se concluir o mais importante no período da manhã, acaba por tornar o seu dia produtivo.

Dica: faça das suas primeiras horas da manhã, uma zona sossegada e calma.

5. Defina as suas tarefas no dia anterior

A sua energia está muitas vezes ligada ao momento. Ou seja, comece o dia a trabalhar mais focado e ultrapassará a proscrastinação. Por outro lado, se começar devagar poderá acabar por lutar contra os seus próprios impulsos, desperdiçando a energia em coisas que não são produtivas.

Uma boa forma de o evitar é ao definir as suas tarefas no dia anterior, particularmente na noite anterior. Visualizar o que é preciso ser feito e apontá-lo na sua agenda pode motivá-lo a começar o dia em forma.

Dica: antes de ir para a cama, aponte as tarefas para o dia seguinte.

6. Represente os seus objetivos

A verdade é que deve tornar-se no representante dos seus próprios objetivos. Não os das outras pessoas, mas o seus próprios.

Parte disso começa com a aparência – a forma como emoldura os seus objetivos e projetos pode ter um grande impacto na sua motivação.

Em seguida, trata-se de refrescar e relembrar a fonte das suas inspirações. Porque é começou este caminho? O que espera alcançar? Foque-se no que pretende alcançar para que consiga armazenar a energia necessária para o fazer.

Dica: coloque de lado dez minutos todos os dia para pensar de que forma as suas ações do dia estão a contribuir para a construção do seu futuro.

7. Rodei-se de bons amigos

Pode não ter a capacidade de escolher os seus pais, colegas ou patrão. Mas a verdade é que pode escolher os amigos que fazem parte da sua vida.

Há amigos que após uma conversa, sente-se ainda mais entusiasmado e cheio de energia. Por outro lado, há “amigos” com os quais acontece o contrário.

Não tem a obrigação de excluir amigos que estão a passar por uma má fase, mas deve considerar com quem passa o seu tempo quando há pessoas que criam consistentemente conversas emocionais unilaterais como base para as suas relações. Todos precisamos de um amigo com quem desabafar, mas há pessoas que esperam que o seja permanentemente, sem muitas vezes se preocuparem com o que se passa na sua vida.

Dica: defina um limite para amigos que o deixam a sentir-se desgastado.

8. Leias bons livros

Um dos grandes benefícios de ler um livro não é simplesmente inspirá-lo ou informá-lo. Em vez disso, é reforçar um pensamento que muitas vezes ocorre num nível subconsciente. Os melhores livros não são aqueles que ensinam factos, mas aqueles que mudam subtilmente a sua perspetiva e pensamento.

Dica: leia livros que o motivam a trabalhar nos seus objetivos.

9. Alinhe a sua vida

O último hábito não é algo que faça apenas uma vez na vida, mas sim um esforço contínuo em trazer diferentes elementos da sua vida e alinhá-los.

Muita da nossa energia é desperdiçada devido às diferentes partes das nossas vidas estarem constantemente em conflito. Podemos estar a falar de um colega que não tenha gostado da sua promoção, um amigo que não acredita nos seus objetivos ou até mesmo o seu próprio medo em assumir o controlo da sua vida.

Dedique algum tempo a acabar com os conflitos na sua vida. Às vezes basta uma mudança, outras vezes é necessário um plano de ação para sair de um ambiente tóxico, um círculo social ou numa crença que apenas o está a agarrar e a impedir de seguir em frente.

Dica: reflita sobre o que pode ajudar a alcançar o seus objetivos e tudo aquilo que o está a impedir de os conquistar. Como pode resolver esses conflitos?

 

Fonte: Scott H. Young

 

Saiba Mais:

Não deixe o seu desgaste afetar a qualidade do seu trabalho. Por isso, aprenda neste artigo os nove hábitos que vão ajudá-lo a aumentar a sua energia.

A motivação é um ponto-chave na vida de todos. Porém, mantê-la não é fácil. Conheça neste artigo as nossas dicas para se manter motivado no trabalho.

Fique a par das melhores dicas para lidar com o stress do trabalho a fim de manter um desempenho profissional excecional e evitar sentimentos de burnout.

Durante a sua carreira, já deve ter pensado no que fazer para ter sucesso, mas saber os erros a evitar para crescer profissionalmente também é importante.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.