Carreiras: erros a evitar para crescer profissionalmente

Durante a sua carreira, já deve ter pensado no que fazer para ter sucesso, mas saber os erros a evitar para crescer profissionalmente também é importante.

Todos nós cometemos erros durante a nossa carreira de uma forma ou de outra. Contudo, se cometer os mesmos erros de forma constante a sua felicidade com o trabalho irá ser prejudicada. Assim como a qualidade da sua vida.

Mas há boas notícias! A verdade é que a maioria dos erros podem ser facilmente evitados. Dessa forma, conheça os seis erros a evitar para crescer profissionalmente.

Erros a evitar para crescer profissionalmente

1. Não reconhecer o seu valor

É compreensível, é difícil defender o seu valor no local de trabalho. Existem pessoas que menosprezam e abaixam o seu valor quando exigem outras compensações, a pensar que isto as torna mais competitivas.

No entanto, só está a prejudicar-se a si próprio ao não pedir por uma remuneração adequada ao seu valor. Se está a ser mal pago, só vai conseguir aguentar essa situação até um certo ponto. Principalmente, até se sentir desencorajado pela energia que coloca nos seus projetos e pelo pouco retorno que recebe pelo seu investimento e dedicação.

Não atire um número para o ar. Pesquise com qualidade os montantes adequados para um salário na sua área antes de solicitar um número. Todos merecemos uma recompensa monetária adequada ao nosso valor!

2. Falhar prazos

A confiança é tão importante quanto a qualidade do seu trabalho. Se está constantemente a falhar os prazos, vai ganhar uma reputação de alguém não fiável. E isso não vai ajudar no crescimento da sua carreira.

De forma a evitar este erro, seja honesto quando estabelecer um prazo. Não seja apenas uma pessoa de Sins, principalmente se não acredita que consegue cumprir o prazo de entrega.

Se perceber que está atrasado num projeto, seja proativo e peça uma extensão do prazo antes do primeiro acabar.

3. Estar sempre agarrado ao trabalho

Muitas pessoas ficam iludidas ao pensar que trabalhar mais é impressionante e que tirar algum tempo de férias é sinal de fraqueza. Isto não podia estar mais longe da verdade. Se trabalhar em demasia, vai acabar extremamente esgotado.

O seu trabalho vai ser afetado em termos de qualidade e eficácia, e já não vai conseguir um equilíbrio saudável (e muito necessário) entre a sua vida pessoal e profissional.

Para obter os melhores resultados, torne o seu descanso uma prioridade. Reconheça o descanso pelo que é: uma oportunidade de recalibrar energias para que possa regressar no seu máximo.

4. Receio de criar contactos

O crescimento da sua carreira profissional tem como base as pessoas que conhece. Por isso, porque é que muitos profissionais deixam de trabalhar a sua rede de contactos?

A grande maioria dos profissionais desiste desta estratégia de networking após algum tempo no mercado de trabalho, com a ideia de que já não tem importância. Sem contactos e referências, existem menos pessoas a pensar em si quando uma oportunidade aparece. E eventualmente, essas oportunidades vão se tornar inexistentes.

Independentemente da longevidade da sua carreira, continue a utilizar esta estratégia e a manter uma relação profissional com os seus colegas, superiores e idealmente um mentor também. Nunca se sabe de onde a próxima oportunidade pode surgir.

5. Desistir da aprendizagem

Tal e qual como foi visto acima, quanto mais os profissionais avançam nas suas carreiras, muito mais preguiçosos se tornam em relação à aprendizagem de novas competências. Ou até mesmo ao reforço das atuais.

No entanto, é quando para de aprender que a sua carreira começa a estagnar. Isto pode torná-lo eventualmente num profissional irrelevante para a empresa.

Não perca a sua curiosidade. Continue a aprender sobre a sua área. Reveja os básicos da sua profissão e fique a par de novos desenvolvimentos. Oiça podcasts, leia livros e fique atento às notícias. Isto vai ajudá-lo a manter a sua mente ágil e facilita a adaptação a novas mudanças que sejam implementadas no seu setor.

6. Repetir os mesmos erros vezes sem conta

Até um certo ponto, os erros são inevitáveis. Poucas pessoas chegam a posições de liderança e sucesso sem qualquer erro ou falha (ou duas). Os erros não são necessariamente algo de mau…se aprender a lição.

Se não aprender com o seus erros, a sua vida profissional vai tornar-se num ciclo sem fim, sempre a repetir os mesmos erros.

Como pode quebrar esse ciclo vicioso? Aprenda com os seus erros. Se tem a capacidade de reconhecer um erro, aprenda com isso e evite-o no futuro. Tornar-se-à muito mais forte e firme a nível profissional.

 

Fonte: Entrepreneur

 

Saiba Mais:

Durante a sua carreira, já deve ter pensado no que fazer para ter sucesso, mas saber os erros a evitar para crescer profissionalmente também é importante.

Conheça estas dicas e aprenda a melhorar a sua ética profissional através destas competências, a fim de melhorar o seu desempenho e relações profissionais.

Quer demitir-se? Pedir a demissão é uma decisão de grande impacto, por isso conheça os aspetos que deve ter em consideração antes de se despedir.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

10 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Siga-nos

Artigo anterior Quanto tempo deve dedicar à procura de emprego?
Próximo artigo Estratégias para um Recrutamento Inclusivo e Diversificado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar