Procurar emprego durante a pandemia Covid-19Não deixe a situação atual impedi-lo de encontrar as melhores ofertas! Conheça as nossas dicas para procurar emprego durante a pandemia da Covid-19.

Ninguém pode negar o impacto negativo que esta pandemia veio trazer à economia. Inesperadamente, muitas pessoas acabaram demitidas e muitas empresas tiveram de reavaliar o regresso ao recrutamento.

Esta situação veio colocar os candidatos numa posição inquietante. Será a melhor altura para procurar emprego? O que é que tenho de fazer de diferente?

Neste artigo ajudamos a responder a estas questões e outras através das melhores dicas para procurar emprego durante a pandemia da Covid-19.

1. Aceite que as coisas mudaram

A forma como procurara emprego foi alvo de uma grande mudança. Os tipos de candidatos que as empresas procura, a forma como contratam, não só o seus processos de recrutamento como também as condições de trabalho sofreram alterações.

Portanto, é essencial aceitar as novas mudanças. Compreender que o pode ter funcionado para si no passado pode já não ser relevante para o atual mercado de trabalho.

2. Não pare de procurar

Continue a sua procura de emprego. Mesmo que as empresas da sua preferência não estejam a contratar ou tenham colocado um processo em espera, é importante continuar a procurar. A pandemia da Covid-19 é uma situação muito volátil, ou seja, as coisas tanto podem mudar de hoje para amanhã ou como de um ano para o outro.

Por isso, aproveite a oportunidade e visite no nosso portal Alerta Emprego, onde poderá encontrar centenas de ofertas para diversas regiões e diferentes funções.

3. Seja paciente

Este é um aspeto importante. Os processos podem levar mais tempo que o habitual, mesmo que já tenha tido um contacto inicial com o recrutador.

As circunstâncias remotas e outros obstáculos podem dificultar o funcionamento das empresas. E o recrutamento não é diferente.

Por isso, tenha paciência conforme as empresas se adaptam ao novo normal.

4. Aumente os tipos de emprego em que está interessado

Talvez o cargo que em que estava interessado antes da pandemia já não esteja disponível. Ou atualmente pode ser diferente do que era.

É importante considerar ampliar a categoria de empregos que pesquisa. Esteja aberto a diferentes funções às quais até pode estar bem adaptado.

Já penso que talvez valha a pena procurar empregos semelhantes numa indústria diferente? Seja mais flexível na sua procura de emprego. Principalmente durante a pandemia da Covid-19.

5. Não deixe de fora os trabalhos temporários

Há muitas empresas nos setores dos serviços, logística e saúde cujo objetivo passa por contratar no momento. Caso não consiga encontrar um trabalho permanente a tempo inteiro na sua área, não deixe de considerar um emprego temporário. Pelo menos enquanto continua a sua procura de emprego.

Esta abordagem é uma ótima forma de fazer ligações e manter um fluxo de rendimentos, para que não entre numa situação financeira mais arriscada.

6. Estimule a sua rede online

Ainda que as empresas não estejam a contratar, continua a ser importante comunicar a sua procura. Interaja com a sua rede de contactos e mostre que está à procura de emprego.

Uma rede de contactos (networking) é uma das melhores fontes para encontrar uma nova oportunidade profissional.

7. Prepare-se para entrevistas em vídeo

Nesta situação, as entrevistas em vídeo tornaram-se no novo normal. Dessa forma, é importante sentir-se à vontade em frente da câmara.

Tenha as ferramentas prontas com antecedência, como a conexão à internet, o microfone e a câmara de vídeo a funcionar e as colunas para ouvir o recrutador.

Se não tem uma grande experiência, então está na altura de começar a utilizá-las e a familiarizar-se com estas, a fim de se sentir confortável e natural, caso lhe seja pedido uma entrevista por este meio.

8. Atualize as suas competências

A verdade é que até as competências e características que as empresas procuram estão a mudar. Um dos aspetos que a Covid-19 tem revelado é a necessidade dos trabalhadores com competências tecnológicas.

Em simultâneo, também existe um destaque para a importância das empresas em terem colaboradores determinados. Além disso, estão mais interessados e procuram ativamente profissionais mais flexíveis, adaptáveis e com fortes capacidades de gestão da mudança.

Por isso, faça um esforço em destacar estas competências e características no seu currículo e candidatura.

9. Acompanhe o processo

Caso não tenha recebido notícias da empresa após se ter candidatado, não deixe de fazer o seguimento do processo.

Existem diversos fatores que influenciam o processo de recrutamento. O acompanhamento e re-comunicação do seu interesse vai ajudá-lo a manter-se no topo quando as empresas recomeçarem as contratações.

 

Fonte: Randstad

 

Saiba Mais:

Não deixe a situação atual impedi-lo de encontrar as melhores ofertas! Conheça as nossas dicas para procurar emprego durante a pandemia da Covid-19.

Está atualmente desempregado? Saiba neste artigo quanto tempo deve dedicar à sua procura de emprego a fim de obter os melhores resultados possíveis.

Está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado na sua procura de emprego? Então conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

Pretende destacar a sua candidatura dos restantes candidatos? Conheça as competências digitais que pode aprender e que vão destacar o seu perfil.

Existem diversas razões pelas quais não recebe uma resposta das empresas após enviar a sua candidatura. Aprenda a lidar da melhor forma com esta situação.

Conheça as técnicas que o vão ajudar a enfrentar o estigma do desemprego de forma a conseguir agarrar a oportunidade ideal.