As competências digitais que vão destacar o seu perfil

As competências digitais que vão destacar o seu perfilPretende destacar a sua candidatura dos restantes candidatos? Conheça as competências digitais que pode aprender e que vão destacar o seu perfil.

Nos dias de hoje é difícil destacar-se enquanto candidato, principalmente com a exigência constante por parte das empresas. Ainda assim, existem sempre caminhos que pode tomar a fim de conseguir um perfil mais competitivo e valioso para a empresa.

Navegar no mercado de trabalho durante a era digital pode ser desafiante com a rápida evolução das necessidades da empresa e do mercado. Contudo, os trabalhadores e candidatos podem expandir as suas oportunidades através da aquisição de novas competências digitais. Principalmente aquelas que estão no topo do mercado em pleno 2020.

Os requisitos de competências digitais aumentaram 4% desde 2015, segundo um estudo da Burning Glass Technologies. Este aumento provém da procura da empresa em melhorar a sua relação com os consumidores e as estratégias em geral. Assim sendo, conheça as competências digitais que pode aprender e que vão destacar o seu perfil.

1. Aprenda o que é Blockchain

Os candidatos podem sempre adquirir novas competências com base nas tecnologias que estão a surgir no mercado. Neste caso, Blockchain. Esta tecnologia está a tornar-se numa competência bastante requisitada por parte das empresas tendo em conta o pequeno número de profissionais no mercado que dominam esta ferramenta.

Blockchain foi criado há mais de uma década devido ao uso da criptomoeda, mas atualmente representa uma grande vantagem em diversas áreas. É agora utilizada para autorizar, armazenar e transferir com segurança dados e informações digitais pela internet.

Dominar esta competência pode abrir novas oportunidades de carreira em muitos setores que ainda estão a adaptar-se às vantagens desta tecnologia. Incluindo empresas de contabilidade, companhias de seguros, startups, entre outras.

Existem diversos cursos online sobre este tópico aos quais pode aceder e aprender. Plataformas como Coursera que abordam os primeiros passos.

Observação: Aproveite a oportunidade e fique a par destes cursos online gratuitos de Harvard, Skillshare e muito mais.

2. Search Engine Marketing (SEM)

Apesar das marcas procurarem potenciais colaboradores com sólidas competências na área das redes sociais, se realmente pretende destacar-se, SEM é uma das muitas principais estratégias nas quais as empresas confiam.

Search Engine Marketing aumenta a visibilidade geral do website da empresa através dos motores de pesquisa, como o Google.

Este ferramenta de marketing é, em grande parte, aliada com publicidade paga, a fim de atrair um bom tráfego proveniente do motor de pesquisa. A maioria das empresas estão a vender um produto ou um serviço, o que torna essencial adquirir força em diversas plataformas digitais.

Aprender e estudar Search Engine Marketing poderá ser apenas mais uma forma de destacar o seu perfil no mercado de trabalho.

3. Customer Relationship Management (CRM)

Num negócio, a mudança é imperativa. A gestão da relação com o cliente (CRM) tornou-se numa parte integral de qualquer negócio.

Com um sólido conhecimento sobre CRM, os candidatos podem candidatar-se a oportunidades na área financeira, bancária, de seguros, legal, e-commerce, marketing, de consultoria e gestão, entre muitas outras.

Ninguém tem de ser um génio de CRM, mas é necessário ter um conhecimento básico das suas características sobre a relação com o cliente. Tudo começa por identificar estratégias que sejam eficazes no setor ou empresa em que está inserido (ou pretende candidatar-se).

Enquanto colaborador pode criar uma nova base de dados de clientes e em simultâneo manter a atual ao aplicar algumas estratégias de CRM, tais como: cartões de fidelidade, comunicações de pós-venda.

4. Curating & Creating Content

Para muitos recrutadores, content creation curation tornaram-se numas das principais competências quando a empresa precisa de interagir com as necessidades do seu público e até aumentar essa interação.

Mas primeiro, a diferença entre estes dois conceitos:

  • Content Creation – é o processo de criar o seu próprio conteúdo do zero e partilhá-lo – através de ações de marketing – com o seu público-alvo
  • Content Curation – é o processo de agrupar informação já existente tal como blogs, publicações de redes sociais ou livros relevantes sobre o tópico em específico e partilhá-la com o seu público-alvo

Quer seja a preparação de publicações no blog, vídeos, conteúdo infográfico ou podcasts, a criação de conteúdo é uma competência essencial para destacar o seu perfil.

Como a nova contratação da empresa, é essencial compreender a importância de criar conteúdo e como o otimizar através de palavras-chave (keywords) e estratégias de marketing. Algumas das estratégias passam pela análise de dados, acompanhamento de resultados e a monitorização do feedback nas redes sociais.

5. Edição de Imagem e Vídeo

Na era digital, a edição de imagem e vídeo estão a tornar-se cada vez mais essenciais no mercado de trabalho, especialmente em jornalismo, publicidade e marketing. Estas competências tomaram o lugar da frente no que diz respeito ao conteúdo de redes sociais. E é isto que as empresas mais procuram nos candidatos a fim de aumentar a sua interação com a sua audiência.

Tal como referimos acima, pode obter ou aperfeiçoar estas competências através de ferramentas como cursos online ou plataformas como a Adobe.

A mensagem a retirar deste artigo

No que diz respeito à adaptação da força de trabalho à era digital, é crucial compreender as competências complexas que compõem este mundo. À medida que vai avançando na sua carreira profissional, o estudo destas competências podem servir como impulso para destacar o seu perfil.

 

Fonte: Work It Daily

 

Saiba Mais:

Pretende destacar a sua candidatura dos restantes candidatos? Conheça as competências digitais que pode aprender e que vão destacar o seu perfil.

Se tem o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos e competências, fique a par destas oportunidades e conheça estes cursos online gratuitos de Harvard, Skillshare e muito mais.

Para além de adquirir novas competências, trabalhar as que já detém também é essencial. “Saber ouvir” é daquelas típicas expressões que são repetidas inúmeras vezes. Aprenda como escutar é uma capacidade tão importante no mercado de trabalho quanto tantas outras.

Visite no nosso portal e conheça as oportunidades profissionais disponíveis para diversas funções, setores e regiões.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

10 Empresas a Recrutar em Portugal esta semana

Crie um CV profissional online

Siga-nos

Artigo anterior 3 dicas para destacar a sua candidatura online
Próximo artigo Conheça as novas medidas de proteção do trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar