“Saber ouvir” é daquelas típicas expressões que são repetidas inúmeras vezes, mas nunca levadas a sério o suficiente para realmente perceber o seu significado.
Existe uma diferença entre saber ouvir e saber escutar, onde a primeira é uma habilidade física e a segunda uma competência que é trabalhada.
Este termo é bastante utilizado no contexto de trabalho, onde um trabalhador, mais do que saber ouvir, tem de saber escutar, e é isto que permite o mesmo perceber o que foi dito.
Sendo assim, como é que saber escutar pode aumentar o seu desempenho no trabalho?
A capacidade para saber escutar ajuda o trabalhador a tornar-se mais produtivo. Permite-lhe:
- perceber melhor as suas tarefas e o que o seu superior realmente espera de si;
- construir um relacionamento com colegas de trabalho, chefes e clientes, uma vez que todos desejam ser percebidos;
- demonstrar o seu apoio pelos outros;
- trabalhar melhor com uma equipa;
- resolver problemas com clientes, colegas de trabalho e superiores;
- responder a perguntas;
- descobrir o verdadeiro significado do que os outros estão a dizer.
Como aprender a escutar?
Muitas pessoas não nascem com esta capacidade, mas isto não quer dizer que uma pessoa não pode adquirir esta capacidade. Saiba como através destes conselhos:
Manter contacto visual: durante uma conversa, quando olha para os olhos de alguém, não tem outro remédio se não prestar atenção. Deste modo, nunca lhe será perguntado se tomou atenção;
Não interrompa quem está a falar: guarde as suas perguntas e comentários para o fim;
Fique quieto: se estiver sempre a mexer-se vai passar a ideia de que está aborrecido;
Acene com a sua cabeça: este sinal indica que realmente está a tomar atenção à informação que lhe está a ser passada;
Esteja atento a sugestões não verbais: estar com atenção a tudo o que é dito é tão importante como àquilo que fica por dizer. Tome atenção às expressões faciais e à postura de quem está a falar para registar a essência da mensagem;
Repita as instruções e faça perguntas adequadas: no fim da conversa repita as instruções que lhe foram dadas de modo a confirmar que percebeu o que foi dito. Esta é também a altura ideal para colocar questões, caso tenha.
Barreiras
Ao seguir estes conselhos, deverá saber escutar melhor e o seu desempenho deverá melhorar em resultado disso. No entanto, existem algumas barreiras que podem dificultar esta aprendizagem:
- o seu próprio preconceito;
- dificuldade em perceber o que foi dito, devido ao sotaque de quem estava a falar;
- dificuldade em ouvir, devido a ruído de fundo;
- preocupação, medo, raiva;
- um curto período de atenção.
Sempre que estiver perante uma ou mais dificuldades, insista sempre em tentar ultrapassá-las. Não se deixe ficar na dúvida, peça para repetir, mude de área e tenha consciência dos seus preconceitos e não os deixe atrapalhá-lo.
Fonte: The Balance Careers
Grande ,apor grande Dica.