“Saber ouvir” é daquelas típicas expressões que são repetidas inúmeras vezes, mas nunca levadas a sério o suficiente para realmente perceber o seu significado.

Existe uma diferença entre saber ouvir e saber escutar, onde a primeira é uma habilidade física e a segunda uma competência que é trabalhada.

Este termo é bastante utilizado no contexto de trabalho, onde um trabalhador, mais do que saber ouvir, tem de saber escutar, e é isto que permite o mesmo perceber o que foi dito.

Sendo assim, como é que saber escutar pode aumentar o seu desempenho no trabalho?

A capacidade para saber escutar ajuda o trabalhador a tornar-se mais produtivo. Permite-lhe:

  • perceber melhor as suas tarefas e o que o seu superior realmente espera de si;
  • construir um relacionamento com colegas de trabalho, chefes e clientes, uma vez que todos desejam ser percebidos;
  • demonstrar o seu apoio pelos outros;
  • trabalhar melhor com uma equipa;
  • resolver problemas com clientes, colegas de trabalho e superiores;
  • responder a perguntas;
  • descobrir o verdadeiro significado do que os outros estão a dizer.

Como aprender a escutar?

Muitas pessoas não nascem com esta capacidade, mas isto não quer dizer que uma pessoa não pode adquirir esta capacidade. Saiba como através destes conselhos:

Manter contacto visual: durante uma conversa, quando olha para os olhos de alguém, não tem outro remédio se não prestar atenção. Deste modo, nunca lhe será perguntado se tomou atenção;

Não interrompa quem está a falar: guarde as suas perguntas e comentários para o fim;

Fique quieto: se estiver sempre a mexer-se vai passar a ideia de que está aborrecido;

Acene com a sua cabeça: este sinal indica que realmente está a tomar atenção à informação que lhe está a ser passada;

Esteja atento a sugestões não verbais: estar com atenção a tudo o que é dito é tão importante como àquilo que fica por dizer. Tome atenção às expressões faciais e à postura de quem está a falar para registar a essência da mensagem;

Repita as instruções e faça perguntas adequadas: no fim da conversa repita as instruções que lhe foram dadas de modo a confirmar que percebeu o que foi dito. Esta é também a altura ideal para colocar questões, caso tenha.

Barreiras

Ao seguir estes conselhos, deverá saber escutar melhor e o seu desempenho deverá melhorar em resultado disso. No entanto, existem algumas barreiras que podem dificultar esta aprendizagem:

  • o seu próprio preconceito;
  • dificuldade em perceber o que foi dito, devido ao sotaque de quem estava a falar;
  • dificuldade em ouvir, devido a ruído de fundo;
  • preocupação, medo, raiva;
  • um curto período de atenção.

Sempre que estiver perante uma ou mais dificuldades, insista sempre em tentar ultrapassá-las. Não se deixe ficar na dúvida, peça para repetir, mude de área e tenha consciência dos seus preconceitos e não os deixe atrapalhá-lo.

 

Fonte: The Balance Careers