Conheça cursos online gratuitosMuito tempo livre e pouco para fazer? Então fique a par destas oportunidades e conheça estes cursos online gratuitos de Harvard, Skillshare e muito mais.

Desde cursos mais teóricos a cursos mais práticos, existe uma grande variedade que pode encontrar na internet. Uma boa resposta a este período de isolamento – ainda que o estado de emergência já tenha terminado.

Portanto, aproveite a oportunidade e conheça neste artigo alguns cursos online gratuitos que pode realizar como passatempo e em simultâneo adquirir novas competências e conhecimentos.

1. Harvard

Esta plataforma disponibiliza atualmente 196 cursos para diferentes áreas. Pode encontrar cursos para Arte e Design, Negócios, Medicina, Humanidades, Programação, Ciências e muito mais.

De acordo com as tendências atuais, os cursos mais realizados são:

2. Pixar in a box

Já sonhou em ver como os artistas da Pixar trabalham? Ou como são capazes de fazer animações dignas de um filme? Então conheça esta fantástica oportunidade.

Ainda que não possamos garantir que estas aulas online sejam suficientes para isso, poderá ainda aprender a fazer as bolas saltar, construir uma multidão de robôs ou colocar fogo-de-artifício virtual a explodir.

Tem a possibilidade de escolher diversas áreas como luzes, storytelling, efeitos, cores entre outras. No interior de cada curso/aula, existe uma variedade de tutorias que lhe ensina estas temáticas e que coloca os seus conhecimentos à prova.

Este curso é o resultado de uma parceria entre a Pixar Animation Studios e a Khan Academy, e é ainda patrocinado pela Disney.

3. Speak

Este é um projeto que tem o objetivo de integrar imigrantes nas cidades através do ensino de línguas. Passou as suas aulas para a Internet e abriu as portas a todos os interessados – de forma gratuita.

A sua inscrição é feita através da página do Speak, onde os interessados serão integrados num grupo. Estas aulas serão de uma hora e meia e acontecem todos os dias, de segunda a sexta e durante dez dias. Todas as segundas-feiras há novos grupos a abrir, até ao fim de Maio.

4. Nikon

Em tempos imprevisíveis, a Nikon pretende manter os criativos inspirados e motivados. Deste modo, disponibilizou os cursos de fotografia – que até ao momento eram pagos – de forma gratuita para todos os interessados em aceder.

Estes tutorias ensinam a criar conteúdos de vídeo, a utilizar corretamente uma Nikon, a fotografar retratos ou até mesmo os fundamentos de fotografia. Basta escolher o tema e registar-se no site.

5. Coursera

Os cursos online desta empresa americana não são recentes, mas continuam disponíveis gratuitamente para quem está interessando.

Basta aceder ao site e encontrará cursos criados por universidades e empresas de renome para diversas áreas, desde as artes, negócios, ciências da computação e matemática ao desenvolvimento pessoal e muito mais.

Além disso, a empresa permite também a obtenção de uma certificação.

6. Faber-Castell

Numa vertente mais artística, a Faber-Castell, empresa alemã de material de escritório, disponibiliza no seu site diversos tutorias de arte gratuitos.

Do desenho realista à aprendizagem de diversos tipos de lettering ou criação de uma agenda personalizada, há cursos para todos os gostos e níveis de competências.

7. SkillShare

“Explore a sua criatividade”: é o que se lê na página principal da plataforma. Uma empresa bastante direcionada para uma área mais criativa – mas com conteúdos para diversas áreas – o Skillshare apresenta cursos para explorar e aprender.

Desde fotografia, ilustração de vetores, retratos a cerâmica, design de logo e muito mais, o Skillshare garante um conteúdo vasto em forma de conhecimento e aprendizagem.

8. Alison

Alison é uma plataforma que dispõe de uma variedade de cursos online gratuitos dos melhores editores do mundo.

A plataforma tem cursos para diversas categorias como: IT, Línguas, Ciências, Saúde, Humanidades, Negócios, Matemática, Marketing e Estilos de Vida.

De momento, os cursos com mais adesão são:

 

Fonte: Público

 

Saiba Mais

Agora que teve a oportunidade de conhecer estes cursos online gratuitos, inscreva-se e explore o seu tempo livre de forma diferente, entusiasmante – e gratuita.

Está de momento em regime de tele-trabalho? Então conheça as dicas que vão ajudá-lo durante o seu dia-a-dia.

Além disso, certifique-se que está a par de todos os seus direitos e deveres – assim como os da empresa em que trabalha – enquanto exercer as suas funções neste regime.

Conheça também as nossas dicas para se manter organizado e para gerir o seu tempo da forma mais eficiente.

Se por outro lado está à procura de emprego, conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, no Alerta Emprego pode pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.