Entrevistas de Emprego: as melhores dicas para ser bem-sucedido

As melhores dicas de entrevistas de emprego para ser bem-sucedido podem variar em técnica, mas todas existem para destacar o melhor de si.

A melhor forma de acalmar os seus nervos e arrasar na próxima entrevista é ao entrar na sala 100% preparado. Conheça as melhores dicas de entrevistas de emprego para ser bem-sucedido na próxima fase do recrutamento.

As melhores dicas de entrevistas de emprego para ser bem-sucedido

1. Faça a sua pesquisa

Aprender o máximo possível sobre os serviços da empresa, os seus produtos, clientes e competição vai permitir-lhe uma vantagem na abordagem das necessidades do empregador.

Pesquise além do website da empresa, observe a sua presença nas redes sociais e procure por informação que pode utilizar como tema de conversa durante a entrevista de emprego.

2. Vista-se de forma apropriada

Inesperadamente, conselhos sobre o seu vestuário para uma ocasião destas é o que não falta. Principalmente, sobre o que não vestir.

“A não ser que esteja numa indústria mais criativa, o recrutador quer observar se é capaz de se vestir de forma profissional”

– Karen Tucker, Especialista de Entrevistas de Emprego.

Desde que esteja apresentável para a entrevista, o recrutador estará mais focado no que tem para dizer.

Ainda assim, existem alguns candidatos que cometem o erro de vestir algo capaz de distrair. Exagerar no perfume, colocar demasiada maquilhagem, entre outros aspetos, são coisas que deve evitar a todo o custo.

3. Não apareça de mãos vazias

Parte de chegar totalmente preparado implica trazer consigo o necessário para deixar uma boa impressão. Certifique-se que traz os seguintes materiais para a entrevista de emprego:

  • Cópias do seu currículo – pode encontrar-se com mais colaboradores do que esperava, por isso, trazer mais do que apenas uma cópia pode ajudar em termos de logística
  • Cartões de negócios – apresentar um cartão com os seus contactos pode ajudar a estabelecer uma imagem profissional
  • Portefólio/Comprovativo do seu trabalho – isto é obrigatório em áreas criativas como jornalismo, design gráfico, arquitetura, moda ou marketing
  • Referências – caso a entrevista esteja a correr bem, o recrutador pode pedir-lhe referências durante o decorrer da entrevista
  • Caneta e bloco de notas – tirar notas mostra que está a tomar atenção às informações que o recrutador lhe está a passar
  • Cartão de cidadão – pode ser necessário identificar-se/confirmar a sua identidade à entrada do edifício

4. Chegue mais cedo

A última coisa que fazer é chegar tarde (ou nem aparecer de todo), por isso mais vale chegar ao local da entrevista uns 15 minutos mais cedo. Além disso, ter um tempo extra significa que pode ir à casa-de-banho para dar uns retoques ou acalmar os nervos.

5. Demonstre entusiasmo

O recrutador quer ver que é um candidato apaixonado sobre o seu setor e o cargo para o qual se está a candidatar. Dessa forma, traga mais energia para a sala da entrevista.

“Um aperto de mão firme e o contacto visual com o recrutador podem demonstrar confiança”

– Carol Martin, Especialista de Entrevistas de Emprego.

Tente também demonstrar confiança através do seu discurso e pela forma como fala, mesmo que se sinta nervoso.

6. Oiça atentamente

Aprender a ouvir de forma ativa é um fator de grande impacto, principalmente na imagem que está a passar ao recrutador.

Para o fazer deve deixar o recrutador falar sem o interromper e  manter o contacto visual com o mesmo. E deixe o telemóvel no silêncio, sem exceções.

7. Mostre exemplos concreto

“O objetivo da entrevista de emprego é a avaliação as suas competências, por parte do recrutador”

– Karen Tucker, Especialista de Entrevistas de Emprego.

Ao apresentar exemplos concretos que comprovem as suas competências está a provar o seu valor. Por isso, mencione aqueles que destacam conquistas quantificáveis:

“Eu sou uma pessoa muito motivada. De facto, recentemente o nosso sistema orçamental não foi aprovado nos relatórios que precisávamos. Assim sendo, tomei a iniciativa de fazer uma pesquisa que me permitiu encontrar um alternativa 25% mais barata e que poderia ser implementada em seis semanas”. 

Objetivo: comprovar as suas competências!

8. Coloque questões

Os recrutadores geralmente concluem a entrevista ao perguntar ao candidato se tem alguma questão. Apesar de se sentir tentado em saltar esta fase e dar a entrevista como terminada, deve aproveitar esta oportunidade ao máximo. Veja as nossas recomendações:

  • Porque razão estão a recrutar para este cargo?
  • O que espera que eu alcance neste cargo nos primeiros 90 dias?
  • Existem oportunidades para ações de formação no futuro?
  • O que mais gostam sobre trabalhar neste ambiente?
  • Como é medido o desempenho neste cargo?

9. Termine a entrevista de forma bem-sucedida

Nesta fase de conclusão, jamais se deve esquecer de questionar o recrutador sobre os próximos passos a dar.

Se têm uma previsão sobre o tempo que levarão a responder, se é necessário realizar mais algum passo no processo.

10. Arrase com o follow-up

Enviar um email de agradecimento é uma parte crítica no processo de recrutamento, e ainda assim é um passo que muitos candidatos ignoram constantemente. O objetivo do follow-up é manter a sua imagem na mente do recrutador e voltar a mostrar o seu interesse no cargo.

“Olá, Cristina,

Estou a enviar este email para mostrar que ainda estou bastante interessado neste cargo. Se precisar de alguma informação adicional, como cartas de recomendação, estarei ao seu dispor.”

Fonte: Monster

 

Saiba Mais:

As melhores dicas de entrevistas de emprego para ser bem-sucedido podem variar em técnica, mas todas existem para destacar o melhor de si.

Como as entrevistas de emprego são uma fase de grande stress, reunimos os quatro passos a tomar para aumentar a sua confiança. Conheça-os neste artigo.

Ter as respostas certas não é a única forma de ser bem-sucedido nas entrevistas de emprego. Na verdade, a comunicação não verbal é tão ou mais importante. Aprenda a utilizar esta forma de comunicação como vantagem.

As entrevistas em vídeo estão a tornar-se numa prática cada vez mais comum, especialmente devido à atual situação em que vivemos. Saiba como se preparar para uma entrevista em vídeo de forma a arrasar e a conquistar o recrutador.

Está atualmente à procura de emprego? Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.

10 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Siga-nos

Artigo anterior Espaços de trabalho: o que muda no pós-Covid
Próximo artigo Jovens Profissionais: dicas para se destacarem no mercado de trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar