Neste artigo dirigido a Jovens Profissionais, apresentamos as dicas para se destacarem no mercado de trabalho. Enquadra-se no perfil? Então conheças-a e coloque-as em prática.

Estes profissionais trazem uma nova energia e perspetiva que se torna numa mais valia para as empresas, ainda que muitos não apresentem experiência profissional.

Num mercado de trabalho tão saturado como o atual, torna-se cada vez mais difícil os profissionais destacarem-se entre si, sem falar dos jovens profissionais.

Assim sendo, partilhamos aqui as dicas necessárias para que estes novos profissionais se destaquem no mercado de trabalho.

1. Solicite entrevistas informacionais

A forma mais estratégica que os jovens profissionais têm para se destacar num mercado de trabalho saturado é ao solicitar entrevistas informacionais com empresas do seu interesse.

Nota: faça-o antes de colocarem oportunidades de emprego online.

A verdade é que mais facilmente conseguirá uma entrevista deste género ao utilizar a estratégia do: “Sou um recém-licenciado em…”.

Durante esta entrevista, certifique-se que coloca questões que demonstram que compreende a essência da empresa e a sua cultura. Além disso, mostre de que forma poderia ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos. Isto vai ajudá-lo a ter uma conexão interna quando uma oportunidade surgir.

2. Posicione-se como líder

Os jovens profissionais podem construir esta imagem de líder ao criar um blog ou uma imagem social rica em conteúdo.

Interaja com outros líderes do setor ao citar o seus projetos e até através de pequenas entrevistas com os mesmos. Enquanto constrói essa relação, mostre-se disponível e questione-o de que forma o poderia ajudar.

E assim que fosse questionado com a mesma pergunta, não tenha receio de mostrar com quem gostaria de trabalhar e os seus objetivos profissionais.

3. Melhore os seus pontos fortes

Quando estiver na altura de se candidatar a uma oferta, dedique o seu tempo a melhorar dois ou três dos seus pontos fortes e tente relacioná-los com as principais responsabilidades referidas no anúncio de emprego.

Caso a sua candidatura tenha sido selecionada pelo Software de Recrutamento e consiga uma entrevista com um recrutador, tente focar a atenção do mesmo nos seus pontos fortes.

Mostre ao recrutador como os mesmos podem ser a resposta para os objetivos que pretendem alcançar.

4. Mostre que aposta na aprendizagem

Principalmente, deve mostrar que está em constante aprendizagem. Em qualquer currículo, carta de apresentação e entrevistas deve sempre mostrar o seu compromisso em absorver novas informações rapidamente.

É essencial mostrar o desejo em crescer enquanto jovem profissional, e que no futuro é capaz de citar exemplos onde o seu desempenho brilhou.

Lembre-se de utilizar a técnica da Experiência+Aprendizagem=Crescimento durante a entrevista. Acredite que vai impressionar o recrutador com este pensamento crítico, principalmente numa fase tão inicial da sua carreira.

 

É possível enquanto jovem profissional destacar-se num mercado tão saturado como o de hoje em dia? Sim! Se é recém-licenciado ou considerado jovem no setor em que se insere, coloque estas dicas em prática a fim de conseguir a oportunidade desejada.

 

Fonte: Work It Daily

 

Saiba Mais:

Neste artigo dirigido a Jovens Profissionais, apresentamos as dicas para se destacarem no mercado de trabalho. Enquadra-se no perfil? Então conheças-a e coloque-as em prática.

Uma vez terminada a faculdade, muitos começam a sua procura pelo emprego pretendido e numa empresa de renome. Apesar de desafiante, não é impossível. Por isso, conheça estes conselhos para encontrar emprego após a licenciatura.

Cada vez mais, a licenciatura tem-se tornando num requisito mínimo obrigatório para determinados empregos. Dessa forma, conheça estas dicas de modo a aumentar as suas probabilidades em obter um emprego mais rápido após a licenciatura.

Os jovens que começaram agora o seu primeiro trabalho têm à sua frente uma grande oportunidade, bem como alguns desafios. Tome conhecimento dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas quando começam a trabalhar e certifique-se que os evita ao máximo.

De acordo com o Infocursos 2020, existem universidades públicas e privadas que oferecem licenciaturas e mestrados integrados com emprego garantido. Ficou curioso? Então conheça essas licenciaturas e mestrados.

Encontra-se de momento à procurar de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.