Uma vez terminada a faculdade, muitos começam a sua procura pelo emprego pretendido e numa empresa de renome. Alguns até integram estágios de verão de modo a ganhar experiência e destacarem-se dos outros. Por outro lado, existem aqueles estudantes que começam este processo meses antes de terminarem os estudos.

Uma coisa é certa, a participação em determinadas atividades como feiras de emprego realizadas no interior da faculdade, expandir a sua rede de contactos em plataformas como o Linkedin podem potenciar algumas oportunidades interessantes.

A realidade da procura de emprego

A verdade é que todos os anos recém-licenciados enchem o mercado de trabalho. Com ou sem experiência, todos pretendem o emprego ideal para o qual estiveram a estudar estes anos.

Isto obriga os recrutadores a filtrar centenas de currículos, para apenas terem de selecionar os que melhor correspondem às expetativas da empresa.

Deste modo é necessário os recém-licenciados estarem conscientes que poderá não ser tão fácil encontrarem emprego e especialmente difícil se estiverem com um cargo específico em mente. Apostar no destaque é sempre o melhor conselho, principalmente com a quantidade absurda de currículos que vão parar às mãos dos recrutadores.

Desenvolver um currículo e carta de apresentação profissional

Faça do seu objetivo pessoal e profissional escrever um currículo que consiga ficar no top 5 ou 10 de candidatos. Assegure-se que tanto o seu currículo como carta de apresentação não contêm erros gramaticais e outras falhas. Apenas basta um erro para afastarem o seu currículo.

Encontre formas de se diferenciar dos restantes candidatos. Adapte o mesmo para uma determinada vaga que lhe interessa, de modo a refletir as suas capacidades e competências e experiência (estágios, atividades de voluntariado e outras).

Pesquisar tendências de mercado

Encontrar emprego numa área específica ou setor pode tornar-se cíclico, deste modo faça uma pesquisa das empresas que estão a recrutar atualmente na sua área. Muitas tendências apenas estão presentes em determinadas áreas ou setores devido à saturação do atual mercado de trabalho.

Por exemplo, desde a alguns anos para cá, tem-se registado um aumento abundante de professores e enfermeiros. Assim que estes setores ficam saturados, acaba por se tornar difícil encontrar emprego até esta tendência se inverter. Ou seja, a saturação do mercado em determinados setores é algo que os recém-licenciados devem ter em conta quando começam a procurar emprego.

Manter uma atitude pró-ativa

Algo muito comum nos recém-licenciados é a perda de motivação, principalmente quando não conseguem o emprego dos seus sonhos no momento.

Isto acaba, muitas vezes, por fazer com que o recém-licenciado deixe de procurar e perca a esperança e motivação.

Isto é um erro muito comum que deve ser evitado. Por muito difícil que seja, é a sua responsabilidade manter uma postura positiva e pró-ativa, e só tem a perder se deixar de procurar emprego, uma vez que pode nem dar conta de determinadas ofertas que lhe podem interessar.

Nunca se esqueça, num dia pode não encontrar nada e no seguinte obter várias oportunidades interessantes.

Resumindo:

  • Escreva um currículo e carta de apresentação que chegue ao top 5 ou 10
  • Esteja em contacto com os seus conhecidos, pode vir a descobrir aquelas ofertas de emprego que não são anunciadas
  • Mantenha-se informado sobre as atuais tendências do mercado de trabalho
  • Mantenha uma atitude pró-ativa durante a procura de emprego

 

Fonte: The Balance Careers