como se preparar para uma entrevista em vídeoAprenda neste artigo a melhor forma de se preparar para uma entrevista em vídeo de forma a arrasar e a conquistar o recrutador.

As entrevistas em vídeo estão a tornar-se numa prática cada vez mais comum, especialmente devido à atual situação em que vivemos. Apesar de não ser nada de novo, ainda é uma técnica longe de dominada por qualquer candidato.

Siga as próximas dicas para conhecer a melhor forma de se preparar para uma entrevista em vídeo, a fim de ser bem-sucedido.

1. Prepare o seu ambiente

Escolha um espaço que possa controlar facilmente. Se estiver dentro das suas possibilidades, opte por realizá-la em casa, mas numa divisão sossegada e com uma boa ligação à internet. Evite participar numa entrevista em vídeo num café ou num centro comercial.

“Pense também no que está à sua volta durante o período da entrevista.”

– Amy Gardner, Especialista no Desenvolvimento de Carreira.

Evite a todo o custo divisões ou espaços com barulho de fundo (sendo a sua casa o melhor local para a realização da entrevista). Teste também o seu equipamento, não só o computador e a plataforma para a entrevista como também a ligação à internet.

Iluminação

Em relação à iluminação, a luz natural de uma janela é a ideal. Luzes fluorescentes podem prejudicar a imagem.

Além disso, estar de frente para a fonte de iluminação é muito melhor do que posicioná-la atrás de si (o que acaba por criar sombra). Se tiver óculos tenha atenção ao reflexo.

Câmara

Posicione o seu computador de forma a câmara ficar perto do nível do seu olhar. Se tiver de utilizar o seu telemóvel, coloque-o sobre uma pilha de livros. Pelo menos assim não tem de se preocupar com a instabilidade da sua mão.

Tem mais do que um ecrã? Coloque aquele com a câmara à sua frente para que não esteja sempre a virar o seu corpo ou a desviar a atenção do recrutador.

Dica: coloque a aba onde a imagem do recrutador está a ser projetada o mais perto da câmara possível, a fim de o ajudar a manter o contacto visual com o mesmo.

O que deve estar ao seu alcance

Remova tudo o que é distrações da sua secretária, e apenas tenha perto de si o que teria caso estivesse numa entrevista de emprego em pessoa. Neste caso, um copo de água, uma cópia do seu currículo e um bloco de notas. E o telemóvel longe de si (e no silêncio).

2. Prepare a sua abordagem

Se for possível, pratique com antecedência a entrevista com um amigo ou familiar:

  • Teste o seu áudio, vídeo e a ligação à internet do software que vai utilizar para a entrevista em vídeo
  • Certifique-se que a pessoa do outro lado o consegue ouvir sem problemas
  • Peça ao seu amigo ou familiar que lhe diga se os seus gestos ou linguagem corporal são adequados para a entrevista

Vista-se de forma profissional (incluindo as calças e calçado). Vai ajudar a sentir-se mais confiante e bem preparado para a entrevista. E não utilize acessórios que causem qualquer tipo de distração (visual ou sonora).

3. Prepare o enquadramento

Enquadre a sua foto o mais próximo de uma entrevista em pessoa. Ou seja, não fique demasiado perto da câmara nem demasiado distante.

  • Uma boa dica que pode seguir é deixar entre 10% a 20% do ecrã acima da sua cabeça livre. Não se preocupe que não se torna pequeno, mas pelo menos também não vai cortar metade da sua cabeça se mudar de posição
  • Opte por um fundo sem qualquer tipo de distrações. Não precisa de mostrar no fundo os seus utensílios de cozinha ou pinturas artísticas. Lembre-se que o objetivo é o recrutador focar a sua atenção em si
  • Utilizar fones pode ajudar a prevenir possíveis ecos, para além disso, tem um microfone perto de si. Apenas certifique-se que o mesmo não está a arrastar-se na sua roupa ou entrelaçado com algum colar
  • Nunca se esqueça, a sua linguagem corporal é de grande importância. Tente não se aproximar demasiado da câmara, vai tornar-se gigante no ecrã do recrutador. Em vez disso, sente-se se forma direita, sorria e acene de forma a mostrar que está atento à entrevista.

 

Fonte: Muse

 

Saiba Mais:

Já passou pela experiência de uma entrevista em vídeo? Caso já tenha ou não, conheça a melhor forma de se preparar e arrasar nesta fase do recrutamento.

Vai realizar uma entrevista de emprego por Skype? Então fique a par das nossas dicas para que seja bem-sucedido.

Ter as respostas certas não é a única forma de ser bem-sucedido nas entrevistas de emprego. Na verdade, a comunicação não verbal é tão ou mais importante. Aprenda a dominar a comunicação não verbal.

Como as entrevistas de emprego são uma fase de grande stress, reunimos os quatro passos a tomar para aumentar a sua confiança. Conheça-os neste artigo.

Está atualmente à procura de emprego? Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.